Não Consigo Mais Montar a Ré Do Monza
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erivone
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Não Consigo Mais Montar a Ré Do Monza
:smt017 Galera Da Um Toque Ai
Meu Irmão Sismou De Mexer No Cambio ai Então a Ré Não Entra Mais, E Para Complicar o Cabo de Aço Arrebentou Ai Então ele Não Conseguiu Mais Montar e Agora Galerinha o Que Fazer :smt010
- waldir
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Re: Não Consigo Mais Montar a Ré Do Monza
erivone,
Coincidentemente apanhei hoje para colocar a ré.
Troquei óleo da cx das engrenagens do câmbio e troquei o retentor do eixo do liame, apanhei para tirar o pino de trava, troquei o liame e aí apanhei novamente para acertar o varão para engatar a ré. Putz! só apanhei hoje... gastei 1 hora e meia para acertar a ré.
Como é algo que não se mexe foi na base da tentativa.

O liame tem que ficar no ponto morto. Isto é você pode enpurrá-lo tudo para a esquerda ou puxá- o tudo para a direita o ponto morto é no meio.
Tendo soltado um pouco a porca do varão que prende no serrilhado. O varão tem que ficar 20mm mais ou menos para a direita ( o X já é serrilhado, o outro pedaço do serrilhado fica dentro do varão) conf o croquis acima.
E o varão deve ser apertado conf croquis a linha divisória do varão não no meio-horizontal, mas sim pouco acima. Quando engatar a ré o varão puxa o liame para trás à direita e vira-o(sentido anti-horário) engatando a ré e ficando então a linha divisória do varão na horizontal.
É um pé no saco acertar isso.
Se tiver difícil deixa funcionando as marchas à frente e vá até uma oficina. (Para tirar da garagem (ré) dá para empurrar... ou chamar o mecânico e pagar-lhe uma cerveja.
Coincidentemente apanhei hoje para colocar a ré.
Troquei óleo da cx das engrenagens do câmbio e troquei o retentor do eixo do liame, apanhei para tirar o pino de trava, troquei o liame e aí apanhei novamente para acertar o varão para engatar a ré. Putz! só apanhei hoje... gastei 1 hora e meia para acertar a ré.
Como é algo que não se mexe foi na base da tentativa.

O liame tem que ficar no ponto morto. Isto é você pode enpurrá-lo tudo para a esquerda ou puxá- o tudo para a direita o ponto morto é no meio.
Tendo soltado um pouco a porca do varão que prende no serrilhado. O varão tem que ficar 20mm mais ou menos para a direita ( o X já é serrilhado, o outro pedaço do serrilhado fica dentro do varão) conf o croquis acima.
E o varão deve ser apertado conf croquis a linha divisória do varão não no meio-horizontal, mas sim pouco acima. Quando engatar a ré o varão puxa o liame para trás à direita e vira-o(sentido anti-horário) engatando a ré e ficando então a linha divisória do varão na horizontal.
É um pé no saco acertar isso.
Se tiver difícil deixa funcionando as marchas à frente e vá até uma oficina. (Para tirar da garagem (ré) dá para empurrar... ou chamar o mecânico e pagar-lhe uma cerveja.
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- jesuino b ferreira
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Re: Não Consigo Mais Montar a Ré Do Monza
como ja aconteceu,nao vai adiantar muita coisa o que vou postar.
mas,pode ajudar alguem no futuro.
estes duas troquei o retentor do monza de 01 amigo e marquei a posiçao antes de mexer no liame com um marcador de tinta mesmo.
marquei o giro e profundidade e nao tive problemas em montar.
fica a dica :smt023
mas,pode ajudar alguem no futuro.
estes duas troquei o retentor do monza de 01 amigo e marquei a posiçao antes de mexer no liame com um marcador de tinta mesmo.
marquei o giro e profundidade e nao tive problemas em montar.
fica a dica :smt023
- waldir
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Re: Não Consigo Mais Montar a Ré Do Monza
Eu também marquei no liame que estava, mas o novo é de outra marca inteiriço diferente do velho... entonces só guardei a referência da distancia do varão... talvez se eu tivesse tirado uma foto antes do procedimento teria ajudado melhor.jesuino b ferreira escreveu:como ja aconteceu,nao vai adiantar muita coisa o que vou postar.
mas,pode ajudar alguem no futuro.
estes duas troquei o retentor do monza de 01 amigo e marquei a posiçao antes de mexer no liame com um marcador de tinta mesmo.
marquei o giro e profundidade e nao tive problemas em montar.
fica a dica :smt023
Editado pela última vez por waldir em 08 Mai 2014, 07:17, em um total de 1 vez.
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- jesuino b ferreira
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Re: Não Consigo Mais Montar a Ré Do Monza
na troca do liame,ai a coisa começa a complicar,pois tem que começar do zero :smt023Eu também marquei no liame que estava, mas o novo é de outra marca inteiriço diferente do velho
- Carlos A. Freire
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Re: Não Consigo Mais Montar a Ré Do Monza
Se não trocar o acoplamento do liame com varão, é só soltar o pino que não vai ter problemas com ajustes. Se for necessário a troca do acoplamento para o tipo de peça vendida no mercado paralelo, trave o sistema na tampa do trambulador lá na tampa, para que fique em ponto morto e fixo. Levante a coifa da alavanca do câmbio e identifique as duas marcações que indicam o centro da alavanca. Uma na frente e outra na lateral esquerda. Então, duas marcas como seta na base e duas na alavanca. Mantendo as duas marcações é só fixar o varão através do parafuso. Se tiver alguma folga na alavanca ou varão, terá de fazer um ajuste fino, movendo muito pouco o ajuste para compensar essas folgas.
Ao remover o pino elástico do liame, tem que tomar cuidado para posição que vai soltar, para que o pino caia em um local mais fundo, se não observar o pino vai travar na carcaça impedindo que saia e também de voltar ao local de origem. Um saca pino e um martelo pesado, mais uma madeira para apoiar a tampa ajudam na manutenção. Eu costumo remover a válvula de respiro da tampa para facilitar o apoio e também não quebrar a tampa.
Todos os procedimentos dessas manutenções estão em um tópico aqui no fórum sobre a troca do liame.
PS: Por coincidência, essa semana eu troquei o retentor e o liame por conta de vazamento de óleo. Coloquei as duas peças originais GM compradas na Accioly. O retentor custou R$22,00 e o liame R$34,00. Como disse anteriormente, soltando o pino facilita a manutenção e não precisei fazer ajuste algum.
Abs,
Carlos Freire
Ao remover o pino elástico do liame, tem que tomar cuidado para posição que vai soltar, para que o pino caia em um local mais fundo, se não observar o pino vai travar na carcaça impedindo que saia e também de voltar ao local de origem. Um saca pino e um martelo pesado, mais uma madeira para apoiar a tampa ajudam na manutenção. Eu costumo remover a válvula de respiro da tampa para facilitar o apoio e também não quebrar a tampa.
Todos os procedimentos dessas manutenções estão em um tópico aqui no fórum sobre a troca do liame.
PS: Por coincidência, essa semana eu troquei o retentor e o liame por conta de vazamento de óleo. Coloquei as duas peças originais GM compradas na Accioly. O retentor custou R$22,00 e o liame R$34,00. Como disse anteriormente, soltando o pino facilita a manutenção e não precisei fazer ajuste algum.
Abs,
Carlos Freire
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- waldir
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Re: Não Consigo Mais Montar a Ré Do Monza
Segue o comparativo dos liames encontrados no mercado para o Monza

