MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

3ª Dificil de Engatar, quando esquenta piora.

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.

3ª Dificil de Engatar, quando esquenta piora.

Mensagempor Fábio Jr. » 24 Set 2008, 14:19

Ola Monzeiros. Bom o que pode ser?

Troquei o kit de embreagem a 3 meses, coloquei um da Luk. Aproveitei e troquei os coxins do cambio e tambem o trambulador. O cambio ficou um pouco melhor do que estava. Mas ainda assim quando esquenta fica meio ruim de engatar, principalmente a 3ª, da tipo de uma enroscada, e vc sente na mao, nao chega fazer barulho. Vi relatos no forum que quando trocaram o kit de embreagem o pedal da mesma ficou muito leve. O meu depois que troquei ficou bem mais leve do que estava, mas nao como mencionado aqui, ele esta bem firme, nao duro, apenas firme. E quanto ao cambio, eu tambem troquei o oleo, e coloquei novo, proprio para cambio e tambem troquei os retentores laterais. Mas depois de tudo isso eu esperava que meu cambio ficasse bem mais facil de engatar, sabe mais mole. Mas nao percebi muita diferença depois de tudo isso, o que poderia ser alem desses serviços que ja foi executado.

Alguem ja teve alguma experiencia parecida? A so lembrando ja subi o pedal da embreagem, e nao obtive melhorias.

Grato!!!
Monza SL/E 1.8 Original Alcool

Ano 87/88

Direção, Trio, Alarme. Tudo funcionando!!!
Fábio Jr.
Membro SL (Ní­vel 1)

Re: 3ª Dificil de Engatar, quando esquenta piora.

Mensagempor José Leal » 24 Set 2008, 19:51

Fabio Jr, como estão os anéis sincronizadores? Pode ser que estejam danificados.

Até mais.
José Leal
MODERADOR

Estado: GO - Goiás
Monza: Não tenho Monza! :(

Mensagempor Carlos A. Freire » 24 Set 2008, 19:55

Tome cuidado com óleo de câmbio. O Monza não usa óleo de câmbio manual comum como em outros carros, e não tão pouco óleo de câmbio automático pode substituir. As especificações são: SAE 80 RTL de coloração vermelha para engrenagens heliciodal. Na dificuldade de encontrar esse óleo, use o ISA Fluído 556 da Ypiranga.
Com embreagem nova, o pedal do Monza fica bem mole, se não ficou, pode ser erro de montagem, kit de embreagem com problemas, ou outro problema como cabo engripado ou enroscando, garfo gasto ou guia do rolamento gasto. Ao trocar a embreagem, deve se trocar Platô, disco e rolamento juntos.
Um ajuste no trambulador talvez poderá melhorar os engates de marchas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Estado: SP - São Paulo
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Mensagempor Fábio Jr. » 25 Set 2008, 10:05

Sim Carlos, o oleo que estou usando é o da Ypiranga ISA 556. Troquei o rolamento tambem pois este nao vem no kit da Luk, entao comprei separado. Quanto ao cabo da embreagem ele nao tinha o original entao coloquei um paralelo. Quanto aos aneis ja nao sei dizer, como poderia fazer um teste?

Grato

Ano 87/88

Fábio Jr.
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagempor Carlos A. Freire » 25 Set 2008, 13:36

Fábio Jr. escreveu:Sim Carlos, o oleo que estou usando é o da Ypiranga ISA 556. Troquei o rolamento tambem pois este nao vem no kit da Luk, entao comprei separado. Quanto ao cabo da embreagem ele nao tinha o original entao coloquei um paralelo. Quanto aos aneis ja nao sei dizer, como poderia fazer um teste?

Grato

Eu falei também de guia do rolamento e garfo da embreagem com desgastes, provocando o endurecimento do pedal de embreagem, porém, não costumam dificultar engates. Quanto aos anéis sincronizadores, e o estado do garfo e guia do rolamento, terá que desmontar para verificar se realmente estão desgastados.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor Fábio Jr. » 26 Set 2008, 11:27

Ok!!!

Valew pelas dicas, depois eu posto o resultado

Ano 87/88

Fábio Jr.
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagempor Raphael Ventura » 10 Nov 2008, 18:50

eu também sinto essa "enroscada" quando engato a terceira, mas engato com toda a facilidade, sem problemas, mas sinto essa enroscada, talvez seja normal do monza... só acho estranho pois sinto dificuldade de engatar a primeira com o carro em movimento, a uns 10km/h, mas também imagino que seja normal...
Raphael Ventura
rvpaiva@yahoo.com.br
Atual==>Monza Classic SE 92 2.0 M.P.F.I - P.D.
EX==> Monza Classic SE 90 2.0
Fotos do classic => http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=19428
http://www.youtube.com/watch?v=mrEXc_cDBW8
Raphael Ventura
Membro GLS (Ní­vel 6)

Estado: RJ - Rio de Janeiro
Monza: Sedan Classic SE 2.0
Ano/Modelo: 1992/1992
Sist. Alimentação: MPFI

Mensagempor waldir » 10 Nov 2008, 19:28

Raphael Ventura escreveu:eu também sinto essa "enroscada" quando engato a terceira, mas engato com toda a facilidade, sem problemas, mas sinto essa enroscada, talvez seja normal do monza... só acho estranho pois sinto dificuldade de engatar a primeira com o carro em movimento, a uns 10km/h, mas também imagino que seja normal...

