Monza 94 - Óleo da caixa de marcha

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
JORGE BARBOSA
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Monza 94 - Óleo da caixa de marcha

Mensagem não lida por JORGE BARBOSA »

Baseado nas informações sobre a troca de óleo da caixa de marchas publicada nesse fórum fui hoje, 20/02/2017, a um posto perto da minha residencia para checar a situação do meu carro.
O carro Monza 94, foi comprado zero, já está com 172 mil km rodados e nunca havia atentado para o fato. (rodo pouco por sempre dispor de dois carros)
Lá chegando perguntei se precisava retirar a tampa do carter da cx de marcha ao que o atendente respondeu que não. Bastava retirar um parafuso na lateral direita da cx, para verificar o nível.
Para minha surpresa ao ser informado, e confirmei isso, não conseguia-se visualizar óleo na vareta, em forma de gancho, inserida no orifício de onde havia sio retirado o parafuso.
Finalizando! Tive de colocar 1,5 lts de ISO Fluido 556 que foi todo absorvido pela caixa.

Por que, não tive problemas até agora com essa caixa de marchas quase seca?

Abraços a todos.
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Carlos A. Freire
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Re: Monza 94 - Óleo da caixa de marcha

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Eu nessa situação teria trocado todo óleo e não completado.

A capacidade de abastecimento do câmbio manual é de 2litros.

Procure por vazamentos, pois não era para ter baixado tanto o o nível de óleo.

PS: Tópico movido para seção correta.

Abs,

Carlos Freire
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JORGE BARBOSA
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Re: Monza 94 - Óleo da caixa de marcha

Mensagem não lida por JORGE BARBOSA »

Apesar do atendente ter torqueado os parafusos dá tampa do carter dá cx, vou observar se vai ocorrer algum vazamento.
Quanto ao trocar, naquele momento achei que nenhum óleo havia para trocar.
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Carlos A. Freire
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Re: Monza 94 - Óleo da caixa de marcha

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Os vazamentos podem ocorrer em várias partes do câmbio. Pelo retentor do liame, pelos retentores dos semi eixos, por juntas...
Se estivesse totalmente sem óleo, logo escutaria o câmbio roncar e, continuando a andar, certamente iria danificar.

Se completou o óleo por gravidade e um funil, até escorrer pelo bujão lateral, está certo nesse 1,5 litros abastecido. Se completou pela máquina movida por manivela, desconfie. Os frentistas ou operadores na sua maioria não sabem calcular a quantidade de voltas em litros.

Certa vez, nos anos 90, em um Monza SL/E 91 que tive, o frentista completou, segundo ele, 2,5 litros de óleo de câmbio. O problema é que a capacidade é de 2 litros. Por isso eu mesmo faço a troca de óleo.
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JORGE BARBOSA
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Re: Monza 94 - Óleo da caixa de marcha

Mensagem não lida por JORGE BARBOSA »

A bomba manual utilizada, tipo seringa, com capacidade de 500ml, aspirou dos 3 frascos que comprei.

Ao final do último frasco houve um pequeno extravasamento pelo orifício do parafuso.

Grato pela dica dos locais de possíveis vazamentos.
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mspagiari
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Re: Monza 94 - Óleo da caixa de marcha

Mensagem não lida por mspagiari »

Carlos, fui trocar o óleo esta semana e completaram o o oleo de cambio pelo funil, queria saber se não dá para verificar o nivel pelo orificio onde o funil foi inserido (e q chave usar para abrir) parece uma chave de vela catraca q o cara usou, pois desde q comprei o carro sempre olham pelo parafuso de baixo lá no carter, só lá q dá pra ver o nivel? O cara meteu dois litros !!!! ...

O meu tb tava baixo,mas o cambio tava normal, ainda bem q mando sempre verificar o nivel de oleo de cambio em todos os carros q tive, desde o fiat 147...

Nunca vi alguem ver como está o óleo de cambio no posto, a maioria acha q nem existe isto...
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Carlos A. Freire
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Re: Monza 94 - Óleo da caixa de marcha

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Para conferir somente pelo bujão lateral, acesso por baixo do carro. Por cima apenas para adicionar.
Se completou por estar com nível baixo, recomendo a troca, pois são apenas 2 litros de capacidade e, procurar o vazamento. Se baixou esse óleo vazou.
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