Parafuso solto e seção "melados".

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
Marcelo Deimos
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 60
Registrado em: 11 Dez 2015, 14:09
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza 650
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Parafuso solto e seção "melados".

Mensagem não lida por Marcelo Deimos »

Bom, os vídeos só apareceram usando o celular e o Firefox. Nos outros navegadores eles não aparecem, ficam uma tela preta apenas. Então, vou pôr o link direto. Se alguém puder ajudar a sanar este conflito em relação ao fato de aparecer em um navegador e não em outros, eu agradeço. :ok:
Aqui, o vídeo abrange mais que a questão da direção, mas a direção foi a intenção do vídeo, ok?

https://www.youtube.com/watch?v=SR5f55fKa7w
AMAT VICTORIA CURAM
Marcelo Deimos
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 60
Registrado em: 11 Dez 2015, 14:09
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza 650
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Parafuso solto e seção "melados".

Mensagem não lida por Marcelo Deimos »

Fiz um vídeo com ele funcionando. Além da porca que tem que colocar no parafuso, como podem ver, ela está berrando...e muito. Ainda não tenho certeza da função desse parafuso. Mesmo assim, estou na dúvida se é da correia ou da própria polia que vem o berro. Tirei umas fotos da parte de trás do reservatório da DH e está melado também, inclusive sujando o alternador (agora que descobri que é um BOSCH 75a). Mas a minha desconfiança é que seja barulho na própria polia da bomba. Mas eu não sei nada, sou um aprendiz apenas. O que os companheiros acham disso?
No aguardo de orientações dos companheiros.
Obrigado e grande abraço a todos!

https://www.youtube.com/watch?v=Hb7eP2ejCZg

Em imagens: o parafuso e a parte de trás do reservatório da DH.
Imagem
Imagem
AMAT VICTORIA CURAM
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Parafuso solto e seção "melados".

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Marcelo, boa tarde.

Com relação ao parafuso solto, na parte de trás vai uma porca e um suporte em "L", que fixa entre esse suporte da DH e o coletor de admissão. A porca desse parafuso entra em um furo com mesmo sextavado da porca. Ocorre que uma porca com a medida da rosca e com sextavado para esse furo é difícil encontrar para reposição, e colocam maior, quebrando o suporte em "L". Sem esse suporte, ao acelerar pode ocorre de o conjunto se mover e desalinhar a polia, danificando a correia.

Com relação ao vazamento de óleo do reservatório, verifique se é mangueira, tampa ou excesso de óleo, como comentou no vídeo. Alguns casos é problema na bomba da DH, sendo assim, passar por manutenção.

O óleo na admissão pode ser por conta de obstrução na sistema de respiro, e principalmente, na conexão que vai no coletor de admissão, abaixo do TBI. Estando obstruído, além de encher de óleo o TBI (carburador e coletor), provoca vazamento em outras partes do motor e empena a tampa e o compartimento do filtro de ar, o que as imagens mostram que já ocorreu. Temos tópicos sobre esse sintoma, onde tem defeitos, avaliações e soluções. Use a ferramenta de pesquisa para encontrar essas informações.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Parafuso solto e seção "melados".

Mensagem não lida por waldir »

Marcelo, vc não disse o que quer mostrando os videos... na minha opinião você está economizando palavras.

Vc não perguntou nada e eu estou observando o que vi rapidamente desde a sua primeira mensagem.
Se vc não quer perguntar nada e só mostrar, desculpe-me ser 'incherido'

Esse parafuso mantém o reservatório da DH fixo e "eu acho" que por ele estar girando solto e cutucado a todo momento pela polia do alternador está comendo a rosca, então não vai adiantar colocar a porca sem substituir o parafuso.
Para substituir o parafuso vai precisar tirar a correia do alternador, soltar a aba que cobre a polia e soltar depois a polia do alternador que tem 3 parafusos.
Como a correia do alternador necessita de esticador, se não tiver habilidade e saber como tira e põe, a correia vai gritar... É melhor deixar para um profissional.

A melequeira no suporte do filtro certamente é o caninho do coletor de admissão que está entupido e o filtro do blowby está saturado.
vide tópico http://forum.monzeiros.com/viewtopic.ph ... 5&start=10

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.ph ... 95#p418606
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Marcelo Deimos
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 60
Registrado em: 11 Dez 2015, 14:09
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza 650
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Parafuso solto e seção "melados".

Mensagem não lida por Marcelo Deimos »

Ok, Waldir. Eu perguntei, claro. O Carlos respondeu e vc também respondeu. Vou mandar profissionais fazerem o serviço. Jamais faria isso. Obrigado pelos links.
AMAT VICTORIA CURAM
Marcelo Deimos
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 60
Registrado em: 11 Dez 2015, 14:09
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza 650
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Parafuso solto e seção "melados".

Mensagem não lida por Marcelo Deimos »

Carlos A. Freire escreveu:Marcelo, boa tarde.

Com relação ao parafuso solto, na parte de trás vai uma porca e um suporte em "L", que fixa entre esse suporte da DH e o coletor de admissão. A porca desse parafuso entra em um furo com mesmo sextavado da porca. Ocorre que uma porca com a medida da rosca e com sextavado para esse furo é difícil encontrar para reposição, e colocam maior, quebrando o suporte em "L". Sem esse suporte, ao acelerar pode ocorre de o conjunto se mover e desalinhar a polia, danificando a correia.

Com relação ao vazamento de óleo do reservatório, verifique se é mangueira, tampa ou excesso de óleo, como comentou no vídeo. Alguns casos é problema na bomba da DH, sendo assim, passar por manutenção.

O óleo na admissão pode ser por conta de obstrução na sistema de respiro, e principalmente, na conexão que vai no coletor de admissão, abaixo do TBI. Estando obstruído, além de encher de óleo o TBI (carburador e coletor), provoca vazamento em outras partes do motor e empena a tampa e o compartimento do filtro de ar, o que as imagens mostram que já ocorreu. Temos tópicos sobre esse sintoma, onde tem defeitos, avaliações e soluções. Use a ferramenta de pesquisa para encontrar essas informações.

Abs,

Carlos Freire
Êita, Carlos, então até o compartimento do filtro foi embora, rs?
Eu vi o suporte em "L" que vc mencionou, preso ao coletor de admissão. Conforme eu disse no vídeo, cometi a ignorância de rodar com o carro com o nível de óleo acima do normal e alguns amigos disseram que ia dar problema, mas eu ignorei por estar com a cabeça cheia, problemas pessoais e algumas coisas às quais não consigo superar. Mas, voltando ao assunto, o motor era sequinho, não tinha nenhuma gota. Bom, mas agora é partir pra resolver a questão. Resolver os problemas do respiro, da bomba da DH, mandar dar um trato na injeção e mais outras coisas que eu achei aqui, rs. Vou estudar os tópicos relacionados a isso. Preciso aprender muito.
Obrigado, Carlos.
Grande abraço!
AMAT VICTORIA CURAM
Responder