Cambio F18

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
mpgfa
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 325
Registrado em: 07 Mai 2008, 15:42
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Re: Cambio F18

Mensagem não lida por mpgfa »

BELEZA RAFAELO,HOJE EU TAMBEM LIGUEI PARA O DETRAN PARA FALAR A RESPEITO DA TROCA DA CAIXA DE CAMBIO E ELA ME EXPLICOU QUE PODE MUDAR SEM PROBLEMAS E NAO PRECISA AVISAR AO DETRAN, A UNICA COISA QUE NAO PODE SER FEITO SEM AVISAR A ELES É O BLOCO DO MOTOR.
ABRAÇOS
mpgfa
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 325
Registrado em: 07 Mai 2008, 15:42
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Re: Cambio F18

Mensagem não lida por mpgfa »

Boa noite a todos,infelizmente hoje fui na oficina onde estava a caixa f 18 justamente para efetuar a troca pela f 16 e me enganei pensando que fosse igual a da foto que postei mas não era segue as fotos dela.

Imagem
Imagem
Imagem

segundo o mecânico ele acha que da para trocar o miolo, o que vcs acham? semana que vem estarei levando o carro la para resolver esse problema.

Abraços a todos.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cambio F18

Mensagem não lida por Rafaelo »

pois é, esse é o problema. existem 2 modelo e esse é o modelo usado no monza bicudo.

trocando o trem de engrenagem acho que nao da pq o F18 teve mudanças interna, se voces vao no escuro desmonta pra nao dar certo nao sei se é uma boa. não tenho conhecimento se são intercambiáveis.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
MarceloFb
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Jul 2014, 12:18
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cambio F18

Mensagem não lida por MarceloFb »

Pessoal Boa tarde....SOu novo no forum.... e nao sei se estou fazendo a pergunta no lugar certo..

Mais a Duvida é o seguinte....
Meu pai tem um MOnza 92 e tem um cambio " reserva" que é uma caixa f-16....
E meu vectra 98 2.0 cambio f-18 deu pau no pinhao... e nas engrenagem da caixa satelite, estourou....
A caixa satelite eu vi q a d monza é a mesma do vectra , porem a relaçao da coroa e pinha é diferente...

Monza que eu tenho é Pinhao :16 dentes e Coroa : 67 dentes..
Vectra que eu tenho é Pinhao :19 dentes e Coroa : 71 dentes...

A DUVIDA é....eu poderia colocar a relaçao do monza no meu vectra sem problema algum ? oque eu ganharia ou PERDERIA com isso ?

ALguem sabe me responder, ou alguem ja possou por essa situaçao mesmo q seja vice-versa?

Grato.
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 696
Registrado em: 09 Mar 2009, 11:52
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Cambio F18

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Ressucitando o tópico, pois estou passando pelo mesmo problema. Quero colocar um F18 do tuba no meu sl/e 89. Como não tem o suporte inferior, penso em cortar a lata no doador, onde é fixado o calço inferior, e soldar no chassis do meu caixote. A barra estabilizadora passa bem ali e é diferente, então tbm preciso trocar. Com isso, quero tirar aquele calço que tem em baixo do alternador, já que não é usado no tubarão. Volante/disco/plato/garfo e colar, penso em usar os atuais no F16 que estão novinhos, mas se não for possivel, tem um jogo em bom estado montado no F18.

Agora as dúvidas:

Essa adaptação para o suporte inferior, pode trazer algum problema ou dificuldade que torne o trabalho inviável?
Posso eliminar o calço em baixo do alternador?
O escapamento tbm passa por ali, vai estorvar essa adaptação?
É possivel montar o kit de transferência do F16 na caixa F18?
O motor de partida tem encaixe e furação igual nos 2 modelos?
Os semi eixos e a junta elástica são iguais no monza para F16 e F18?


