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Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.

Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagempor sampsil » 14 Fev 2010, 07:51

Pessoal estou suspeitando de um problema na temperatura do meu carro. Tenho uma Zafira 8v e acredito que o sistema de arrefecimento e muito parecido com o monza.
O problema é que sempre o ponteiro do marcador passa um pouco do meio da escala e sempre volta para o meio. Com o A/C ligado parece trabalhar em uma faixa de temperatura mais baixa não passando do meio. Quando estaciono o carro e desligo o motor a ventoinha demora a desligar mesmo com o motor parado.
Tem algum esquema diferente para sangrar o sistema equipado com com ar quente ? Sangrei o sistema com o motor frio pelo sensor perto da valvula termostatica.
Pode ser alguma anomalia na valvula termostatica ? Essa temperatura esta normal ?
sampsil
 
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Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagempor danilo-sn » 14 Fev 2010, 13:23

isso acontece com vc andando no bairro? ou rodovia? no bairro é normal ele fica no meio, mas na rodovia c vc mantem os 100km/h ai o ponteiro vai ficar la embaixono meu monza é assim tbm.

abs.
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Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagempor rogertecmec » 14 Fev 2010, 17:34

sampsil escreveu:Pessoal estou suspeitando de um problema na temperatura do meu carro. Tenho uma Zafira 8v e acredito que o sistema de arrefecimento e muito parecido com o monza.
O problema é que sempre o ponteiro do marcador passa um pouco do meio da escala e sempre volta para o meio. Com o A/C ligado parece trabalhar em uma faixa de temperatura mais baixa não passando do meio. Quando estaciono o carro e desligo o motor a ventoinha demora a desligar mesmo com o motor parado.
Tem algum esquema diferente para sangrar o sistema equipado com com ar quente ? Sangrei o sistema com o motor frio pelo sensor perto da valvula termostatica.
Pode ser alguma anomalia na valvula termostatica ? Essa temperatura esta normal ?


Nâo te preocupa, o vectra, astra e zafira trabalahm mais quente mesmo, é normal o ponteiro andar sempre perto do meio. Te digo isso pois me preocupei muito quando mudei do monza pro astra. O monza trabalha mais frio. Com relação a ventoinha é normal ela continuar funcionando depois que vc desliga o carro, pois quando vc desliga o carro a água deixa de circular pelo sistema e há uma elevação da temperatura da água, o que faz com que a ventoinha fique trabalhando até a temperatura baixar. Quando vc liga o A/C a ventoinha liga na velocidade 1 independente da temperatura do motor, o que faz com que o carro trabalhe com uma temperatura um pouco baixa. Agora na estrada o astra depois de alguns km rodados ficava sempre com o ponteiro um pouquinho acima de 1/4 do mostrador. Agora na cidade a temperatura dele sempre marcou perto do meio
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Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagempor sampsil » 14 Fev 2010, 18:26

Essa situação q eu descrevi acontece andando no bairro ou cidade, na estrada ele tende a baixar um pouco : fica exatamente no meio e um pouquinho antes do meio.
O que eu estranho é q no bairro ou cidade (transito) ele passa do meio e trabalha entre exatamente no meio e passando um pouquinho do meio.
Fiz um teste com o carro parado : liguei o motor e esperei a ventoinha disparar , ela so disparou nessa posição : passando um pouco do meio. Quando liga a ventoinha volta para o meio e assim fica entre estas duas marcas.Esperei ligar a ventoinha 3 vezes e assim ficou.
Verifiquei o seguinte tb : coloquei o motor em funcionamento e e fiquei com a mão encostada no radiador na parte de dentro (lado da ventoinha), notei que esquenta antes de um minuto com o motor funcionando e a parte da frente do radiador não esquenta. Isso é normal ou estaria sem a valvula termostatica ?
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Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 14 Fev 2010, 19:07

Sampsil, se vc está preocupado com a temperatura do motor do seu carro aparentemente alta demais, substitua a válvula termostática.
As vezes a termostática parece funcionar bem, mas não abre totalmente qdo deveria abrir.

Abraços
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Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagempor sampsil » 14 Fev 2010, 21:51

Estou desconfiado do mal funcionamento ou da ausencia da valvula termostatica. Tem como fazer testes ? Os sintomas q descrevi são disso ? Alguem saberia me informar as especificações da valvula termostatica e do cebolão do radiador ? O veiculo é uma Zafira 8v 2.0 gasolina ano 2002.
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Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagempor RicardoDS » 15 Fev 2010, 00:19

Tá com cara de Válvula Termostática com problema. (por causa das oscilações, pois a temperatura de trabalho "aparentemente alta" está normal.)
A VT gosta de fazer isso... abrir cedo demais ou não fechar direito.
Se ela for a original do carro, está a 8 anos aí, vida útil dela é +- isso.
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Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 15 Fev 2010, 09:55

Na Zafira 2002 8v a válvula termostática tem o número de peça 93367725 e o sensor de temperatura (responsável pelo acionamento da ventoínha) é o 93358883.
O termostato é usado também no Astra, e o sensor é usado também em vários carros da GM, como Corsa antigo e novo, Astra, Omega, e por aí vai.
Fonte de consulta: Catálogo de Peças GM de agosto de 2006.