Raphael, 'penso' que deve ser mesmo e não deve forçar para não danificar as engrenagens. A primeira é para tirar o carro da inercia e como já está há 10 Km/h é segunda... a primeira vai frear.

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Imagem
waldir
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Monza: Sedan Hi-Tech 2.0
Ano/Modelo: 1995/1995
Combustível: Álcool/Etanol

Mensagempor Raphael Ventura » 13 Nov 2008, 22:29

exatamente, questão pura e simples de costume e ergonomia...
descobri isso hoje andando...
abraços
Raphael Ventura
rvpaiva@yahoo.com.br
Raphael Ventura
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagempor Diego Paiva » 15 Nov 2008, 15:22

waldir escreveu:
Raphael Ventura escreveu:eu também sinto essa "enroscada" quando engato a terceira, mas engato com toda a facilidade, sem problemas, mas sinto essa enroscada, talvez seja normal do monza... só acho estranho pois sinto dificuldade de engatar a primeira com o carro em movimento, a uns 10km/h, mas também imagino que seja normal...

Raphael, 'penso' que deve ser mesmo e não deve forçar para não danificar as engrenagens. A primeira é para tirar o carro da inercia e como já está há 10 Km/h é segunda... a primeira vai frear.

waldir

Com certeza!!!! minha mãe tem este mau hábito, colocar a primeira com o carro em movimento, realmente fica ruim... ainda bem que ela nao anda no monza :roll:
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO

Tópico de Restauração: Restauração Monza GLS 96 + Teto Solar - A SAGA!
Diego Paiva
MODERADOR

Estado: CE - Ceará

Mensagempor Raphael Ventura » 17 Nov 2008, 08:36

aprendi a lição :roll:
Raphael Ventura
rvpaiva@yahoo.com.br
Raphael Ventura
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 17 Nov 2008, 10:33

Em carros que têm a primeira marcha sincronizada pode-se engatar a primeira com o carro em movimento, sem problemas.
Já em carros mais antigos, onde a primeira marcha não é sincronizada (não possui anéis sincronizadores na primeira), costuma arranhar marcha nessa hora.
Se o motorista abusar e engatar a primeira com o carro muito embalado, vai gastar os anéis sincronizadores (só da primeira) e futuramente ela se tornará 'não sincronizada'.
As outras marchas não serão afetadas por esse hábito. Eu até nem chamaria de mau hábito, pois em certas situações é imperativo se engatar uma primeira sem esperar o carro parar (subindo uma ladeira íngreme, por ex.). O que não se deve fazer é abusar, engatar essa marcha a 30, 40km/h.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 94 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Ano/Modelo: 1994/1994

Mensagempor Fábio Jr. » 20 Nov 2008, 08:45

Pois é isso mesmo o que acontece com o meu, ele engata normal mas da um leve enroscada, e depois que ele esquenta, o cambio parece que fica mais seco, parece que as marchas "grudam", nao sei como explicar, mas quando ele ta frio, as marchas ficam muito leves de engatar, muito macio, depois que ele esquenta nao fica a mesma coisa. Acredito que pode ser da embreagem, sera que foi mao de obra mal feita do mecanico que trocou o kit pra mim? Faz apenas 4 meses, mas desde que ele trocou o carro ta assim. Segundo esse mecanico isso é o normal do monza caixote. Vcs Concordam? EU NÃO!!!!

Ano 87/88

Fábio Jr.
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagempor Raphael Ventura » 21 Nov 2008, 08:19

Fábio Jr. escreveu:

Pois é isso mesmo o que acontece com o meu, ele engata normal mas da um leve enroscada, e depois que ele esquenta, o cambio parece que fica mais seco, parece que as marchas "grudam", nao sei como explicar, mas quando ele ta frio, as marchas ficam muito leves de engatar, muito macio, depois que ele esquenta nao fica a mesma coisa. Acredito que pode ser da embreagem, sera que foi mao de obra mal feita do mecanico que trocou o kit pra mim? Faz apenas 4 meses, mas desde que ele trocou o carro ta assim. Segundo esse mecanico isso é o normal do monza caixote. Vcs Concordam? EU NÃO!!!!

EU to com uma suspeita do que seja isso... pode ser óleo
to caçando óleo ipiranga aqui em tudo que é canto e não acho... quando tirei minha caixa pra tampar vazamentos o óleo teve que ser removido e puseram um óleo de qualidade inferior, imagino. falando nisso... esse óleo ipiranga é muito difícil de achar, qual outro óleo se equivale em qualidade a este óleo? e falando nisso, alguns aqui dizem que é o certo é o ipiranga 556 outros 566 mas quando vi no proprio site da ipiranga só achei o 561,...

Isafluido 561
Óleo lubrificante para engrenagem e caixa de marcha de automóveis.
Atende às especificações da General Motors do Brasil.
Raphael Ventura
rvpaiva@yahoo.com.br
Raphael Ventura
Membro GLS (Ní­vel 6)

Voltar para Direção e Câmbio