Carro sobe a temperatura quando ligo o AR CONDICIONADO.

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
ricardoximenis
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 214
Registrado em: 01 Out 2014, 13:08
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Carro sobe a temperatura quando ligo o AR CONDICIONADO.

Mensagem não lida por ricardoximenis »

tyo escreveu: 08 Jan 2018, 17:15 O gás em excesso também pode fazer o condensador esquentar como o Carlos disse precisa resolver o problema da ventoinha errada antes de tudo e creio que você errou o.nome do gás que o cara colocou ppis não existe a 137 creio que seja o R-134a
Já estou fazendo a correção da ventoinha e vou aplicar a ventoinha extra como esta no tópico do Diego Paiva, e sim você esta correto errei o nome do gás do AR é este R-134a
Atual: Monza Classic SE Automático 1990 - Gasolina - Manual e Nota fiscal de Compra - Lacrado
Ex Monza Classic SE Automático 1992 - Gasolina - Lacrado
Ex Monza Classic SE 1987 - Etanol
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Carro sobe a temperatura quando ligo o AR CONDICIONADO.

Mensagem não lida por tyo »

Eu também instalei essa ventoinha auxiliar ela entra em ação quando a segunda velocidade da original entra em ação e eu trocaria esse gás pelo correto para evitar problemas com o compressor o óleo correto é o MO49 ou o MP39 que substituem o R-12
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
JGiovanniL
Mensagens: 7
Registrado em: 20 Fev 2018, 08:36
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Carro sobe a temperatura quando ligo o AR CONDICIONADO.

Mensagem não lida por JGiovanniL »

Adquiri ontem um 500 EF ano 90 que também está com esse sintoma de aquecer quando se usa o A/C.

Só andei com o carro uns 40km entre o CRVA da cidade onde desenrolei os papéis até o meu funileiro/lanterneiro de confiança para já deixar ele trabalhando pra corrigir uns detalhes de pintura.

Mas, nesse trajeto, sempre que eu começava a suar, ligava o ar no máximo (floco de neve todo pintado) e quando eu me refrescava, o ponteiro da temp. já estava marcando 2h (imaginem o relógio de parede, sendo o ponteiro a faixa entre 12 e 6h).

Liguei e desliguei o A/C umas 4 vezes até chegar em casa com medo de encostar na marcação vermelha.

Pretendo pegar ele no funileiro 3a que vem e no fim de semana já drenar o fluido, lavar as galerias e botar fluido novo.
Monza Classic 500 E.F. Bordô 1990 2.0 MPFi Gasolina
vdfritz
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 10
Registrado em: 23 Abr 2015, 23:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Carro sobe a temperatura quando ligo o AR CONDICIONADO.

Mensagem não lida por vdfritz »

meu tubarão 94 ta com esse problema também
eu já tinha colocado uma ventoinha extra pro ar condicionado lá na frente do carro, acionada por um botão que botei no painel, pra ajudar a gelar em engarrafamento
não sei exatamente quando começou pq to sempre fazendo alguma coisinha no carro, mas sei que agora tenho um painel que acho que era de um monza a gasolina, pois o meu não tinha conta giros, o monza a alcool trabalha mais quente que o a gasolina? se sim, o painel pode marcar a temperatura errada? por exemplo mostrar acima do meio mas na verdade o carro estar bem com isso pq era pra ser mais quente mesmo

cheguei a instalar uma terceira ventoinha do lado da ventoinha principal do motor (que nem aciona primeiro estágio mais sei lá pq, gambiarras da vida, liga direto no segundo quando liga o ar, nao tem primeiro)

mesmo com as duas ventoinhas extras ligadas o ponteiro da temperatura bate lá no teto do marcador, no máximo mesmo, no tracinho do máximo, desligo o ar, passo um calor desgraçado e a temperatura desce rápido até (rio de janeiro no verão ta quente rs)

alguma ideia?

itens que fui trocando ao longo do tempo por defeito mesmo, não foi pra solucionar isso
válvula termostática nova, bomba d'água nova, radiador novo, mangueiras novas

precisei trocar a carcaça do ar condicionado também, quando comprei o carro ele não funcionava, mas faz ruído pra caramba ele, não sei explicar como é esse ruído, e já tava querendo trocar aquela garrafa que é original ainda e nunca saiu dali, ouvi dizer que acumula água dentro
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Carro sobe a temperatura quando ligo o AR CONDICIONADO.

