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3ª Dificil de Engatar, quando esquenta piora.

Enviado: 24 Set 2008, 14:19
por Fábio Jr.
Ola Monzeiros. Bom o que pode ser?

Troquei o kit de embreagem a 3 meses, coloquei um da Luk. Aproveitei e troquei os coxins do cambio e tambem o trambulador. O cambio ficou um pouco melhor do que estava. Mas ainda assim quando esquenta fica meio ruim de engatar, principalmente a 3ª, da tipo de uma enroscada, e vc sente na mao, nao chega fazer barulho. Vi relatos no forum que quando trocaram o kit de embreagem o pedal da mesma ficou muito leve. O meu depois que troquei ficou bem mais leve do que estava, mas nao como mencionado aqui, ele esta bem firme, nao duro, apenas firme. E quanto ao cambio, eu tambem troquei o oleo, e coloquei novo, proprio para cambio e tambem troquei os retentores laterais. Mas depois de tudo isso eu esperava que meu cambio ficasse bem mais facil de engatar, sabe mais mole. Mas nao percebi muita diferença depois de tudo isso, o que poderia ser alem desses serviços que ja foi executado.

Alguem ja teve alguma experiencia parecida? A so lembrando ja subi o pedal da embreagem, e nao obtive melhorias.

Grato!!!

Re: 3ª Dificil de Engatar, quando esquenta piora.

Enviado: 24 Set 2008, 19:51
por José Leal
Fabio Jr, como estão os anéis sincronizadores? Pode ser que estejam danificados.

Até mais.

Re: 3ª Dificil de Engatar, quando esquenta piora.

Enviado: 24 Set 2008, 19:55
por Carlos A. Freire
Tome cuidado com óleo de câmbio. O Monza não usa óleo de câmbio manual comum como em outros carros, e não tão pouco óleo de câmbio automático pode substituir. As especificações são: SAE 80 RTL de coloração vermelha para engrenagens heliciodal. Na dificuldade de encontrar esse óleo, use o ISA Fluído 556 da Ypiranga.
Com embreagem nova, o pedal do Monza fica bem mole, se não ficou, pode ser erro de montagem, kit de embreagem com problemas, ou outro problema como cabo engripado ou enroscando, garfo gasto ou guia do rolamento gasto. Ao trocar a embreagem, deve se trocar Platô, disco e rolamento juntos.
Um ajuste no trambulador talvez poderá melhorar os engates de marchas.

Abs,

Carlos Freire

Re: 3ª Dificil de Engatar, quando esquenta piora.

Enviado: 25 Set 2008, 10:05
por Fábio Jr.
Sim Carlos, o oleo que estou usando é o da Ypiranga ISA 556. Troquei o rolamento tambem pois este nao vem no kit da Luk, entao comprei separado. Quanto ao cabo da embreagem ele nao tinha o original entao coloquei um paralelo. Quanto aos aneis ja nao sei dizer, como poderia fazer um teste?

Grato

Re: 3ª Dificil de Engatar, quando esquenta piora.

Enviado: 25 Set 2008, 13:36
por Carlos A. Freire
Fábio Jr. escreveu:Sim Carlos, o oleo que estou usando é o da Ypiranga ISA 556. Troquei o rolamento tambem pois este nao vem no kit da Luk, entao comprei separado. Quanto ao cabo da embreagem ele nao tinha o original entao coloquei um paralelo. Quanto aos aneis ja nao sei dizer, como poderia fazer um teste?

Grato
Eu falei também de guia do rolamento e garfo da embreagem com desgastes, provocando o endurecimento do pedal de embreagem, porém, não costumam dificultar engates. Quanto aos anéis sincronizadores, e o estado do garfo e guia do rolamento, terá que desmontar para verificar se realmente estão desgastados.

Abs,

Carlos Freire

Re: 3ª Dificil de Engatar, quando esquenta piora.

Enviado: 26 Set 2008, 11:27
por Fábio Jr.
Ok!!!

Valew pelas dicas, depois eu posto o resultado

Re: 3ª Dificil de Engatar, quando esquenta piora.

Enviado: 10 Nov 2008, 19:50
por Raphael Ventura
eu também sinto essa "enroscada" quando engato a terceira, mas engato com toda a facilidade, sem problemas, mas sinto essa enroscada, talvez seja normal do monza... só acho estranho pois sinto dificuldade de engatar a primeira com o carro em movimento, a uns 10km/h, mas também imagino que seja normal...

Re: 3ª Dificil de Engatar, quando esquenta piora.

Enviado: 10 Nov 2008, 20:28
por waldir
Raphael Ventura escreveu:eu também sinto essa "enroscada" quando engato a terceira, mas engato com toda a facilidade, sem problemas, mas sinto essa enroscada, talvez seja normal do monza... só acho estranho pois sinto dificuldade de engatar a primeira com o carro em movimento, a uns 10km/h, mas também imagino que seja normal...
Raphael, 'penso' que deve ser mesmo e não deve forçar para não danificar as engrenagens. A primeira é para tirar o carro da inercia e como já está há 10 Km/h é segunda... a primeira vai frear.

waldir