Muitas dúvidas né? Agradeço a quem puder auxiliar. Meu F16 está moído, e quero aproveitar esse F18 que tenho disponível aqui...
Azul Atlantis 89 2.0
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cambio F18

Mensagem não lida por Rafaelo »

kaio tu esta indo pelo lado mais dificil... que é justamente adaptaçao.

pq tu nao coloca um F18 que tem o apoio traseiro? por exemplo vectra. e 3 apoio agente sabe que foi falha no sistema, isso sobrecarrega o apoio perto da VT.

* sim é possivel usar o sistema F16 de transferencia no F18, porem nao vejo logica nisso, o F18 tem mais massa e é mais robusto o disco/plato.
* o resto das tuas duvidas nao se aplicam nessa minha dica.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 696
Registrado em: 09 Mar 2009, 11:52
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Cambio F18

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Rafaelo, estou desmontando um Kadett GSI, e nele tem um câmbio F16 só que é diferente do meu, ele não tem os 3 furos em cima. Mas tem um amigo meu desmanchando um tubarão, aí vou trocar o câmbio com ele, pois o F16 do kadett é muito curto, e em ambos eu teria que adaptar o suporte, mas não gastaria $$ comprando outro câmbio. E a barra estabilizadora do Monza, a lata do suporte, etc eu posso retirar do kadett ou do tubarão, pois meu amigo me cedeu o que for preciso, só ir la buscar.

A lógica que vi em usar o sistema do F16 é que as peças não tem 16 mil rodados. Até o volante mandei tornear quando troquei a embreagem. Já o Kit do F18 está bom, porém muito mais rodado. Então bateu a dúvida, vc é mais experiente pode dizer se mais vale o disco menor "novo" sachs, ou o maior luk já um pouco gasto.

Pra não sobrecarregar o calço frontal, eu poderia então manter o calço em baixo do alternador que já existe.
Me diz oq faria se fosse seu.
Azul Atlantis 89 2.0
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cambio F18

Mensagem não lida por Rafaelo »

sobre ter 2 furos isso nao é um problema. a minha caixa é F17(praticamente identica ao F18) e tem 2 furos no suporte superior traseiro. tanto é que desenvolvi um porte pra por ali sem adaptaçoes.
2 furos M10 é suficiente. se venho de fabrica assim é pq nao tem problema.

a F18 do vectra que me refiro tem 2 furos pro suporte traseiro superior, o monza tinha 3 por exagero do projetista. isso nao seria um problema.

mas como tu disse que teu cambio estava moido deu a entender que tudo estava ruim. ok, é uma explicaçao valida. se quiser usar pode usar, mas vai sair do projeto do cambio(torque). porem antes de mais nada confirme as estrias da ponta do eixo primario, fazzzzzzzz tempo, mas nao lembro se tem diferença... ae se tiver a coisa muda totalmente. se tiver é nos F18 do vectra, da uma olhada, acho que falei disso nao sei onde...

meça o desgaste desse sistema do F18, tem o manual pra isso, se estiver dentro do toleravel é ate melhor, pq o volante muda... vamos supor que tu vai fazer uma troca? ae o mecanico desavisado troca peças do F16 pro F18 ou vice- versa, por isso era bom mudar tudo pro padrao F18. a limpeza do volante nao custa mais que 40 pila. e pode reaproveitar plato/disco, so veja se vale apena, senao tem risco, azulamento, etc. ahhh acho que rolamento guia muda tb. veja isso tb.

------------------

posso ser sincero? não faria isso. não gosto de adaptaçoes, oque nao quer dizer que nao goste ou nao aprove mudanças no sistema original... eu prefiro saídas mais originais possível(instalação) peças fabricadas, reversoes, e peças originais que sejam compativeis.

por isso te dei a dica de pro um F18 que ja tenha os furos traseiro. dae é simples de mais... pra por o F18 do monza/kadett não vejo outra saida a nao ser adaptar. dae teria que fazer essa tua ideia, arrancar o suporte do monza bicudo e soldar no teu monza. se tu nao se encomoda com isso é possivel tb.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder