Compressor do meu tubarão efi 96 não esta armando

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
jorge23
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 02 Set 2012, 15:33
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Compressor do meu tubarão efi 96 não esta armando

Mensagem não lida por jorge23 »

Boa noite amigos do forum.alguem ai tem o eaquema eletrico do ar condicionado do monza efi 96? pois eu precisei refazer todo o chicote principal do meu monza pois pegou fogo no conector do chicote principal.depois que refiz todo ele o ar condicionado não está armando o compressor ele esta bom pois ja testei tem gás no sistema pois eu mandei conserta ele tem um ano.na cx de fusivel o rele do compressor o da posição c não está chegando fase nele.podem me ajudarem? agradeço desde já.
jorge23
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 02 Set 2012, 15:33
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Compressor do meu tubarão efi 96 não esta armando

Mensagem não lida por jorge23 »

ha mais um detalhe quando coloco o rele c no lugar a ventoinha fica com o 2° estágio ligada direto mesmo com a chave do ar desligada.no interruptor que liga e dar velocidade tem fase nele.nesse trecho não fpi afetado pelo curto so foi na entrada da cx de fusivel. Oque também não atingiu ela.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Compressor do meu tubarão efi 96 não esta armando

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bom dia Jorge.

O esquema do A/C pode ser encontrado no esquema elétrico do Monza 90, no mini manual de reparos do Monza 93, no esquema elétrico da IE Multec 700, todos com link na seção de manuais aqui do fórum.

Veja se esse te ajuda (contribuição do Luiz Carlos):
Esquema A-C Monza EFI.jpg


Com relação aos problemas que tem passado, fica a dúvida se os chicotes forma refeitos conforme as condições originais e, como sabe que tem gás no sistema, se como disse, tem 1 ano que consertou? Vazamentos podem ocorrer a todo instante e, sem pressão no sistema, o compressor não arma, para assim proteger todo sistema.

As únicas diferenças do A/C do Monza 96 com relação aos demais, está no gás refrigerante R-134a (anteriores R-12) e que a ventoinha arma o 1º estágio quando ponteiro chega no 1/2 de escala e anos anteriores arma no 2º estágio, como já foi muito comentado aqui no fórum, em diversos tópicos sobre esse tema.
Vale lembrar que no Monza com A/C de fábrica, só vai ter tensão para o compressor e ventoinhas (relês) se o motor estiver funcionando e alternador carregando. Se a luz de carga da bateria no painel não acender ao ligar o contato da ignição e apagar assim que o motor entrar em funcionamento, o A/C e ventoinhas não funcionam. Então, na sua avaliação, tem que levar isso em conta, caso contrário, coisa simples de resolver, pode virar um 'pepino" para solucionar.

A título de esclarecimento, com relação as nomenclaturas, em corrente contínua (DC), onde se usa em todos veículos, se tem positivo e negativo (GND, Massa, Terra). Em corrente alternada (AC), residências, indústrias... Se tem Fase e Neutro. São grandezas diferentes, inclusive nos equipamentos de diagnósticos, formas de ondas e formas de análise.

Obs: Tudo que descrevi aqui nessa mensagem, já foi descrito aqui no fórum em diversos tópicos, uma simples procura, usando a ferramenta de pesquisa aqui do fórum, encontraria essas informações, salvo algumas imagens que foram hospedadas em sites de armazenamentos gratuitos, que agora passaram a ser pagos. Com isso perdemos muitas imagens importantes por conta desses sites.

Abs,

Carlos Freire
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
jorge23
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 02 Set 2012, 15:33
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Compressor do meu tubarão efi 96 não esta armando

Mensagem não lida por jorge23 »

Bom dia meu amigo carlos,grato pela sua atenção.vou dar umas verificadas nas informações que me passou.com relação ao chicote ele está original de fábrica sim pois o curto afetou um pedaço dele e não todo de forma que consegui recuperar-lo.outra coisa sei que tem gás no sistema porque verifiquei na válvula onde dar a carga e esta com pressão.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Compressor do meu tubarão efi 96 não esta armando

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Jorge, não é assim que verifica pressão do sistema de A/C. Se a pressão tiver baixa, mesmo tendo alguma coisa, o sistema não funciona. Há um mínimo e um máximo de pressão para o sistema funcionar. Fora desses valores entre mínimo e máximo, o sistema de proteção desativa o compressor.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
jorge23
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 02 Set 2012, 15:33
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Compressor do meu tubarão efi 96 não esta armando

Mensagem não lida por jorge23 »

a ta blz entao vou verificar as dicas sua citada acima depois volto pra comentar.
jorge23
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 02 Set 2012, 15:33
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Compressor do meu tubarão efi 96 não esta armando

Mensagem não lida por jorge23 »

Resolvido.boa tarde amigo carlos freire e amigos participantes do forum.como vc carlos me orientou fiz uma busca minuciosa e com o esquema acima que me mandou achei o problema.foi a falta do fio amarelo que sai da uce e vai na chave de comando do ar e faz chaveamento com o 86 do relé do compressor.na verdade esse fio esta até inteiro saindo do módulo da injeção e entrando na cx que comanda o ar; o que faltou foi juntar ele com o pr/vm que sai do compressor e entra no rele dele.agradeço mais uma vez pela ajuda ai.
Responder