Abraços
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Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagempor sampsil » 03 Mar 2010, 21:31

Agora esta assim : Na rodovia as vezes a temperatura vai caindo até a segunda marca, outras vezes não fica querendo passar do meio, passa um pouquinho e volta para o meio.
Na cidade fica no meio e passando um milimetro direto.
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Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagempor luiz sle » 03 Mar 2010, 22:35

O meu ativa no meio e cai até um quarto, agora que troquei o radiex num passa de 1/4 na estrada a não ser que esteja muito infernal o calor ai sobe um poquinho mais de 1/4. Vi ali em cima que alguns monzas continuam com a ventoinha ligada após desligar o carro, isso é normal ? Pois o meu só funciona com contato virado ou ligado.
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Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagempor José Leal » 04 Mar 2010, 00:31

Amigos, no Vectra é o seguinte:

Com o AC desligado, na cidade, a temperatura sobe um pouco acima do meio (~92°C), daí as ventoinhas disparam na baixa, baixando a temperatura para ~88°C. Se tudo estiver de acordo, em nenhuma hipótese a velocidade alta das ventoinhas é solicitada.

Com o AC ligado, as ventoinhas ficam na baixa e a temperatura fica por volta de 80°C (1/4 da escala). Se passou disso, as ventoinhas disparam na velocidade alta, baixando a temperatura.

Provavelmente esse deve ser o mesmo esquema no Monza. Pena que no meu Monza, o sistema não estava funcionando corretamente.
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Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagempor morpheu_sa » 24 Fev 2015, 21:15

Bem vamos lá peço ajuda a todos amigos monzeiros vamos ao relato:
-meu Monza e 1989 caixote pelado sem nada não tem ar nem vidro nem trava nada básico porém e xodó da casa veio ate mim sem pintura todo cheio de podre reformei e ficou 70% bem vamos ao problema fiz o motor recente com tudo do bom e do melhor só peças originais porém ta me dando dor de cabeça a temperatura ela sobe chega no mais meio a ventoinha arma e a temperatura sobe mais um pouco :smt011 bem seria 3/4 de temperatura o ponteiro não desce nem sobe fica ali paradinho porem como escuto bem notei algo estranho a ventoinha não desarma e isso ta mandando minha bateria para o saco :smt010 ai comecei a peregrinação troquei válvula termoestatica comprei cebolão novo cebolão 92°/87° e válvula 92°/103° bem ambas originais e nada mandei desmontar o motor a junta do cabeçote inteira a bomba dágua inteira mandei varetar o radiador e estava limpinho ou seja to sem opção já não sei onde mecher! Socorrooooooo! :smt021 alguem por favor pode me ajudar preciso muito solucionar este grande mistério!
Editado pela última vez por morpheu_sa em 25 Fev 2015, 23:27, em um total de 1 vez.
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Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagempor Carlos A. Freire » 25 Fev 2015, 05:46

Esse assunto já foi muito discutido aqui no fórum. A avaliação começa por aferir a temperatura de trabalho do motor, com termômetro de mira laser, para saber se o motor está aquecendo além do normal ou é um erro do marcador.
Verifique os aterramentos e trilhas da PCI do painel abertas.

Com motor funcionando e alternador em ordem, não vai mandar a bateria "para o saco" como disse. O alternador está enviando tensão a todo sistema elétrico.

Se o problema for mesmo do motor super aquecendo, a causa pode estar na troca de calor ou mangueiras conectada em local errado. Então, verifique se não há obstruções interna e externa no radiador e se a ventoinha está na velocidade e sentido corretos.

Abs

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Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagempor morpheu_sa » 25 Fev 2015, 23:25

Carlos obrigado a ajuda vocês monzeiros sempre atenciosos eu como sei que conhecimento e tudo vou compartilhar meu aprendizado o problema era simples era aquele sensor que fica em cima da válvula termostática me parece que este sensor abre o circuito do eletroventilador fazendo ele desligar enquanto a agua não atinge a temperatura ideal quando a temperatura atinge o ponto ele aciona o eletroventilador bem problema resolvido a preço do sensor 19 reais defeito cabeludo que uma coisa simples resolveu e olha que gastei mandei varetar meu radiador sem necessidade troquei válvula termostática troquei cebolão e o defeito era o sensor de temperatura que fica em cima da válvula termostática! :smt023 :smt020
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Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagempor jesuino b ferreira » 26 Fev 2015, 08:22

Carlos obrigado a ajuda vocês monzeiros sempre atenciosos eu como sei que conhecimento e tudo vou compartilhar meu aprendizado o problema era simples era aquele sensor que fica em cima da válvula termostática me parece que este sensor abre o circuito do eletroventilador fazendo ele desligar enquanto a agua não atinge a temperatura ideal quando a temperatura atinge o ponto ele aciona o eletroventilador bem problema resolvido a preço do sensor 19 reais defeito cabeludo que uma coisa simples resolveu e olha que gastei mandei varetar meu radiador sem necessidade troquei válvula termostática troquei cebolão e o defeito era o sensor de temperatura que fica em cima da válvula termostática

sua soluçao ficou confusa e pode levar a interpretaçoes erradas para os amigos que consultarem o topico.
aquele sensor(originalmente falando)serve para injetar gasolina na partida a frio do carro.
pode ser,que seu sistema estava com ar e na troca do sensor este ar saiu do sistema.
ele serve para tirar o ar do sistema de arrefecimento tambem.

o sensor que liga o eletroventilado ainda continua sendo o cebolao.

fale mais sobre esta alteraçao e deixe postado aqui para ficar mais claro a mensagem
nao me leve a mal,mas se seu carro tem alguma modificaçao nao original,deve ser descrito para
nao prejudicar futuras consultas amigo :smt023

um abraço e tudo de bom.
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