DÚVIDAS COM TRAÇÃO DIANTEIRA. SOCORRO!

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
lucasosmak
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Jan 2017, 19:35
Cidade: SÃO BERNARDO DO CAMP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

DÚVIDAS COM TRAÇÃO DIANTEIRA. SOCORRO!

Mensagem não lida por lucasosmak »

Olá Amigos Monzeiros, tudo bem?

Estou restaurando meu monzão e apesar de encarar a empreitada toda, ainda tenho algumas dúvidas básicas sobre transmissão.
Hoje comecei a desmontar toda a mecânica do monzão para fazer uma funilaria na parede corta fogo e resolvi erguer a dianteira do carro apoiando sobre dois cavaletes.
Como de praxe, deixei o carro engatado, soltei os parafusos das rodas com o carro ainda no chão e levantei no macaco para apoiar nos cavaletes. Terminei de soltar os parafusos da roda do lado do motorista e soltei-a e na sequencia, e fui fazer o mesmo na roda ao lado do passageiro, e para minha surpresa, a roda girou, com um barulho de rolamento raspando.
Minha dúvida é, com as duas rodas dianteiras fora do solo, ambas não deveriam estar travadas? Agora fiquei assustado! Se algo estiver errado, o que pode ser? Diferencial? Homocinética quebrada?
Aproveitando o tópico, apoiei o carro em dois cavaletes no local demarcado para colocar o macaco, conforme o manual do usuário, e como pretendo deixar o carro apoiado por muito tempo dessa maneira, gostaria de saber se isso está correto ou se a um longo período de tempo poderá ocasionar alguma torção na carroceria.

Agradeço a atenção de todos;
Abraços.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: DÚVIDAS COM TRAÇÃO DIANTEIRA. SOCORRO!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Com as duas rodas levantadas é assim mesmo.
Se virar uma das rodas, com as mãos e motor desligado, a outra virá ao contrário
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: DÚVIDAS COM TRAÇÃO DIANTEIRA. SOCORRO!

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Lucas

Todo carro possui diferencial. Os de tração dianteira têm o diferencial dentro da caixa de câmbio. Os de tração traseira tem o diferencial lá atrás, entre as rodas traseiras.
O diferencial existe para que, nas curvas, a roda de dentro da curva possa girar menos que a roda de fora da curva (a roda de dentro numa curva percorre um percurso mais curto que a de fora), evitando derrapagem, desgaste de pneus, etc.
O ruim do diferencial é que, se o carro pegar um lamaçal, a força do motor vai se concentrar na roda que está mais livre, então o carro não sai do atoleiro.
Carros para todo terreno, como jipes, etc, possuem uma trava do diferencial, justamente para unir as rodas motrizes e evitar que uma gire independente da outra.
Se você levantar uma roda dianteira do Monza e deixar ela no ar, você pode dar partida no motor e engatar uma marcha que o carro não vai andar ou cair do macaco. Simplesmente a roda que estiver suspensa vai receber a força do motor e girar livre.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
lucasosmak
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Jan 2017, 19:35
Cidade: SÃO BERNARDO DO CAMP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: DÚVIDAS COM TRAÇÃO DIANTEIRA. SOCORRO!

Mensagem não lida por lucasosmak »

Pessoal, muito obrigado.
Responder