PARAFUSOS CAIXA CAMBIO MONZA

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
lucasosmak
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Jan 2017, 19:35
Cidade: SÃO BERNARDO DO CAMP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

PARAFUSOS CAIXA CAMBIO MONZA

Mensagem não lida por lucasosmak »

Prezados colegas monzeiros, bom dia.

Recentemente fiz a manutenção da caixa de câmbio do meu monzão por completo. Desmontei inteira, fiz a limpeza de todos os componentes, troquei todas as juntas, retentores etc.
Mas na montagem da flange do semi-eixo da roda direita (conforme foto anexo), percebi que, dos 5 parafusos que fazem a fixação da flange, apenas 1 dá aperto e os outros 4 rosqueiam até o fim mas não dão aperto. Fiz também a substituição do anel que borracha que veda essa flange, ela encaixa bem apertada, mas estou preocupado, não sei se o fato dessa falta de aperto pode ocasionar algum vazamento ou até mesmo o deslocamento dessa flange com o carro em movimento.
Algum amigo saberia me dizer como proceder nesse caso, ou se posso deixar desse jeito mesmo.

Obrigado pela atenção.
caixa-cambio-monza-sr-5-marchas-1987-ate-1990-gm-1.jpeg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: PARAFUSOS CAIXA CAMBIO MONZA

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Lucas

Provavelmente alguém apertou demais os parafusos em alguma ocasião e espanou as roscas na carcaça.
Eu, se fosse você, aumentaria o diâmetro das roscas e colocaria parafusos de maior diâmetro.
Apesar de ser uma tarefa relativamente fácil, principalmente se você tem experiência em mecânica (você parece ter, pois desmontou uma caixa), pode ser necessário chamar um torneiro para fazer isso.
Um jogo de machos e parafusos de maior diâmetro não são coisas difíceis de se arranjar.
Já pensou se daqui a algum tempo, depois do seu trabalho todo, ter de abrir a caixa de novo por causa de um vazamento? Sem contar que vai perder óleo e prejudicar o meio ambiente.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
lucasosmak
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Jan 2017, 19:35
Cidade: SÃO BERNARDO DO CAMP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: PARAFUSOS CAIXA CAMBIO MONZA

Mensagem não lida por lucasosmak »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 03 Ago 2019, 07:15 Lucas

Provavelmente alguém apertou demais os parafusos em alguma ocasião e espanou as roscas na carcaça.
Eu, se fosse você, aumentaria o diâmetro das roscas e colocaria parafusos de maior diâmetro.
Apesar de ser uma tarefa relativamente fácil, principalmente se você tem experiência em mecânica (você parece ter, pois desmontou uma caixa), pode ser necessário chamar um torneiro para fazer isso.
Um jogo de machos e parafusos de maior diâmetro não são coisas difíceis de se arranjar.
Já pensou se daqui a algum tempo, depois do seu trabalho todo, ter de abrir a caixa de novo por causa de um vazamento? Sem contar que vai perder óleo e prejudicar o meio ambiente.

Abs
Luis, vou fazer isso.
Vou aumentar o diâmetro dos parafusos, assim ficarei mais tranquilo.
Obrigado.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: PARAFUSOS CAIXA CAMBIO MONZA

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Lucas

Uma coisa que eu esqueci é que dá para manter os mesmos parafusos e instalar nos furos roscas falsas, também chamadas helicoil, em aviação. Não sei como chamam esse tipo de rosca no comércio.
Aí você manteria os mesmos parafusos.
Esqueci de perguntar se os parafusos não estão com a rosca espanada. É difícil de acontecer, já que o material dos parafusos é aço e o da carcaça do câmbio é metal mole. SE for problema nos parafusos, é só substituir os mesmos.
Às vezes a simples troca dos parafusos por outros com medidas em polegadas, sendo um tiquinho mais espessos resolve o problema.
Eu uma vez resolvi um problema parecido num avião simplesmente besuntando uns parafusos com veda rosca, daqueles veda roscas que secam e ficam com consistência bem dura. Mas isso pode dificultar a remoção dos parafusos no futuro, se for necessário.
Enfim, existe mais de uma solução, à escolha do freguês. :lol:

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
lucasosmak
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Jan 2017, 19:35
Cidade: SÃO BERNARDO DO CAMP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: PARAFUSOS CAIXA CAMBIO MONZA

Mensagem não lida por lucasosmak »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 03 Ago 2019, 18:12 Lucas

Uma coisa que eu esqueci é que dá para manter os mesmos parafusos e instalar nos furos roscas falsas, também chamadas helicoil, em aviação. Não sei como chamam esse tipo de rosca no comércio.
Aí você manteria os mesmos parafusos.
Esqueci de perguntar se os parafusos não estão com a rosca espanada. É difícil de acontecer, já que o material dos parafusos é aço e o da carcaça do câmbio é metal mole. SE for problema nos parafusos, é só substituir os mesmos.
Às vezes a simples troca dos parafusos por outros com medidas em polegadas, sendo um tiquinho mais espessos resolve o problema.
Eu uma vez resolvi um problema parecido num avião simplesmente besuntando uns parafusos com veda rosca, daqueles veda roscas que secam e ficam com consistência bem dura. Mas isso pode dificultar a remoção dos parafusos no futuro, se for necessário.
Enfim, existe mais de uma solução, à escolha do freguês. :lol:

Abs
Luis, eu havia pensado em colocar as roscas helicoil também, pra manter os mesmos parafusos que não estão espanados, mas primeiramente vou tentar fazer com o veda-roscas como sugeriu. Vamos ver se dá certo.
Essa carcaça de aluminio é muito fácil de espanar as roscas. Mesmo aplicando os torques recomendados.
Obrigado.
Responder