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

A temperatura do motor sempre sobe um pouco mais quando se liga o ar condicionado, mas não exageradamente. Eu não tenho parâmetros, mas acredito que seja em torno de uns 5 graus a mais. Digo isso por que no Vectra acontece isso. Na estrada com o ar condicionado desligado a temperatura fica abaixo de 80 graus no marcador, mas quando o ar é ligado a temperatura sobe para uns 85 graus no marcador. Mas na cidade no engarrafamento, a temperatura vai para cerca de 95 graus, mas não sobe mais que isso no marcador do painel, quer o ar seja ligado ou não, por que a ventoinha principal vai para a segunda velocidade.
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
ricardoximenis
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 214
Registrado em: 01 Out 2014, 13:08
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Carro sobe a temperatura quando ligo o AR CONDICIONADO.

Mensagem não lida por ricardoximenis »

Blz amigos, hoje consegui comprar a ventoinha de 5 pás a correta pro monza com ar, encontrei uma original de um monza gls 1996, a diferença não é só na quantidade de pás, o tamanhos delas é muito diferente também sendo a de 5 pás muito maior conforme a foto em anexo, agora faz todo sentido que a de 4 pás não de conta do recado rs.
Porem como tinha sido feito uma adaptação com a de 4 pás só tem dois fios, e não sei onde ligo a resistência, alguém tem o esquema de ligação delas ?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Atual: Monza Classic SE Automático 1990 - Gasolina - Manual e Nota fiscal de Compra - Lacrado
Ex Monza Classic SE Automático 1992 - Gasolina - Lacrado
Ex Monza Classic SE 1987 - Etanol
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Carro sobe a temperatura quando ligo o AR CONDICIONADO.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Já tínhamos comentado essas diferenças de ventoinha (Defletor, motor e hélice) entre os modelos com e sem A/C.

A resistência vai ligada no relê da 1ª velocidade. Sem a resistência, relê da 2ª velocidade. Ou seja. 1ª velocidade usa a resistência para dar queda de corrente e o motor gira mais lento. 2ª velocidade o motor gira sem a resistência e o motor gira feito louco, rs! É um escândalo... Parece uma Kombi diesel, kkkk!
Vale lembrar que o radiador também tem aplicação diferente entre modelos com e sem A/C, coxim de motor...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
ricardoximenis
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 214
Registrado em: 01 Out 2014, 13:08
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Carro sobe a temperatura quando ligo o AR CONDICIONADO.

Mensagem não lida por ricardoximenis »

Carlos A. Freire escreveu: 20 Mar 2018, 18:06 Já tínhamos comentado essas diferenças de ventoinha (Defletor, motor e hélice) entre os modelos com e sem A/C.

A resistência vai ligada no relê da 1ª velocidade. Sem a resistência, relê da 2ª velocidade. Ou seja. 1ª velocidade usa a resistência para dar queda de corrente e o motor gira mais lento. 2ª velocidade o motor gira sem a resistência e o motor gira feito louco, rs! É um escândalo... Parece uma Kombi diesel, kkkk!
Vale lembrar que o radiador também tem aplicação diferente entre modelos com e sem A/C, coxim de motor...

Abs,

Carlos Freire
Tipo liguei igual tava com a de 4 pás ou seja ele vai ficar sempre no 2º estagio ? já que ta direto sem passar na resistência ?

Obrigado Carlos Freire e é verdade o barulho é outro motor trabalhando
Atual: Monza Classic SE Automático 1990 - Gasolina - Manual e Nota fiscal de Compra - Lacrado
Ex Monza Classic SE Automático 1992 - Gasolina - Lacrado
Ex Monza Classic SE 1987 - Etanol
Responder