Se vc for numa concessionária GM ou num distribuidor GM você encontrará o liame semelhante ao da esquerda - amarelo. (R$ 34,00 conf.info. do Carlos Freire)
Se vc for numa revenda de autopeças muito provavelmente encontrará o liame da direita que é inteiriço e o engate arrebitado. (R$17,00)
No primeiro caso é possível não mexer na fixação no varão o que facilita a troca do retentor e dispensar ajustes.
No segundo... uhnm no segundo... se não tiver prática, observação de como estava, poderá penar um pouco, mas será um aprendizado para próxima vez que deverá demorar uns 5 anos
O que eu aprendi é que não dá para fazer sozinho por que mexendo no varão/haste move logicamente a alavanca.
Encaixe o liame no varão/haste e posicione a alavanca de cambio na posição reta do ponto morto e peça para alguém segurá-la sem deixar movimentar e depois aperte a porca do varão fixando na haste do trambulador que também deverá estar em ponto morto.
Simples assim

Se vc for numa concessionária GM ou num distribuidor GM você encontrará o liame semelhante ao da esquerda - amarelo. (R$ 34,00 conf.info. do Carlos Freire)
Se vc for numa revenda de autopeças muito provavelmente encontrará o liame da direita que é inteiriço e o engate arrebitado. (R$17,00)
No primeiro caso é possível não mexer na fixação no varão o que facilita a troca do retentor e dispensar ajustes.
No segundo... uhnm no segundo... se não tiver prática, observação de como estava, poderá penar um pouco, mas será um aprendizado para próxima vez que deverá demorar uns 5 anos
O que eu aprendi é que não dá para fazer sozinho por que mexendo no varão/haste move logicamente a alavanca.
Encaixe o liame no varão/haste e posicione a alavanca de cambio na posição reta do ponto morto e peça para alguém segurá-la sem deixar movimentar e depois aperte a porca do varão fixando na haste do trambulador que também deverá estar em ponto morto.
Simples assim
Editado pela última vez por waldir em 09 Mai 2014, 13:44, em um total de 1 vez.
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Re: Não Consigo Mais Montar a Ré Do Monza
erivone,
vc pode perceber pela foto o posicionamento em que coloquei no ponto morto
o ano da foto é hoje 2014 = 08.04.2014

vc pode perceber pela foto o posicionamento em que coloquei no ponto morto
o ano da foto é hoje 2014 = 08.04.2014

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