Marcha ré

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
Rafaelo
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Re: Marcha ré

Mensagem não lida por Rafaelo »

Fernando RJ escreveu:Rafaelo, é fácil essa troca de óleo? Imagino que o antigo dono só se baseava no manual até pq era um senhor e digamos deveria ter aversão a internet e por tabela a fóruns... :D
sim, é facil, é so tirar o carter pra escoar oleo velho,lavar ele pra tirar toda a borra que fica la dentro, trocar a junta, e colocar o oleo pelo respiro. bem simples.
Fernando RJ escreveu:Será que com mais essa informação acima vc consegue matar qual o problema amigo? :smt023
pra mim o problema é oque ja comentei nos meus 3 post. problema de embreagem/plato. isso levanto em conta que tu regulou o pedal corretamente.
jesuino b ferreira escreveu: https://www.youtube.com/watch?v=MQUeMYMCenA

veja este video,tem audio :mrgreen:
o meu video tem audio tb :wink: é ele que nao tem audio no PC hehehe vai adiantar de nada tb.
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coy
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Re: Marcha ré

Mensagem não lida por coy »

Rafaelo, é fácil essa troca de óleo?
Não sou o Rafaelo mas vou dar minha pequena contribuição:

coy escreveu:Apesar de ser bem simples este serviço, nada melhor que um passo a passo.
Como procurei e não achei nada ilustrado:
Material necessário para troca de óleo da caixa de marchas mecânica do Monza 1994:
2 litros de óleo Ipiranga isafluid 556
Chave de boca/estria 13mm
1 jogo de juntas para caixa de marchas
Um pedaço de mangueira.
Atenção que este oleo é apenas para a caixa de marchas manual.
Imagem
carter por coyrj, no Flickr
Imagem
CAM00211 por coyrj, no Flickr
Imagem
3 por coyrj, no Flickr
Meu celular descarregou e não pude tirar fotos da montagem, mas passei um cordão continuo e fino de silicone cinza na parte externa da junta.
Olha o risco que eu corria pois estava com pouco óleo e estava bem degradado.
Imagem
4 por coyrj, no Flickr
Imagem
5 por coyrj, no Flickr
Imagem
6 por coyrj, no Flickr
É só isso mesmo, muito simples mas muito importante .
Topico original:
viewtopic.php?f=14&t=28940&hilit=troca+ ... de+marchas
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Fernando RJ
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Re: Marcha ré

Mensagem não lida por Fernando RJ »

Valeu jesuino pelo vídeo. Rafaelo no meu trabalho amanhã o computador tem som ai eu vou entender tudo. :smt023

waldir, tem que ser esse óleo da Ypiranga ou existe um da ACDelco? Digo isso pq na minha primeira manutenção que pedi sugestões aqui falaram do óleo do motor da ACDelco...
coy, pelo que entendi eu mesmo posso fazer o serviço...só terei que suspender o carro...ou estou exagerando? :D

Só fiquei intrigado com a última foto...não tinha mais o motor...será preciso tirar o motor pra fazer esse reparo?
Já que vc está no rj tb vc indica alguma oficina (se não der para que eu mesmo faça) para fazer o serviço?
Foi citado que não precisa trocar todas as juntas...mas não seria melhor trocar o máximo que puder ou até mesmo todas?

E algum de vcs sabe por quanto poderia ficar tudo?

