Câmbio Automático Monza 88

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
DIMITTRI
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Câmbio Automático Monza 88

Mensagem não lida por DIMITTRI »

Gente Boa Noite. Comprei um Monza SL 1988 com cambio automático, mas estou com um probleminha e gostaria da ajuda de vocês.

Quando ligo o carro pela manhã, ele demora muito pra engatar a marcha, ele tem o automático no " D " e tem a primeira e segunda marcha, mas não engata nenhuma das três, mas quando o carro já esta mais quente depois de 10 minutos ligado esse fato já não acontece mais.

Isso é normal? Pode ser nível de óleo de transmissão que esta baixo, ou precisando trocar?
No caso do meu carro que é automático esse óleo exige troca? Se sim qual óleo tenho que usar, qual o recomendado? Onde fica esse reservatório para que seja feita essa troca?

Desde já agradeço, caso me ajudem...

Abraços

Dimittri Soares.
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Carlos A. Freire
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Re: Câmbio Automático Monza 88

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O sintoma é de desgaste na transmissão e precisa de ser feita manutenção.
O primeiro passo é trocar o óleo e o filtro da transmissão. Esse serviço é complicado e não é como fazer a troca de óleo e filtro de motor. Melhor que seja feita em oficina reparadora de transmissão automática, pois corre o risco de o carro não andar mais depois da troca.

Claro que esse sintoma não é normal. A transmissão deve atender a solicitação em qualquer temperatura de uso do motor. Mesmo frio é colocar D e sair com o carro.

Sim, óleo de transmissão tem período de troca e faz parte do plano de manutenção preventiva, indicado no manual do proprietário do veículo. A cada 40.000km ou 2 anos. O que ocorrer primeiro.
O tipo de óleo recomendado consta no manual do proprietário do veículo. Dexron II
A verificação do óleo deve ocorrer a cada 10.000km e seu procedimento consta no manual do proprietário do veículo.
Não tem reservatório externo para armazenar óleo da transmissão. Ele fica dentro da caixa e no conversor de torque.

Caso não tenha o manual do proprietário do veículo, você poderá baixar gratuitamente, direto do site do Monza Clube do Brasil, através do link: https://www.monzaclube.com/manualpr/manualmonza1988.pdf

Abs,

Carlos Freire
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jorgeAP
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Re: Câmbio Automático Monza 88

Mensagem não lida por jorgeAP »

Respostas precisas Carlos, porém acho que é válido ele testar o câmbio automático quando estiver aquecido, fazendo uma arrancada em aclive de marcha ré, se o carro tiver força para arrancar sem forçar muito o acelerador e sinal que o desgaste natural não afetou a transmissão. E isso e um ótimo sinal de que só a troca do óleo pode resolver, juntamente com a troca do filtro e também a junta do cárter da caixa.
Monza 91 automático (o melhor)
DIMITTRI
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Re: Câmbio Automático Monza 88

Mensagem não lida por DIMITTRI »

Agradeço muito a vocês dois, Carlos A. Freire e Jorge AP. Fiz o teste que o Jorge disse e ele sobe tranquilo sem forçar, inclusive a marcha ré é a única que engata a qualquer hora, posso ligar ele e no mesmo instante engatar a ré que vai, somente as outras marchas é que não estão assim.

Um amigo me disse que pode ser o kit de embreagem que não esta legal que é barato de trocar e tem 80% de certeza que vai resolver isso procede?
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Carlos A. Freire
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Re: Cãmbio Automático Monza 88

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Trocar o kit de embreagem de uma transmissão automática é fazer o reparo da transmissão. Esse kit de embreagem não é como na transmissão manual que é externa ao câmbio. Fica interna e nesse caso, troca-se todas as peças com desgastes e com defeito.
Antes de fazer a manutenção, troque o óleo e o filtro da transmissão e verifique o que acontece. Se não resolver ou ficar pior, não tem jeito e a transmissão precisará passar por reparos.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Câmbio Automático Monza 88

Mensagem não lida por jorgeAP »

Novamente correto Carlos, o kit e relativamente barato, são os discos de composite, porém tem a junta, o óleo, o filtro a cinta, acho que não faltou nada. De qualquer forma se compra o kit completo. Porquê abrir a caixa e deixar peças já com desgaste para trocar depois e jogar dinheiro fora, normalmente a mão de obra e uma 2x o preço das peças.
Como falei, se a ré está normal acho que umas 2 trocas de óleo e filtros intercalada resolverão.
Monza 91 automático (o melhor)
jorgeAP
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Re: Câmbio Automático Monza 88

Mensagem não lida por jorgeAP »

Acrescentando, ideal é pressurizar o sistema para retirar o máximo de óleo possível.
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Mauro Martins
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Re: Câmbio Automático Monza 88

Mensagem não lida por Mauro Martins »

Boa tarde!!! Fiquei com o Monza 86 Classic automático, que pertencia à meu sogro e estava aqui tentando entender o funcionamento, lendo suas respostas. O meu precisa subir o giro até 3500 rpm e aliviar o pé para a 2° marcha entrar e, a 3° na cidade nem pensar. Somente na estrada com o giro a 4000 rpm e a descer que ele passa a marcha e, sempre aliviando o pé. Gostaria de saber se isso é normal no Monza e se podem me ajudar. Ainda fiz o teste da marcha ré como vi numa resposta anterior e ele sobe a rampa da minha garagem sem problemas. Desde já eu agradeço e mesmo com as dificuldades estou feliz com a nave. Um abraço à todos!!
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