Cambios GM

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
ricardo baptista
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 29
Registrado em: 29 Mai 2011, 21:19
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Cambios GM

Mensagem não lida por ricardo baptista »

Pessoal,

Achei este tópico no fórum dos kadetteiros.com e acredito que seja de muita valia para os proprietários de Monza também.
O amigo No Fear disponibilizou este material lá, por isso repasso aqui todo crédito a ele.

Galera,

Em primeiro mão, vou disponibilizar um material que possuo em meus arquivos pessoais, sobre um assunto que atribui muitas dúvidas de muitos Membros do Kadetteiros, de vários outros Fóruns GM e que acaba por se tornar um Mistério...

CÂMBIOS GM!

O Material que vou disponibilizar aqui, eu adquiri em um Site da Opel Alemã, portanto de EXTREMA Confiabilidade!

Esta é a primeira vez que divulgo este material de meus arquivos em um Fórum Aberto. Não sou o autor das informações (Dedicatória ao Final da Matéria), mas passei muito tempo pesquisando e quase ficando louco de tanto ler informações em Alemão. :blink:

Cruzei dados adquiridos da GM, Opel e Vauxhall, tentando obter o máximo possível de informações confiáveis.

Só o que peço a quem usufruir destes dados que deem os Créditos ao Kadetteiros. Pq este material faz parte do Mundo Obscuro dos câmbios GM e abaixo irão aprender COMO IDENTIFICAR os câmbios de seus Kadett´s e de vários outros GM´s.

Bom, chega de papo e vamos ao que interessa... :disfarça:

A GM (Vulgo Opel), comercializou em vários Modelos de seus Veículos (Astra, Kadett, Vectra, etc), uma série de modelos de câmbio, aliás, pelo que vejo a GM, se não for a maior, esta sim entre uma das montadoras que mais possui modelos de câmbios, falando mundialmente.

Apesar de este fator ser muito bom, pois obviamente ela trabalha aplicando vários modelos de câmbios a cada veículo em sua real necessidade causa um transtorno saber realmente qual a configuração exata de cada câmbio.

Porém, como uma empresa organizada, a GM codificou seus câmbios (como em um Chassis) onde a o código na verdade oculta dados importantíssimos e real de cada equipamento. E agora vamos a eles...

Primeiramente cada câmbio possui uma Nomenclatura Inicial. Abaixo vou Falar somente da Caixa Manual:

Onde localizar a Sigla:

http://imageshack.us/photo/my-images/20 ... gm01b.jpg/

Série F4: F10, F13, F16
Série F5: F10, F12, F13, F13+, F15, F16, F17, F18, F20, F23, F25, F35
Série F6: F28 e F40

Significado das Séries:

F4 – Caixa de 4 Marchas a Frente
F5 – Caixa de 5 Marchas a Frente
F6 – Caixa de 6 Marchas a Frente

Obs: Somente nesta Lista acima, citei 17 câmbios (F16, F17...), e apenas nestas 3 Séries contabilizei 48 Tipos de Câmbios Manuais. E a Lista Completa de Câmbios Manuais, contabiliza, fora as 3 Séries acima, mais 2 Séries e mais 18 Modelos de Câmbios com diversos Tipos de Relações entre eles e que passa facilmente de mais de 80 Tipos de Caixas Manuais.

Curiosidade: O Câmbio F16, existe na Série F4 e F5, ou seja, 4 e 5 Marchas. E Possui 3 Versões de 4 Marchas e 4 Versões de 5 Marchas. Portanto Srs, existem 8 Modelos de Câmbios F16!!!

Recapitulando, acima aprendemos que os câmbios são:

1- Primeiramente Divididos em Série de Número de Marchas (F4, F5 e F6 – 4, 5 e 6 Marchas)
2- Após divididos em uma Sub-Categoria de F10 a F40

Agora vem a Terceira Sub-Categoria, que é a mais importante, ou seja, aquele que DEFINE O DNA DO SEU CÂMBIO.
Todo Câmbio GM Possui Uma Identificação sob um Código, GRAVADO em Baixo Relevo na Placa de Apoio do Câmbio.
E como consigo ver este Código? Já que estamos no Kadetteiros, vamos falar de Kadett.

