Água destilada

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
luizh
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 97
Registrado em: 18 Set 2007, 13:12
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por luizh »

Bem, como já disse pro MMurai em outro tópico, eu já não lembro mais das minhas aulas de física, e muito menos das de química pra saber esses detalhes com precisão, mas acredito que estamos tendo um erro de conceitos...

Vamos lá: A "água" que ferve a 100 graus é a agua DESTILADA, PURA ! ! Somente H2O e mais nada.. um procedimento laboratorial com tudo controlado... a água comum que temos, seja ela "torneiral", mineral ou mesmo filtrada para beber, DEVE TALVEZ ter um ponto de fervura maior que 100 graus por conta dos componentes extras, como sais minerais e cloro, fluor e etc...ou de repente pode ter até um ponto menor, pelos mesmos motivos...

Só que o problema da água dentro de um motor, vai além do ponto de fervura e arrefecimento. Claro que quanto mais alto ele for melhor pra gente, mas é o que o Fastback falou anteriormente, a água ferve esfria, ferve esfria, evapora, escapa do sistema e vai deixando os minerais dentro dele que acelerama reação de oxidação do metal e vão deteriorando o motor por dentro.

Uma boa comparação seria com a água do mar, a gente nem cogita em colocar água do mar num motor, certo? Mas é porque a concentração de sal dentro dela é tão maior que já percebemos de cara a diferença no gosto e quando ela evapora na pele fica o salzinho em cima e etc... a água mineral ou a de torneira tem uma concentração bem menor o que nos ilude por nao ter gosto acentuado, fazendo achar que ela seria inofensiva para o motor, acontece que ela fica lá dentro por meses, anos e aí sim aparecem os efeitos.

É como se dois irmãos gemeos fossem separados por 40 anos, e um virasse pescador desses que usam barquinhos no mar e o outro fosse ser pescador de agua doce no canadá por exemplo... se juntassemos os dois depois desse tempo veriamos a diferença causada pelo sol e pela água do mar na pele do que ficou pescando aqui...

Dá pra ver isso claramente quando se pega uma canequinha de aluminio vagabundinha, sem teflon nem nada e bota água pra ferver nela até evaporar tudo, voce vai notar umas manchas esbranquiçadas nas paredes da caneca, que são os restos de minerais que estavam nessa água. Se voce repetir isso várias vezes, vai ver que a caneca vai criar depositos cada vez maiores desses resíduos. Dentro do motor, ocorre o mesmo, com o agravante da pressão interna ser maior...

Por isso é que nao se deve colocar água mineral no motor... e nem mesmo água do mar.. heheh! Daí a necessidade dos aditivos, eles não servem só pra aumentar o ponto de fervura da água(na verdade eles servem mais pra diminuir o ponto de CONGELAMENTO da água, nos países do Norte! Motivo pelo qual tambem existem aqueles selos do motor) mas tambem contém agentes lubrificantes e antiespumantes, para evitar a espuma e o efeito de cavitação das pás da bomba de água.

Cavitação é quando o fluido, por motivos diversos, não acompanha o movimento da pá, criando-se uma espécie de vácuo que faz aquela pá girar mais rápido que o previsto desbalanceando o sistema, e criando espuma que cria mais cavitação até que uma hora o sistema entra em colapso... Isso tambem pode acontecer se ficarem as bolhas de ar no sistema, daí o povo fazer a tal sangria quando se troca a água do motor.

Mas, isso é uma outra história... eu fico viajando e saio do meu motivo do tópico que é ONDE ACHAR A TAL AGUA DESTILADA EM QUANTIDADES MAIORES ?? HEHEHEH! !
luizh
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 97
Registrado em: 18 Set 2007, 13:12
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por luizh »

mmurai escreveu:Realmente se seu carro nunca viu um aditivo, nem coloque que vai começar a estourar selos...etc.. Dependendo a propria sujeira está "tapando" os buracos.

É verdade... e essa história já se distorceu na cabecinha dos queridos mecanicos "achistas" que agora declaram que o aditivo de radiador na verdade é prejudicial para o motor...

Já vi um falando com outro que os aditivos são pra ganhar dinheiro do consumidor com os outros produtos... pois o cara coloca e depois tem que sair trocando mangueira, bomba, selos...
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Que aula heim Luizh?
Desde que comprei meu monza, sempre usei água destilada, com aditivo AcDelco(verde).... nunca tive problemas :D
Td ano faço a troca do aditivo e da água... dizem que este aditivo dura 30.000km ou 2 anos... mas sempre troco de ano em ano. E o óleo do motor troco de 3 em 3 mil, junto com o filtro.

