Retentor do trambulador da caixa de mudanca

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
SergioAlex
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 42
Registrado em: 25 Set 2014, 05:58
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte-RN
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: GNV

Retentor do trambulador da caixa de mudanca

Mensagem não lida por SergioAlex »

Bom dia Monzeiros,
Ontem tirei o trambulador da caixa de mudanca para trocar o retentor porque tava melado de oleo naquele cantinho em baixo do retentor. Essa manha ja tava melado de oleo de novo. Nao sei se porque nao coloquei a cola para juntas de motores disel ao colocar o retentor o porque o liame fica desgastado. A junta comprei una nova ma parece feita de papelao. Alguma dica ?
Abs
Sergio
MONZA SL 2.0 1992 Gasolina/Gnv
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Retentor do trambulador da caixa de mudanca

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Erro em alguma coisa... Procedimentos... Peça ruim... ou o liame está com desgaste...

Não vai cola em local algum, nem no retentor e nem na junta. Para ter uma ideia, nesses 15 anos com meu Monza GLS 96, já troquei muitas vezes esse retentor e 1 vez o liame, nunca usei cola e nem mesmo troquei a junta, que é cinza que lembra amianto. Demora muito tempo para começar vazar novamente pelo retentor.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
SergioAlex
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 42
Registrado em: 25 Set 2014, 05:58
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte-RN
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: GNV

Re: Retentor do trambulador da caixa de mudanca

Mensagem não lida por SergioAlex »

Oi,
Pensei na cola porque na area "faca voce mesmo" "tutoriais ilustrados e projetos" , no procedimento tava escrito de colocar cola para juntas de motor disel mas eu nao coloquei mesmo. Agora vou ver se acho um liame novo ou seminovo e vou medir com o calibro o diametro pra ver se o meu fica mais fino.
Abs
Sergio
MONZA SL 2.0 1992 Gasolina/Gnv
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Retentor do trambulador da caixa de mudanca

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

No outro problema que teve no Monza trocou peças sem fazer os devidos testes. Pode ser que colocou peças novas no lugar de peças boas, todas as peças do sistema de IE podem ser testadas verificando se estão realmente com defeito.

Não troque o liame sem ter certeza de desgaste. Há outras possibilidades que mencionei lá em cima: Procedimentos errados, peças de má qualidade - com defeito ou aplicação errada, liame com desgaste...

Juntas e retentores não precisam de colas. Use o manual de reparações do Monza 90, que é o indicado pela montadora.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Retentor do trambulador da caixa de mudanca

Mensagem não lida por waldir »

SergioAlex

Se for comprar a haste do trambulador genérico, dê preferência para a marca Kit&Cia para Monza.

Eu havia comprado anteriormente um genérico(sem marca- no name) e não deu certo, me parece que era para Kadett e a furação um pouco deslocada dificultava para engatar a ré. Foi só trocar pelo Kit&Cia que solucionou, custou R$14,60.

Vide o vídeo da desmontagem:>

MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
SergioAlex
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 42
Registrado em: 25 Set 2014, 05:58
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte-RN
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: GNV

Re: Retentor do trambulador da caixa de mudanca

Mensagem não lida por SergioAlex »

Olà galera,
eu assisti o video e fiz do mesmo jeito. Agora aqui em baixo uma foto do liame e da pra ver atè o cantinho melado de oleo.
O retentor que troquei è da mesma marca daquele do video.

Essa manha eu fui na loja autorizada da Chevrolet e o liame custa 16 Reais e a marca è "REVIAM"

Abs
Sergio

Imagem
MONZA SL 2.0 1992 Gasolina/Gnv
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Retentor do trambulador da caixa de mudanca

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Fotos não deixam claro se a peça está ou não com problema, mas a impressão que dá é que esse liame está com desgaste acentuado e não está utilizando o óleo de câmbio recomendado para transmissão do Monza.

A última vez que troquei esse liame, paguei algo próximo de R$40,00 na peça original GM na Accioly.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
SergioAlex
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 42
Registrado em: 25 Set 2014, 05:58
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte-RN
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: GNV

Re: Retentor do trambulador da caixa de mudanca

Mensagem não lida por SergioAlex »

Olà Carlos,
eu sei que o oleo certo è o ipiranga isafluid 556 cor vermelho mas ha 3 meses atrais eu fui em mais de um posto ipiranga e mais em um monte de loja de troca de oleo e nao achei. Aqui ja fica dificil achar a peca do que voce precisa, escolher atè a marca fica quase imposivel. A autorizada Chevrolet tem esse liame da marca "REVIAM" por Astra,Celta,Calibra,Corsa,Kadett,Monza,Vectra todos CX, Mecanica. N° original 90147931
Pra ter nocao de como è por aqui , ontem fui em uma loja (a maior de auto pecas aqui em Natal) pedindo o kit de reparo da alavanca do cambio (as 2 buchas etc...) e me responderam que tem apenas a alavanca completa por 230 reais.

Abs
Sergio
MONZA SL 2.0 1992 Gasolina/Gnv
Responder