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ventoinha não arma!

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.

ventoinha não arma!

Mensagempor gilberto c r » 18 Dez 2010, 17:26

ola amigos...
ontém andando com o mozão na cidade,percebi que a ventoinha não esta armando
o ponteiro quase colou em cima e nada :(
o que pode ser?
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Re: ventoinha não arma!

Mensagempor waldir » 18 Dez 2010, 17:57

Gilberto,

1- Pode ser fuzível L5 30A verde

2- pode ser os relée

3- pode ser o sensor de temperatura junto à VT

4- pode ser o fio do conector do sensor

Obs: Tenha sempre no porta-malas 1/2 ou 1 metro de fio. Nesses apertos pode-se ligar direto a ventoinha
Borne positivo da bateria ao condensador cerâmico junto à ventoinha até chegar em lugar seguro (posto de combustíveis, residência) e verificar fusíveis e ou
trocar com o relé da buzina ...52288733 que é comum ao ventilador do radiador.
Editado pela última vez por waldir em 19 Dez 2010, 14:08, em um total de 1 vez.
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Re: ventoinha não arma!

Mensagempor Carlos A. Freire » 18 Dez 2010, 20:11

E também o comutador de partida, UCE e ventoinha. Deve fazer avaliação do problema e verificar o que está faltando para ventoinha acionar.

Abs,

Carlos Freire
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Re: ventoinha não arma!

Mensagempor gilberto c r » 19 Dez 2010, 10:25

bom,verifiquei os fusiveis um por um e tudo ok,
testei a ventoinha ligando a mesma direto na bateria e ok,
deixei o motor funcionando até o ponteiro subir acima do meio,então desliguei o conector junto a VT e a ventoinha armou,sera que pode ser uma pista do poblema??? :smt017
des de ja agradeço pela força dos amigos! :smt023
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Re: ventoinha não arma!

Mensagempor waldir » 19 Dez 2010, 10:56

Gilberto,

tirar o conector não é pista não.
Toda vez que o motor estiver funcionando e tirar o conector a ventoinha é acionada.

Tem liquido refrigerante suficiente no reservatório de expansão?

Fazer sangria, pode ser bolha de ar no pé do sensor. Ligue o motor, tire o conector e a ventoinha vai ser acionada.
Com a chave apropriada desaperte o sensor e vá afrouxando-o até vazar liquido... CUIDADO PARA NÃO QUEIMAR O DEDO E OU COM JATO D'ÁGUA ESPIRRADO,
complete o nivel no reservatório, feche a tampa e conecte o sensor, e observe se está ligando a ventoinha.

Verificando a temperatura do liquido refrigerante: ligue o motor e deixe aquecer até passar do meio da escala no painel (ponto em que deveria ligar a ventoinha)
Desligue o motor e meça a resistência do sensor e compare com a tabela do diagrama abaixo.

Com isso é possível verificar se o sensor está funcionando corretamente, pq a temperatura para ligar a ventoinha é de 100ºC +/- 2% e desliga com 90ºC
isto acompanha mais ou menos a abertura da VT que vai de 92º a 107ºC

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Editado pela última vez por waldir em 19 Dez 2010, 11:22, em um total de 1 vez.
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Re: ventoinha não arma!

Mensagempor gilberto c r » 19 Dez 2010, 11:15

sera que devo trocar o sensor de temperatura?
verifiquei o conector do sensor e o mesmo esta ok,
então o rele da ventoinha é o mesmo da buzina né,se fosse o rele a causa do poblema,a buzina iria funcionar?
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Re: ventoinha não arma!

Mensagempor waldir » 19 Dez 2010, 11:51

gilberto c r escreveu:sera que devo trocar o sensor de temperatura?
verifiquei o conector do sensor e o mesmo esta ok,
então o rele da ventoinha é o mesmo da buzina né,se fosse o rele a causa do poblema,a buzina iria funcionar?



Acione a buzina... está funcionando? o relé está bom.

Veja no manual do carro ou abaixo, identifique e substitua e observe novamente o funcionamento e se irá atracar a ventoinha
e com isso vai eliminando as possibilidades de defeito elencadas nas mensagens acima.

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Re: ventoinha não arma!

Mensagempor waldir » 19 Dez 2010, 12:07

Complementando e vendendo o meu peixe:

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Re: ventoinha não arma!

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 19 Dez 2010, 12:09

Acho que o pessoal exagerou na cerveja logo cedo. :lol:
Acho que o relé da buzina não e´o o mesmo do eletroventilador do radiador.

Existe um teste que pode ser feito para determinar onde se localiza o problema no sistema de acionamento do eletroventilador nos Monzas EFI.
Como a patroa está me chamando para o almoço não posso procurar isso agora, mas logo que possível vou fazer isso.

Abraços
Luiz Carlos
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Re: ventoinha não arma!

Mensagempor Diego Paiva » 19 Dez 2010, 12:33

Acredito que todos os mini-rele do monza sejam iguais 4 pinos (marrom), com exceção do ventilador interno, que usa um relé de 5 pinos (preto). Acho que foi isso que o Waldir quis dizer, que a buzina usa um relé igual ao do eletroventilador, 4 pinos (marrom) e não que os dois (eletroventilador e buzina) utilizam o mesmo relé :D
Daí, acho que ele sugeriu o seguinte: aperta a buzina, fez barulho.. então o relé está bom. Pegue o relé da buzina e coloque no lugar do relé referente ao eletroventilador... assim, elimina a possibilidade de ser defeito no relé.
Acredito que seja isso, ou estou supondo demais? eheuheue

Abraços e bom domingo! :D
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Re: ventoinha não arma!

Mensagempor waldir » 19 Dez 2010, 12:40

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Acho que o pessoal exagerou na cerveja logo cedo. :lol:
Acho que o relé da buzina não e´o o mesmo do eletroventilador do radiador.

Existe um teste que pode ser feito para determinar onde se localiza o problema no sistema de acionamento do eletroventilador nos Monzas EFI.
Como a patroa está me chamando para o almoço não posso procurar isso agora, mas logo que possível vou fazer isso.

Abraços


Como não tomei cerveja ainda e nada alcoolico: CEPCHEV

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Re: ventoinha não arma!

Mensagempor gilberto c r » 19 Dez 2010, 15:35

waldir escreveu:Gilberto,

tirar o conector não é pista não.
Toda vez que o motor estiver funcionando e tirar o conector a ventoinha é acionada.

Tem liquido refrigerante suficiente no reservatório de expansão?

Fazer sangria, pode ser bolha de ar no pé do sensor. Ligue o motor, tire o conector e a ventoinha vai ser acionada.
Com a chave apropriada desaperte o sensor e vá afrouxando-o até vazar liquido... CUIDADO PARA NÃO QUEIMAR O DEDO E OU COM JATO D'ÁGUA ESPIRRADO,
complete o nivel no reservatório, feche a tampa e conecte o sensor, e observe se está ligando a ventoinha.

Verificando a temperatura do liquido refrigerante: ligue o motor e deixe aquecer até passar do meio da escala no painel (ponto em que deveria ligar a ventoinha)
Desligue o motor e meça a resistência do sensor e compare com a tabela do diagrama abaixo.

Com isso é possível verificar se o sensor está funcionando corretamente, pq a temperatura para ligar a ventoinha é de 100ºC +/- 2% e desliga com 90ºC
isto acompanha mais ou menos a abertura da VT que vai de 92º a 107ºC

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segui corretamente o esquema da sangria que voçe mencionou e saiu um pouco de ar,pensei ter eliminado o problema mas infelismente não :smt010
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Re: ventoinha não arma!

Mensagempor gilberto c r » 19 Dez 2010, 15:42

Diego Paiva escreveu:Acredito que todos os mini-rele do monza sejam iguais 4 pinos (marrom), com exceção do ventilador interno, que usa um relé de 5 pinos (preto). Acho que foi isso que o Waldir quis dizer, que a buzina usa um relé igual ao do eletroventilador, 4 pinos (marrom) e não que os dois (eletroventilador e buzina) utilizam o mesmo relé :D
Daí, acho que ele sugeriu o seguinte: aperta a buzina, fez barulho.. então o relé está bom. Pegue o relé da buzina e coloque no lugar do relé referente ao eletroventilador... assim, elimina a possibilidade de ser defeito no relé.
Acredito que seja isso, ou estou supondo demais? eheuheue

Abraços e bom domingo! :D


ja inverti os reles e nada tambem! :smt010
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Re: ventoinha não arma!

Mensagempor waldir » 19 Dez 2010, 15:58

Gilberto,

se vc tiver um multímetro aí vc pode testar se o sensor está enviando informação correta para a UCE

de uma lida no tópico: viewtopic.php?f=9&t=16444#p185818

ou amanhã substitua o sensor por um novo MTE 4050 (em torno de R$15,00) e veja se funciona
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Re: ventoinha não arma!

Mensagempor gilberto c r » 19 Dez 2010, 16:38

só que meu motor esta sem a VT,isso influencia em alguma coisa?
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Re: ventoinha não arma!

