Carlos A. Freire escreveu:Rafaelo, temos no Monza tubarão por exemplo, câmbios F-16 e F-18 e os dois tem o mesmo torque.
Carlos, me parece uma questao de logistica, se tecnicamente ambos sao iquais de torque, provavelmente se terminou o cambio Isuzu(F16) e teria que ter um substituto. a caixa F18 ja tem a mesma tecnologia das caixas F15 / F17 ja sao produzidas pela GM powertrain(repare do logo estampada). nao te esqueça que a F16 era produçao Isuzu tecnologia antiga. entao a referencia torque nao se aplica nesse caso, so aconteceu que a caixa é sobredimensionada pro monza, porem ela nao foi destinada apenas pra MONZA foi pra uma gama enorme de motores da GM. ate pq a caixa F18 equipou varios vectra,omega,astra(a maioria com torque entre 18kg ate 21kg como os 2.2 8V) ja que esses tinham torque maior que no monza e precisariam de uma caixa com maior resistencia. tanto é que seus volante é bem generoso, diferente do meu F17 que é menor o volante em relaçao ao F18, que por sua vez é maior que o F16(magrinho).
Carlos A. Freire escreveu:Será essa mesmo a diferença?
sim tudo é pelo torque. e nao é so eu quem diz isso. ate a parte tecnica dos motores TorqueXCaixa se nota isso claramente uma aproximidade muito nitida. faça um levante tecnico pra tu ver os carros que usam e vai notar isso. como esses exemplos que dei acima tem outros varios, existem diversos outros cambios F13 por exemplo, F23 e por ae vai... quanto for menos o Fxx da caixa, menos torque ela suporta e menor o torque o motor produz. voces nao vao ver um motor de 22kg com uma caixinha F15
e nem o contrario(sobredimensionamento). tipo motor 2.4 de 22kg com uma caixa F15, ou corsa 1.4 10kg com uma caixa F23, nao existe isso. oque existe é uma aproximidade(folga) oque infelizmente nao aconteceu com o N20XF de 20kg com uma caixa de F17... temos casos de quebra de cambio original... tanto é que foi substituido pelo F23 da GETRAG por esse motivo.
Carlos A. Freire escreveu:De qualquer forma, há diferenças entre as duas transmissões. Na F-18, por exemplo, com relação a F-16, foi melhorado engates.
sem duvida mudou. a tecnologia mudou pra melhor(oleo sintetico / dentes aperfeiçoados / sistema de lubrificação) acarretando em precisão nos engates e durabilidade, começou quando a GM produziu os cambios F18/F17/F15.
outra curiosidade: cambios da familia F2x nao é a GM quem produz e sim a GETRAG. sao cambios muitos resistente, é so ver uma foto dele pra ter uma ideia hehehehe verdadeira rocha, pena que nao cabem no monza sem adaptar. cambios F10/12/13 sao opel nao saiu no nosso mercado. sao muito fraquinhos... volante pequeno, toreram pouco torque...
GETRAG:
http://www.getrag.com/
PROecu - Injeções eletronica para monzas.