Relação da caixa de marchas do Monza

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
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Carlos A. Freire
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Relação da caixa de marchas do Monza

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Pessoal, é só para informação.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Caixa de marchas do Monza 92

Automática Manual
(3 marchas) (5 marchas)

1ª - 2,84:1 3,55:1
2ª - 1,60:1 1,95:1
3ª - 1,00:1 1,28:1
4ª - ------ 0,89:1
5ª - ------ 0,71:1
Ré - 2,07:1 3,33:1

Diferencial:

Caixa de marchas manual:
Motor 2.0 a álcool: 3,94:1
Motor 1.8 a álcool e gasolina, e motor 2.0 a gasolina: 4,19:1

Caixa de marchas automática: 3,33:1

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Caixa de marcha manual do Monza 94

1ª - 3,55:1
2ª - 1,95:1
3ª - 1,28:1
4ª - 0,89:1
5ª - 0,71:1

Diferencial:
Motor 2.0 álcool : 3,94:1
Motor 2.0 gasolina: 4,19:1

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Caixa de marchas manual do Monza 95/96

1ª - 3,58:1
2ª - 1,87:1
3ª - 1,23:1
4ª - 0,92:1
5ª - 0,74:1
Ré- 3,33:1

Diferencial:
Motor 2.0 álcool e gasolina: 3,94:1


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Caixa de marchas do Monza 84

Automática Manual Manual
(3 marchas) (4 marchas) (5 marchas)

1ª - 2,84:1 3,55:1 3,42:1
2ª - 1,60:1 2,16:1 1,95:1
3ª - 1,00:1 1,37:1 1,28:1
4ª - ------- 0,97:1 0,89:1
5ª - ------- ------- 0,71:1
Ré - 2,07:1 3,33:1 3,33:1
Diferencial:

Caixa de 4 marchas: 3,94:1
Caixa de 5 marchas: 4,19:1
Caixa automática : 3,33:1

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Caixa de marchas do Monza SR 86

1ª - 3,42:1
2ª - 2,16:1
3ª - 1,48:1
4ª - 1,12:1
5ª - 0,71:1
Ré: - 3,33:1

Diferencial: 3,94:1

Obs: O Monza SL/E 86 têm as mesmas relações do modelo 84.
O câmbio automático tem as mesmas relações, para todos os anos de fabricação do Monza.


Abs,

Carlos Freire
dedehulck
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Mensagem não lida por dedehulck »

acho que ism :?:
™Dedé Hulck ™
jr.glaucio
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Mensagem não lida por jr.glaucio »

rapaz tenho vontade de saber disso mais por enquanto isso é grego!! num entendi nada :?
MONZA GL 2.0 - 4P - Vermelho Goya - COMPLETO - 1995
Fotos do Monzão: viewtopic.php?f=5&t=2047
andre
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Mensagem não lida por andre »

eu tambem nao entendi nadinha rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr
MONZA CLASSIC 89/89 CONSERVADISSIMO
beto.piteco
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Re: Relação da caixa de marchas do Monza

Mensagem não lida por beto.piteco »

Se não estou enganado, a relação das marchas do Monza S/R são as mesmas do Kadett GS/GSI e Vectra GSI.
Mas aí vem a dúvida:
Como identificar estes câmbios? Tem algum nº de série neles que permite a identificação (além de F16 e F18)?
MONZA SL/E 1.6 1982 bege claro (em processo de customização...)
PASSAT GTS POINTER 2.8VR6 Turbo 1986 branco star
Diego Paiva
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Re: Relação da caixa de marchas do Monza

Mensagem não lida por Diego Paiva »

beto.piteco escreveu:Se não estou enganado, a relação das marchas do Monza S/R são as mesmas do Kadett GS/GSI e Vectra GSI.
Mas aí vem a dúvida:
Como identificar estes câmbios? Tem algum nº de série neles que permite a identificação (além de F16 e F18)?
..


Amigo, a relação do monza SR é mais curta que do kadett Gsi... As relações de marchas do monza SR, são iguais às do kadett GS.
Quanto a do vectra GSi, não tem nem perigo de ser igual a do monza SR.. kadett Gs ou kadett Gsi... pois o câmbio do vectra Gsi é bem longo! :smt023

Câmbio do vectra GSi é o F-18. Dos outros não sei :|... mas sei que o diferencial nestes carros tbm é diferente...
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
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Carlos A. Freire
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Re:

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

jr.glaucio escreveu:rapaz tenho vontade de saber disso mais por enquanto isso é grego!! num entendi nada :?
Rsrsrsrs!!! Abaixo tem um texto com a explicação sobre relação de marcha.

Abs,

Carlos Freire

http://www2.uol.com.br/bestcars/cons-rel.htm


Relações de marcha: o acerto do câmbio

O que significa "relação de 0,80:1 e diferencial de 4,11:1", por exemplo, de um câmbio? Quais relações podem ser consideradas boas?
Orlando Higa
[email protected]




Boa pergunta, Orlando. Um automóvel possui várias marchas -- em geral cinco nos câmbios manuais e quatro nos automáticos, embora já haja diversos modelos com seis no manual e cinco no automático -- porque o motor a combustão, ao contrário do elétrico, não fornece o mesmo torque (força) em todos os regimes de rotações. Você percebe isso cada vez que entra numa subida e o motor perde giros, "pedindo marcha", uma redução para a marcha anterior.