Procedimento: Esterce a Roda do seu Kadett para o Lado esquerdo totalmente. Agora vá na Roda do Lado Esquerdo (Motorista) do Carro e irá visualizar JUSTAMENTE a Placa de apoio do Câmbio. Nesta Placa (geralmente suja, então limpe bem ela), verá um Código Gravado. Este Código é o DNA do seu câmbio e verá Inscrições desta forma (Exemplo):

http://imageshack.us/photo/my-images/10 ... gm02b.jpg/

Obs: O Código acima é só um exemplo. No seu Carro os dados serão diferentes e a forma de localizar a Placa de Apoio do Câmbio, ou seja, a etiqueta de código alfa na tampa do rolamento, e verificar o Código é Válida para TODOS OS MODELOS DE KADETT, INDEPENDENTE DO TIPO DO CÂMBIO.

O que Significam as Siglas de 1 a 8:

A marcação está estampada na placa de apoio.
1 = Qual a Fábrica que confeccionou o Câmbio (I – Isuzu)
2 = Tipo de Transmissão
3 = Número de dias por ano (92 significa q em 1997 o Câmbio foi fabricado em 02 de Abril)
4 = Dígito Final do Ano (1997)
5 = Turno de produção (1 = Turno da Manhã, 2 = Turno da Tarde)
6 = Número de Série
7 = Tradução de Saída (Relação do Diferencial)
8 = Tipo (C = CR, W = WR) CR=Close-Ratio / WR=Wide-Ratio

Recapitulando, acima aprendemos que os câmbios são:
1- Primeiramente Divididos em Série de Número de Marchas (F4, F5 e F6 – 4, 5 e 6 Marchas)
2- Após divididos em uma Sub-Categoria de F10 a F40
3- Localizar e Interpretar o Tipo e o Código do Câmbio

Agora vamos a Última Etapa que é justamente Identificar os Modelos de Câmbios. Como Falo de Kadett, abaixo vou exemplificar apenas os Modelos F16 e F18 de 5 Marchas (visto que não existe no Brasil Kadett de 4 Marchas).

A 4º Etapa é, através de todos os dados acima, saber afinal de contas qual a relação e qual o diferencial usado no seu Câmbio.
Para Tal, temos de recorrer a Tabelas, então vamos primeiramente ao Câmbio F16 (Temos 4 Modelos):

http://imageshack.us/photo/my-images/84 ... gm03b.jpg/

Percebam que possuímos 4 Modelos de Câmbios:

2 Modelos Close-Ratio (Relações Curtas)
2 Modelos Wide-Ratio (Relações Longas)

E agora a grande pergunta...Como vou saber qual câmbio saiu no meu Kadett? De duas formas:
1- Consultando o Manual e conferindo os dados com a Tabela acima
2- Consultando a Tabela Abaixo de acordo com o Modelo do Veículo e Motorização, caso não bater com a Tabela acima (Leve em Conta o Kadett E):

http://imageshack.us/photo/my-images/52 ... gm04b.jpg/

Obs: Não é pq existe 4 Modelos de Câmbio F16 que os 4 Modelos foram usados nos Kadetts Brasileiros. Pode ser que aqui, foram usados, por exemplo, apenas 2 modelos.

Agora a Tabela do Câmbio F18 (2 Modelos):

Imagem

Ou Consultando a Tabela Abaixo de acordo com o Modelo do Veículo e Motorização, caso não bater com a Tabela acima (Leve em Conta o Astra F e Vectra A):

http://imageshack.us/photo/my-images/59 ... gm06b.jpg/

Detalhe Importante: Na Tabela acima do Câmbio F18, ao contrário do Câmbio F16, temos um dado muito curioso. Justamente qual o Torque Máximo que o F18 suporta em NM (Newton Metro). No caso 205NM. Convertendo para Quilograma-Força por Metro, o Câmbio F18 suporta 20,90 m.kgf. Para Comparativo, o Vectra GSi de 150 cv´s tinha 20 m.kgf a 4600 RPM´s.

O Câmbio do Meu GSi T é um F18 WR, está com 45/46 m.kgf a 4.750 RPM´s e até hoje NENHUM problema de câmbio.

Para encontrar os Motores dos seus Veículos na Tabela e Posteriormente a qual câmbio pertence, siga a Relação Abaixo:

18NE:....................GM 1.8 8V Família II, Monza, Kadett, (carburador).
20NE:....................GM 2.0 8V Família II, Monza, Kadett (carburador).
B20NE:..................GM 2.0 8V Família II, Kadett GSI (Bosch Le-Jetronic ).
C16SE:..................GM 1.6 8V Família I, Corsa.
C18NZ:..................GM 1.8 8V Família II, Monza, Kadett (Delphi Multec 700).
C18NE:..................GM 1.8 8V Família II, Kadett Astra (Bosch Motronic M 1.5.4P p/ o Kadett).
C18YE:..................GM 1.8 8V Família II, Astra.
C20NZ:..................GM 2.0 8V Família II, Monza, Kadett (Delphi Multec 700).
C20NE/B20NE:......GM 2.0 8V Família II, Kadett, Astra, Vectra (Bosch Motronic M 1.5.4P p/ o Kadett).
C20XE:..................GM 2.0 16V Calibra/Vectra GSI 150cv.
C22NE:..................GM 2.2 8V Vectra.
X16XEV:...............GM 1.6 16V Família I, Corsa GSI, Tigra.
X18XEV:...............GM 1.8 16V Família I, Meriva.
X20XEV:...............GM 2.0 16V Ecotec, Vectra B, 141cv.
X22XEV:...............GM 2.2 16V Ecotec, Vectra B, 135cv.

Considerações:

A- As informações e Tabelas acima, apesar de serem verídicas, trazem dados dos câmbios dos veículos fora do Brasil, portanto, uma determinada relação ou diferencial podem ser diferentes das usadas nos Kadett´s Brasileiros.
B- A Intenção deste Post foi elucidar a diversidade de câmbios e trazer à realidade uma forma de identificar seus câmbios, e neste caso, o padrão é Mundial.
C- Mesmo que o Diferencial ou relação de Marchas do seu Kadett Brasileiro for diferente dos postados aqui neste tópico, pela proximidade de dados saberá exatamente se o seu câmbio Trata-se de um Close-Ratio (Curto) ou Wide-Ratio (Longa).
D- Como dito, possuo a relação de praticamente (salvo engano) todos os câmbios da GM usados em alguns veículos comercializados no Brasil (Monza, Kadett, Astra, Vectra, etc.). Caso queira consultar algum em específico, favor deixar sua pergunta neste Post que consultarei meu Material para verificar os dados, assim que possível.

Direitos Autorais 2004 - 2012 por Tobias Hartmann

ATUALIZAÇÃO: 21/07/2012

Vou explicar de uma Maneira simples e Direta como Funciona a Relação de Marchas x Relação Diferencial. E Vou usar o Câmbio do meu GSi T para a Demonstração.

Como devem ter percebido acima, o câmbio do meu GSi T não é um F16 e nem um F18+ CR(Close-Ratio).

TRATA-SE DE UM LEGÍTIMO F18 WR. :positivo:

Estranho? :disfarça: Pois é...Não é a Toa que o Luiz Jr. alcançou 236 Km/h de final neste GSi T.

Primeiro vamos "descodificar" meu câmbio e para tal, vamos as Imagens:

1- Imagem da Carcaça Externa, ainda com a Etiqueta de Código de Barras Original de Fábrica e do Código Alfa na Tampa do Rolamento:
http://imageshack.us/photo/my-images/811/f1801z.jpg/

2- Abaixo um Close do Código Alfa de Identificação:
http://imageshack.us/photo/my-images/94/f1802.jpg/

Descodificando meu Câmbio:

1 = Qual a Fábrica que confeccionou o Câmbio: (I – Isuzu - uma das mais antigas montadoras de automóveis da cidade de Tóquio-Japão)
2 = Tipo de Transmissão: F18
3 = Número de dias por ano: 176 significa q em 1997 o Câmbio foi fabricado em 27 de Junho - Contabilize de 01/01/1997 a 27/06/1997 = 176 dias
4 = Dígito Final do Ano: 1997
5 = Turno de produção: 2 - Tarde (1 = Turno da Manhã, 2 = Turno da Tarde)
6 = Número de Série: 0410
7 = Tradução de Saída (Relação do Diferencial): 3,94:1
8 = Tipo (C = CR, W = WR) CR=Close-Ratio / WR=Wide-Ratio: WR

Relações das Marchas do meu Câmbio:

1º Marcha: 3,58:1
2º Marcha: 1,87:1
3º Marcha: 1,22:1
4º Marcha: 0,91:1
5º Marcha: 0,74:1
Obs: Segui a Tabela Na Parte de Cima deste Tópico da OPEL, Câmbio Modelo F18+ WR, porém a quinta do F18.

As Explicações de relação de Relação de Marchas x Relação Diferencial:

Meu GSi T possui a relação de 3,55 para a primeira marcha e 3,94 para o diferencial, o que quer dizer que o eixo do virabrequim (motor) tem que dar 3,42 voltas para que o eixo de saída do câmbio de uma volta completa e que o eixo do câmbio tem que dar 3,94 voltas para que o eixo de rodas (saída do diferencial) dê uma volta completa, ou seja, o motor tem que dar 13,987 voltas para que a roda dê uma volta completa (3,42 x 3,74 = 13,987). Observe que quanto maior o número (relação) mais curto é o câmbio ou diferencial.