Mais uma vez obrigado to vendo que todos se ajudam aqui e muito...show!
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jesuino b ferreira
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Re: Marcha ré

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

pelo que entendi eu mesmo posso fazer o serviço...só terei que suspender o carro...ou estou exagerando?
sim,suspende e tira os parafusos do carter e pega eles com uma vasilha.
depois limpa as faces das 02 peças e remonta com cuidado.
o video explica bem como fazer,e com as fotos junto,nao tem erro.
Só fiquei intrigado com a última foto...não tinha mais o motor...será preciso tirar o motor pra fazer esse reparo?
nao precisa tirar o motor,ele estava fazendo outra manutençao no motor.
Foi citado que não precisa trocar todas as juntas...mas não seria melhor trocar o máximo que puder ou até mesmo todas?
vai trocar as outras somente se as outras estiverem vazando.
se estivesse fazendo uma manutençao geral no cambio,ai teria que trocar,mas somente troca de oleo nao tem necessidade.
E algum de vcs sabe por quanto poderia ficar tudo?
o oleo eu comprei cada galao de 500 litros a 9 reais.
deu tudo 36 + a junta 5 reais(paralela) deu um total de 41 mirreis :mrgreen:

se tiver espaço e ferramentas,eu diria para voçe mesmo trocar.
sem algum dos 02 eu nao recomendaria.
mas nao invente de deitar debaixo do carro sem antes calçar ele,so no macaco nem pensar.
boa sorte amigo :smt023
Editado pela última vez por jesuino b ferreira em 04 Mai 2014, 21:46, em um total de 1 vez.
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coy
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Re: Marcha ré

Mensagem não lida por coy »

coy, pelo que entendi eu mesmo posso fazer o serviço...só terei que suspender o carro...ou estou exagerando?
O Jesuino ja te respondeu tudo, então vou responder só pra vc se sentir mas confiante em fazer este serviço simples.
Sim vc mesmo pode fazer, tera de suspender o carro e soltar os parafusos mostrados na primeira foto com auxilio de uma chave 13, depois é só seguir as dicas e arriar todo o oleo velho, no termino deste oleo troque a junta deste pequeno carter (esta peça presa por estes parafusos), remontar o carter e colocar o oleo novo.
Para colocar o novo oleo vc vai precisar soltar um "parafuso" que fica preso justamente onde esta entrando a mangueira na ultima foto, para soltar este parafuso use uma chave 17.
Desconsidere o fato de estar sem motor na foto pois na epoca destas fotos eu estava trocando o motor apos um acidente com uma porca (vide topico de minha assinatura).
Já que vc está no rj tb vc indica alguma oficina
Não gosto muito de indicar mecanicos, principalmente pois quem faz toda a manutenção de meu carro sou eu mesmo, mas se realmente estiver precisando de um te indico um mas tarde pois tenho muitos amigos monzeiros aqui no RJ, inclusive se vc quiser pode acessar nossa pagina " AMIGOS MONZEIROS-RJ" NO FACEBOOK.

este serviço é muito simples e barato de se fazer, não invente de colocar outro oleo, use o citado mesmo.
Mais uma vez obrigado to vendo que todos se ajudam aqui e muito...show!
Em pouco tempo vc vai se sentir parte desta familia, veja no topico de minha assinatura como fui ajudado aqui e alem destas ajudas de meu topico ja tive muitas ajudas aqui.
Abraços
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
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Re: Marcha ré

Mensagem não lida por Fernando RJ »

Obrigado coy e jesuino. Vou procurar fazer o que vcs instruiram e posto aqui como tudo aconteceu.

Rafaelo será que com a troca de óleo da forma que o coy e jesuino citaram deve sanar o problema? Lembrando (não sei se ajuda informar isso novamente) esse arranhar so ocorre quando ligo o carro depois de uns dias sem ligar...durante o trajeto que faço qualquer que seja o momento e mesmo depois de pegar o carro no fim do dia é como se não existisse o problema.

Mais uma vez obrigado a todos que responderam!

Até breve. :smt023
Rafaelo
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Re: Marcha ré

Mensagem não lida por Rafaelo »

pelo minha experiencia nao é oleo.

mais tenta, ve oque da e conte pra nos se arrumou o problema.
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waldir
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Re: Marcha ré

Mensagem não lida por waldir »

Fernando,

É provável que um reposicionamento do liame no varão possa resolver.

Mas vá numa oficina e pague para fazer. Porque dá trabalho para inexperientes como eu :smt021 :roll:
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