O sistema de transmissão adota engrenagens com diferentes números de dentes para multiplicar ou reduzir a força do motor de acordo com a marcha selecionada. As relações ou reduções de marcha definem quantas voltas dá a engrenagem motora (a que move a outra) para cada volta da engrenagem movida.

A função dessa diferença é aumentar a velocidade da engrenagem movida, reduzindo a força, ou reduzir sua velocidade, aumentando a força, de acordo com a marcha que você seleciona no câmbio. Vamos exemplificar com uma marcha em que a engrenagem motora tem 15 dentes e a movida 30 dentes: há aqui uma relação, ou redução, de 2:1. A cada duas voltas da engrenagem motora corresponde uma única volta da engrenagem movida.

Disso se conclui que, quanto mais alta a relação de marcha (mais curta ou reduzida), mais rotações o motor terá de dar para uma mesma volta da roda do veículo. Se a relação for mais longa, ou numericamente menor, o motor vai girar menos para um mesmo número de voltas da roda. É o caso da relação de 0,80:1 que você forneceu, a quinta marcha de vários modelos Volkswagen.

Mas a transmissão não termina na relação das marchas. Todo automóvel possui um diferencial com sua relação. No outro exemplo fornecido, também da linha Volkswagen, a engrenagem motora dá 4,11 voltas para cada volta da engrenagem movida. Isso corresponde a uma multiplicação de força ou uma desmultiplicação de velocidade.

Assim, não importando qual a marcha selecionada, o motor vai girar 4,11 vezes mais que se o diferencial tivesse a relação de 1:1. Multiplicando-se a relação da marcha pela do diferencial e conhecendo o perímetro do pneu do veículo, pode-se determinar a velocidade teórica a partir do número de rotações por minuto do motor.

À guisa de curiosidade, os fabricantes franceses costumam indicar em suas fichas técnicas a relação invertida, com a divisão do número de voltas da engrenagem movida pelo da motora. Assim, uma quinta marcha de relação igual a 0,8:1 seria indicada como 1:1,25.

Determinar as relações de marcha adequadas, melhor dizendo, o correto escalonamento de marchas do câmbio, requer perfeito conhecimento das características do motor. Em geral, os motores mais esportivos (potência específica elevada), com comando de válvulas "bravo" (maior duração e levantamento), exigem relações numericamente mais próximas entre si, para reduzir a queda de giros nas mudanças de marcha. Motores de versões "comportadas" (potência específica baixa), tipicamente os de concepção mais antiga, admitem relações de marcha mais espaçadas, em função da curva de torque normalmente mais plana e ao torque máximo que surge em rotação mais baixa.

Em última análise, é a característica de funcionamento do motor que vai determinar o número de marchas do câmbio. Não pode ser esquecido que todo carro deve ser capaz de arrancar numa rampa de, no mínimo, 35%, completamente carregado, requisito que serve para determinar a relação da primeira marcha. As demais, como já vimos, são calculadas em função do motor. Assim, menor a cilindrada, mais marchas, e vice-versa. Mas há exageros com fins exclusivamente de marketing, como o Viper V10 de 8 litros e o Corvette V8 de 5,7 litros, ambos de seis marchas.

Uma característica especialmente desejável num carro em que a ênfase seja o desempenho é o "casamento" das rotações: a velocidade máxima deve ser atingida com o motor na rotação de potência máxima. Se esse equilíbrio não for obtido, a velocidade final em pista plana seguramente será menor, tanto com relação curta demais (rotações excedendo a de potência máxima) quanto com a longa demais (rotações abaixo da de potência máxima). Por isso nossas consultas de preparação sempre trazem a recomendação de quanto alterar a relação final de transmissão para "casar" as rotações de potência e de velocidade.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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Re: Relação da caixa de marchas do Monza

Mensagem não lida por BR MONZA »

Tudo bem Carlos A. Freire?
Pelo jeito você também gosta de diferenciar os câmbios! Só como observação, a quinta do SR 86 (1.8/S) é 0,89:1 e não 0,71. As relações do Monza SR 1.8 são quase as mesmas do Kadett GS. Na verdade, a quinta dos monzas Sl/E(2.0 álcool) é uma sobremarcha, sendo que a última marcha real é a quarta. Na versão esportiva SR 1.8/S, a GM "fechou" o câmbio e deixou a quinta com a mesma relação da quarta da versão SL/E (2.0 álcool), ou seja, passou a ser um verdadeiro 5 marhcas ao invés de um 4+E. Na versão 2.0(1987), o SR passou a sair com o diferencial um pouco mais longo, 3,74:1 ante 3,94:1 do anterior, mas mesmo assim seu escalonamento não se igualou ao do Kadett GS, pois neste, o diferencial continuou sendo 3,94:1, exatamente a quarta do Monza SL/E 20(álcool).
Muito obrigado pelas informações! :D
Boooooorn to be WiiiiiiiiiiiiiiiiiLLLLd!
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