Caixa de marchas

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
Jonathan2018
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Mar 2018, 21:10
Cidade: Sao leopoldo
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 1.6
Ano: 1982
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Caixa de marchas

Mensagem não lida por Jonathan2018 »

Dai galera, blz?
Me chamo Jonathan e sou do Rio Grande Do Sul.
Eu tenho um Monza Hacth. 1.6, ano 82 e ele tem uma caixa de 5 marchas. Só que a caixa não ta boa e quero saber se posso colocar uma caixa de outro Monza nela ou de um Kadett e, que tipo de caixa devo colocar nele? Uma caixa com marchas curtas ou longas?
Um forte abraço a todos.
Avatar do usuário
PedroCTR
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 164
Registrado em: 09 Jan 2011, 15:16
Cidade: Rio Grande
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Caixa de marchas

Mensagem não lida por PedroCTR »

Jonathan2018 escreveu: 19 Mar 2018, 21:56 Dai galera, blz?
Me chamo Jonathan e sou do Rio Grande Do Sul.
Eu tenho um Monza Hacth. 1.6, ano 82 e ele tem uma caixa de 5 marchas. Só que a caixa não ta boa e quero saber se posso colocar uma caixa de outro Monza nela ou de um Kadett e, que tipo de caixa devo colocar nele? Uma caixa com marchas curtas ou longas?
Um forte abraço a todos.
Praticamente qualquer câmbio da família Monza/Kadett/Ipanema/Astra belga/Vectra "A" vai servir.
Só precisa prestar atenção quanto ás relações de marcha, todos esses modelos foram produzidos com amplas variações nas relações de marchas e diferencial, o que poderá te causar surpresas ou decepções, caso não se certifique do modelo "doador".
Normalmente Kadett´s e Astras vão exibir relações mais curtas, que se traduzem num carro mais "esperto" e ágil, porém chato em rodovia, por ter pouca velocidade final e rotação mais alta em velocidade de cruzeiro.
Monzas e Vectras normalmente possuem câmbios alongados, não são tão ágeis, mas oferecem boa experiência em velocidades de cruzeiro, que se traduz em economia de combustível.
Te aconselho primeiramente á tentar reparar o câmbio original, caso seja impossível ou não compensatório financeiramente, procure um Monza como doador e certifique-se do bom funcionamento da caixa, se possível leve á uma oficina especializada para checar folgas e abri-lo completamente á fim de verificar desgastes e realizar a troca das juntas, gaxetas e retentores.
Esses câmbios frequentemente apresentam folgas excessivas na carcaça do satélite(diferencial) que gera vazamentos crônicos.
Recentemente troquei o câmbio do meu Branco 2,0 93 em decorrência desse defeito(folga na satélite), mas tenho o câmbio removido guardado e tão logo possível, vou repará-lo e reinstalar no carro.
MONZA - Só quem o possui, o entende.
MONZA SL 1993 2,0 EFI BRANCO MAHLE
AGORA TAMBÉM MONZA GL 1,8 EFI 1994 AZUL STRAUSS
A FAMÍLIA CRESCEU!
Responder