Mensagempor waldir » 19 Dez 2010, 20:27

<<<só que meu motor esta sem a VT,isso influencia em alguma coisa? >>>

Gilberto,

para o problema de não ligar a ventoinha não percebo um por que.

Sem VT vai demorar mais para aquecer e teoricamente o motor vai trabalhar mais frio até os 7 litros atingirem 95ºC e gastar mais nesse período, ou não render o que deveria.

Na sua primeira mensagem vc disse que o ponteeiro quase colou em cima. Acendeu a luz vermelha de temperatura?.

Quando o meu painel estava com trilha danificada o ponteiro da temperatura ficava pouco acima de 3/4 para acionar a ventoinha e desligava no meio.

Em condições normais acima de 3/4 ou quase chegando à 4/4 já é para acender a luz vermelha pq a temperatura estaria mais de 108º (com aditivo em proporções indicadas ferve à 119ºC), sem aditivo ferve aos conhecidos 100ºC + uma lambuja de uns 4º devido a pressão.
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Re: ventoinha não arma!

Mensagempor gilberto c r » 20 Dez 2010, 14:26

hoje troquei o sensor de temperatura da marca MTE-THOMSON 28,50$ o cara disse que era original e a ventoinha armou com 3/4 na escala e desligou com 1/2 :D
isso é normal?

agradeço a ajuda dos amigos!!! :smt023 :smt023 :smt023
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Re: ventoinha não arma!

Mensagempor Carlos A. Freire » 20 Dez 2010, 15:21

gilberto c r escreveu:hoje troquei o sensor de temperatura da marca MTE-THOMSON 28,50$ o cara disse que era original e a ventoinha armou com 3/4 na escala e desligou com 1/2 :D
isso é normal?

agradeço a ajuda dos amigos!!! :smt023 :smt023 :smt023



A MTE Thomson não é fornecedora de peças originais do Monza.

O ideal é ligar a ventoinha no 1/2 de escala e desligar com 1/4, acima da marca azul. Desde que o marcador esteja correto.

Abs,

Carlos Freire
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Re: ventoinha não arma!

Mensagempor waldir » 20 Dez 2010, 15:52

gilberto c r escreveu:hoje troquei o sensor de temperatura da marca MTE-THOMSON 28,50$ o cara disse que era original e a ventoinha armou com 3/4 na escala e desligou com 1/2 :D
isso é normal?

agradeço a ajuda dos amigos!!! :smt023 :smt023 :smt023



Gilberto,
pelo menos está acionando a ventoinha com 101ºC

quanto ao posicionamento da leitura no painel, vide o tópico:

viewtopic.php?f=9&t=16444

Agora eu "sugiro" que vc instale novamente a VT que é importante (se não o fosse as montadoras teriam abolido) e aproveitar para trocar o liquido refrigerante (água + aditivo = etilenoglicol ou propilenoglicol) diminui a corrosão por efeito galvânico.

Abs

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Re: ventoinha não arma!

Mensagempor gilberto c r » 20 Dez 2010, 18:39

sim waldir,vou instalar a VT novamente e dar uma geral no sistema de arrefecimento e colocar o aditivo.


obrigado pela ajuda :smt023
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Re: ventoinha não arma!

Mensagempor MIQUEIAS FABIANO » 09 Jan 2012, 00:56

show de bola !!! mto bom.
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Re: ventoinha não arma!

Mensagempor Querobim » 28 Fev 2012, 09:45

:smt018 Bom dia,alguem poderia me ajudar estou com problemas com meu monza 92 tubarão, na estrada a ventoinha liga normal, só que na cidade ela não aciona.POR QUE???? já foi trocado bomba d!agua,valvula termostática,junta do cabeçote,radiador,só que ele não tem cebolão,é acionado via eletrônico.....alguem poderia me ajudar por favor. :smt023
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Re: ventoinha não arma!

Mensagempor prjerry » 24 Ago 2012, 19:26

Galera hoje tentando resolver o problema da lampada de anomalia do sistema ie, fui mexer nos fios que saem do modulo HEI e encontrei um fio marrom ligado a dois conectores ligados aos parafusos do cabeçote (dois ultimos parafusos da parte traseira lado da correia), eles estavam muito quebradiços e cheios de emendas, o fio marrom estava todo remendado e ligando os dois conectores, achei que era gambiarra e separei, mas quando fui dar uma volta de menos de 2 Km a agua do radiador ferveu, percebi que o ponteiro da temperatura subiu muito rápido como nunca aconteceu com meu monza e a ventoinha não armou, alguém sabe dizer se tem relação com o fio que separei? amanhã vou remendá-lo mas queria saber do que se trata esse fio marrom aterrado em dois parafusos do cabeçote.
ImagemImagemImagem
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