Monza não engata a ré nem a 2°

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
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mspagiari
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Re: Monza não engata a ré nem a 2°

Mensagem não lida por mspagiari »

Então Luiz, eu desencaixei a saia de proteção e tem um pino metálico esta q é a trava, qdo eu puxo o punho da alavanca para engatar a ré, este pino metálico sobe. Tentei lubrificar com graxa a alavanca mas não adiantou.

Parece q a alavanca não desloca para esquerda tanto não... Ontem estava difícil engatar a ré, mas hj não engata mais de modo algum. Tentei regular o trambulador com base em um video no YouTube do dr. Carro agora, mas não adiantou e ficou igual.

A ré não entra mais... Só entra a primeira, mesmo puxando para cima o punho da ré.

Porém, no caminho hj, eu engatei a primeira para sair no farol e parece q entrava a terceira, pq o carro ficava chocho, aí eu engatei a ré e entrou a primeira, agora depois da regulagem a primeira entra normal, mas a ré não entra, se eu engatar a ré a primeira é q entra...

Fora a ré as outras marchas entram normal e macias.

Verifiquei óleo faz uns 10 dias, as marchas nunca arranharam e nenhuma nunca escapou, era manteiga, só a ré q não entra mais.

Alguma dica?
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tyo
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Re: Monza não engata a ré nem a 2°

Mensagem não lida por tyo »

O meu estava assim. Seu problema é folga nas buchas do varão ou na cruzetinha do varão ou ainda no liame. Troquei tudo e resolveu, fica barato, 120 reais de peças novas. O meu era a cruzetinha, mas já troquei tudo.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
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mspagiari
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Re: Monza não engata a ré nem a 2°

Mensagem não lida por mspagiari »

Bom pessoal, com base nos videos do YouTube e tópicos aqui, mas principalmente com orientação do tópico "não consigo mais montar a ré do Monza" com a figura do Waldir, pois ao regular a haste ela soltou da braçadeira...:

Imagem

Fiz com base no desenho, não sei o quanto de cm a haste entra na braçadeira, outro problema é q a haste possui oscilação lateral, mas pelo q entendi pela figura do Waldir, a braçadeira ficou fixa para cima (virando para a direita a tal haste) antes estava virada a esquerda.

Agora consigo engatar a ré, mas as vezes não é preciso puxar a canopla para engatar (achei perigoso), engata sem puxar, as demais marchas entram...



Outra coisa, seguindo orientação de um vídeo do YouTube, o cara pediu para segurar a alavanca como se fosse engatar a quinta e um pouco a frente (para direita) alinhada com a marcação (seta) na base da alavanca.

A alavanca de cambio agora não está reta como antes, está para a direita, antes do problema estava reta.

Fiquei confuso, pois se eu regular empurrando a alavanca para a esquerda totalmente com a marcação, não entra a ré...

Help pessoal !!!
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Carlos A. Freire
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Re: Monza não engata a ré nem a 2°

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se não tiver folga no varão, trave o trambulador na tampa do câmbio, onde fica o pino. Esse ponto travado é em ponto morto. Levante a capa da alavanca e identifique as marcações de centralização da alavanca, solte a abraçadeira do varão para o acoplamento do liame e peça para alguém deixar alavanca alinhada conforme as marcações e depois aperte a abraçadeira. Essa é a forma correta.

Se tiver folga no varão, após esse procedimento, terá de fazer mais algumas tentativas de ajuste fino, nesse caso, por tentativa e erro, até que a ré, 1ª e 5ª entrem facilmente.

Abs,

Carlos Freire
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mspagiari
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Re: Monza não engata a ré nem a 2°

Mensagem não lida por mspagiari »

Carlos Freire, como dizia o Obama, vc é o cara !!!

Pesquisei aqui nos tópicos e achei um post seu em q mencionava regular sozinho a posição da haste, apenas deixando em ponto morto e com a alavanca na posição central com a marcação alinhada. BATATA!!! Agora está engatando td certo !!!

Não tem q segurar para a direita nem para a esquerda a alavanca, sem contar q quem segurava era minha filha ou mulher e não sei se deixavam sair da posição, não é culpa delas coitadas.

Seguindo sua dica, soltei a porca 13 até afrouxar um pouco deixando alavanca na posição central e na marcação e reapertei, só isso !!!

Só tenho medo de q solte a braçadeira da haste ou desregule a posição, tenho q dar "aperto de cavalo" nesta 13 ? , não tenho torquimetro e tenho medo de q saia da posição ou escape, parece bem justo agora, tenho medo de apertar muito e espanar tb.

Economizei com mecanico fora o risco de acabarem de ferrar o carro (já contei as histórias assustadoras dos "mexanicos" daqui, acho q iam trocar o cambio todo, rs...)

Muito obrigado a todos q ajudaram e um ótimo fim de semana !!!
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mspagiari
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Re: Monza não engata a ré nem a 2°

Mensagem não lida por mspagiari »

Bom pessoal, hj dei uma volta aqui na cidade para levar minha filha no médico e o cambio está bem macio e preciso, fora q a folga q tinha na alavanca q sumiu e ficou justinha, entrando todas as marchas na manteiga.

A dica do Waldir com a figura e foto e a do Carlos em deixar em ponto morto com alavanca na marcação (sem alguem segurando para a direita ou esquerda , como encontrei no youtube), mas na posição central e apertar a junção da haste do trambulador com a 13 foi fundamental.

Porem não sei o q ocasionou isto, pelo q entendi a junção onde fica a porca 13 ficou folgada pois nunca mexi lá, são 5 anos só comigo, talvez ocorreu alguma folga na posição e desregulou sozinho.

Outra hipótese é q há uns dias atrás deixei o carro engatado em primeira e esqueci, aí qdo liguei dei um tranco para a frente, como todo carro.

Bom, pelo menos por enquanto tá tudo ok, macio e sem folga na alavanca, entrando todas as marchas.

Obrigado mais uma vez.
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