Óleo é água são coisas importantíssimas em um carro.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
luizh
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 97
Registrado em: 18 Set 2007, 13:12
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por luizh »

Entao Diego, como chama a loja onde voce comprou essa água?? O que ela vende?? Qual o ramo de atuação ?? Valeu !
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

É uma lojinha onde eu troco o óleo do carro, como falei anteriormente....
Lá o cara vende óleo em geral e tbm baterias.
Se vc n encontrar na sua cidade, procure em lojas que trabalhem com bateria.. tipo a autorizada da MOURA, é ctz la ter água destilada..... pois eles precisam desta água pra dar manuteção nas baterias...
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Marcel Murai »

luizh escreveu:
mmurai escreveu:Realmente se seu carro nunca viu um aditivo, nem coloque que vai começar a estourar selos...etc.. Dependendo a propria sujeira está "tapando" os buracos.

É verdade... e essa história já se distorceu na cabecinha dos queridos mecanicos "achistas" que agora declaram que o aditivo de radiador na verdade é prejudicial para o motor...

Já vi um falando com outro que os aditivos são pra ganhar dinheiro do consumidor com os outros produtos... pois o cara coloca e depois tem que sair trocando mangueira, bomba, selos...
Então, por isso que digo se o carro NUNCA usou aditivo e depois de 10 anos vc vai lá e coloca aditivo é certo que vai dar pepino. Se vc por o bardahl radclean então....... Prepare-se p/ ficar na estrada.
Isso é fato verídico, pois aconteceu comigo.
Meu estava em estado bastante avançado a corrosão, acho que o cara colocava agua do mar. :shock: A carcaça do termostato nem deu aproveitamento.


Melhor solução neste caso é continuar com agua destilada.

Já agora que fiz o motor, posso começar do zero, é claro que vai ter aditivo e agua destilada. Pois tudo é novo, inclusive radiador, cabeçote e bloco foi feita lavagem química.....
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
luizh
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 97
Registrado em: 18 Set 2007, 13:12
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por luizh »

hahaha claro ! ! Só que eu usava aditivo, parei por um tempo, sei lá porque, e aí começou a vazação com efeito carrossel do monza... estourou a mangueira que sai da valvula pro radiador, troquei, um tempo depois estourou aquela grandona que sai embaixo do radiador... depois foi o núcleo de ar quente.. e por fim a bomba de água começou a vazar... hehheh ! !!Aí apelei e aproveitei que tava com grana e troquei TUDO, inclusive os encaixes que ficam embaixo do coletor de admissão..

Aí o que aconteceu?? Descobri que a junta do cabeçote estava vazando PRA FORA ! ! ! Todo dia pela manha eu achava um filete de água escorrido pelos lados da caixa de marchas... aí arrancamos tudo e refiz a tranqueirada toda... e coloquei água com aditivo, tudo bonitinho..

Aï a bagaça CONTINUOU A VAZAAAAR ! ! !!hahahah! ! Fui descobrir que era por um lugar insólito... o fundo do reservatório de expansão estava trincado... e devido ao local inconveniente e à sujeira dos anos, nao dava pra ver de imediato. Comprei um novo, repeti o processo... e NOVAMENTE continuou o vazamento ! ! !! Quando estava quase tendo uma parada cardiaca, o cara da oficina sugeriu trocar a tampa( que nem era tão velha assim...) e aí pronto! ! Só que dessa vez eu meti água normal lá dentro, pra testar se vai continar vazando...heheheh! ! Agora parece que ficou quieta....
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

luizh escreveu:hahaha claro ! ! Só que eu usava aditivo, parei por um tempo, sei lá porque, e aí começou a vazação com efeito carrossel do monza... estourou a mangueira que sai da valvula pro radiador, troquei, um tempo depois estourou aquela grandona que sai embaixo do radiador... depois foi o núcleo de ar quente.. e por fim a bomba de água começou a vazar... hehheh ! !!Aí apelei e aproveitei que tava com grana e troquei TUDO, inclusive os encaixes que ficam embaixo do coletor de admissão..

Aí o que aconteceu?? Descobri que a junta do cabeçote estava vazando PRA FORA ! ! ! Todo dia pela manha eu achava um filete de água escorrido pelos lados da caixa de marchas... aí arrancamos tudo e refiz a tranqueirada toda... e coloquei água com aditivo, tudo bonitinho..

Aï a bagaça CONTINUOU A VAZAAAAR ! ! !!hahahah! ! Fui descobrir que era por um lugar insólito... o fundo do reservatório de expansão estava trincado... e devido ao local inconveniente e à sujeira dos anos, nao dava pra ver de imediato. Comprei um novo, repeti o processo... e NOVAMENTE continuou o vazamento ! ! !! Quando estava quase tendo uma parada cardiaca, o cara da oficina sugeriu trocar a tampa( que nem era tão velha assim...) e aí pronto! ! Só que dessa vez eu meti água normal lá dentro, pra testar se vai continar vazando...heheheh! ! Agora parece que ficou quieta....
:shock: :shock: que novela, heim?
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Responder