Ventoinha auxiliar para o condensador.

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventoinha auxiliar para o condensador.

Mensagem não lida por rafamts »

O meu tá funcionando igual o do Gabri, temperatura tá ficando normal. Não tive diferenças no consumo de combustível.
leonardorosacrf
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Abr 2016, 13:53
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ventoinha auxiliar para o condensador.

Mensagem não lida por leonardorosacrf »

qual foi o motivo de vc por a ventoinha?? eu estava pensando em colocar uma igual essa sua, poq o meu monza esta aquecendo quando ligo o ar, tipo se eu pegar a estrada e tiver livre ele vai embora e nao aquece mas se ficar em transito, ele aquece e detalhe só com o ar ligado que aquece.
como faço pra comprar uma dessa????/
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventoinha auxiliar para o condensador.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

leonardorosacrf escreveu:qual foi o motivo de vc por a ventoinha?? eu estava pensando em colocar uma igual essa sua, poq o meu monza esta aquecendo quando ligo o ar, tipo se eu pegar a estrada e tiver livre ele vai embora e nao aquece mas se ficar em transito, ele aquece e detalhe só com o ar ligado que aquece.
como faço pra comprar uma dessa????/
Recomendo que primeiro resolva o defeito do carro para depois fazer qualquer adaptação. Se fizer adaptação agora poderá mascarar defeitos, dificultar avaliações de reparadores e no futuro ter problemas maiores a ser reparado.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventoinha auxiliar para o condensador.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Reforçando o que o Carlos Freire escreveu, seu carro está com algum defeito no sistema de resfriamento do motor.
Esse tipo de defeito tende a se agravar com o tempo.
Então, se vc instalar uma ventoinha auxiliar, poderá até resolver o problema (resolver não, aplicar um paliativo) agora, mas vai chegar um ponto em que mesmo com essa ventoinha o motor vai aquecer.
E normalmente essas coisas acontecem nos piores momentos, quando vc estiver preso em um engarrafamento, longe de casa, em um local sem recursos (oficinas, etc) ou perigoso.
Não deve ser difícil descobrir a causa do superaquecimento. Radiador parcialmente entupido, galerias do motor parcialmente entupidas, bomba dágua ineficiente, eletroventilador do radiador ruim ou com aplicação errada (Monzas com ar de fábrica tem eletroventilador mais eficiente, para dar conta do maior aquecimento do ar que entra no radiador) e por aí vai, essas são as causas mais comuns. Qdo o ar condicionado é ligado, o condensador dele, que fica na frente do radiador, passa a esquentar (é normal ele aquecer) e isso diminui a eficiência do radiador do motor.
Um detalhe que se deve levar em conta é que os radiadores à venda atualmente (aletados) são menos eficientes que os originais do monza (brasados). Se o seu carro já tiver trocado o radiador, provavelmente tem um aletado desses novos. Tudo isso vai contribuindo para diminuir a eficiencia do sistema.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
leonardorosacrf
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Abr 2016, 13:53
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ventoinha auxiliar para o condensador.

Mensagem não lida por leonardorosacrf »

Muito obrigado pelas dicas, graças a vcs estou mais consciente do que está acontecendo com meu possante, irei atrás do defeito.
Bruno delgado
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 10
Registrado em: 28 Dez 2015, 11:27
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ventoinha auxiliar para o condensador.

Mensagem não lida por Bruno delgado »

fala brother!!!
me arrebentei mt com esse negocio de ventoinha auxiliar,coloquei em todos as posicoes possiveis e imaginarias e d diversos tamanhos e t digo q essas chinesas universais q vendem por ai nao prestam!!!
a que eu achei e ficou mt boa foi uma do cherri QQ(nao sei se é assim q escreve) e onde mais rendeu até mesmo ajudando a manter a temperatura do motor mais baixa foi do lado da original,alem disso eu coloquei espumas entre o radiador e o condensador para nao ter fuga pelos lados de vento forçando a passar pelos 2.
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventoinha auxiliar para o condensador.

Mensagem não lida por rafamts »

Bruno delgado escreveu:fala brother!!!
me arrebentei mt com esse negocio de ventoinha auxiliar,coloquei em todos as posicoes possiveis e imaginarias e d diversos tamanhos e t digo q essas chinesas universais q vendem por ai nao prestam!!!
a que eu achei e ficou mt boa foi uma do cherri QQ(nao sei se é assim q escreve) e onde mais rendeu até mesmo ajudando a manter a temperatura do motor mais baixa foi do lado da original,alem disso eu coloquei espumas entre o radiador e o condensador para nao ter fuga pelos lados de vento forçando a passar pelos 2.

Eu não tive problemas na instalação da minha. Até hoje funcionando perfeitamente.
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ventoinha auxiliar para o condensador.

Mensagem não lida por italo_ »

Instalei uma auxiliar em frente ao condensador do meu monza.... uso o condensador do sistema r12, o mais grosso. A ventoinha entrou justinha, nao sobrou nem 2mm entre a ventoinha e a travessa, mas deu. Coloquei posicionada ao maximo para o lado do carona. Usei uma de 14 polegadas universal. Semana que vem instalo todos os defletores de ar do radiador, que consegui novo original gm. Ai sim o AC vai render 100%. Quem sabe até eu nao consiga retirar a ventoinha auxiliar apos...
Responder