Ou seja, meu câmbio Possui 3,94:1 de Diferencial. Se o seu câmbio possui 3,74:1 de diferencial, o seu diferencial é MAIS LONGO que o Meu, logo:

Quanto Maior o Número do Diferencial e/ou Relação de Marchas = Mais Curto é o Diferencial e/ou a Relação
Quanto Menor o Número do Diferencial e/ou Relação de Marchas = Mais Longo é o Diferencial e/ou a Relação

Disso se conclui que, quanto mais alta o número da relação de marcha (mais curta ou reduzida), mais rotações o motor terá de dar para uma mesma volta da roda do veículo. Se a relação for mais longa, ou numericamente menor, o motor vai girar menos para um mesmo número de voltas da roda. Exemplo: Quanto menor o número da relção da 5º Marcha (no meu câmbio: 0,74:1), menor será a rotação para se manter a uma determinada velocidade, como a 100 km/h.

Em última análise, é a característica de funcionamento do motor que vai determinar o número de marchas do câmbio. Não pode ser esquecido que todo carro deve ser capaz de arrancar numa rampa de, no mínimo, 35º completamente carregado, requisito que serve para determinar a relação da primeira marcha.

DETALHE:
Portanto o que ocorre é que possuo um câmbio F18 WR, porém com uma Relação Curta de Diferencial: 3,94:1 e que NÃO corresponde ao Manual do Proprietário (3,55:1). Sem contar que a Relação das Marchas no Manual está Completamente Errônea.
Portanto fica aqui meu Repúdio a GM, pois MENTIU DESCARADAMENTE no Manual quanto a Relação do Diferencial e das Marchas.

Teoricamente, para entenderem:

Com um cambio longo e diferencial curto, ou com cambio curto e diferencial longo, daria mais ou menos na mesma mas como o diferencial é onde se recebe a força, no cambio longo com diferencial curto, teria uma resposta mais agil do motor do que no contrário.

Vamos aos cálculos:

Bom, apesar de que minha intenção era explicar os cálculos passo a passo, vou fazer de uma forma para facilitar a Todos para Realizar estas contas:

Resumindo, vamos usar a Calculadora da Empresa Sapinho Câmbios:

Eu Fiz os Cálculos do meu Câmbio em Relação ao meu GSi T, conforme abaixo:

Imagem
Obs: Fiz o cálculo levando em consideração a relação EXATA DA OPEL, ou seja, 3 decimais após a vírgula, para não haver erros.

Na Tabela Acima eu inseri:

Dados da Minha Roda e Pneu:.....Aro 15, Largura (195) e Altura do Pneu (50)
Raio de Rolamento:....................O Software calcula automaticamente (288)
RPM Final:.................................6.400RPM´s (Registrado em minha FuelTech RacePro 1Fi)
Diferencial:................................3,94:1
Relação das Marchas:.................Inseri a relação da 1ª a 5ª Marcha pela Tabela Real da Opel

Portanto como podem verificar acima, meu GSi T chega final de 237,49 km/h, e como se encontra Turbinado esta velocidade é perfeitamente alcançável.

Obs: O que é Raio de Rolamento:

Algo importante para considerar é o raio de rolamento. Este é o valor do centro da roda até o chão, considerando que seu pneu seja novo e a pressão nele seja a indicada no manual do carro e que o carro esteja sem peso extra. Este valor é muito importante por ser o valor usado para calibrar seu indicador de velocidade, caixa de câmbio e até mesmo o motor. Uma vez que seu indicador de velocidade esteja marcando uma velocidade mais alta do que na realidade você está dirigindo, seu odômetro também marcará que você dirigiu mais
quilómetros do que você dirigiu de verdade.

http://imageshack.us/photo/my-images/11 ... grama.jpg/

Abaixo Relatei Alguns Raios de Rolamento que Sirvam no Kadett (Porém o Software Acima Calcula Automaticamente):

Raio de Rolamento do Pneu Original (165/70R13): 280.6 mm
Raio de Rolamento do Pneu Original (175/70R13): 287.6 mm
Raio de Rolamento do Pneu Original (175/70R14): 300.3 mm
Raio de Rolamento do Pneu Original (175/65R14): 291.55 mm
Raio de Rolamento do Pneu Original (185/70R14): 307.3 mm
Raio de Rolamento do Pneu Original (185/65R14): 298.05 mm
Raio de Rolamento do Pneu Original (185/60R14): 288.8 mm
Raio de Rolamento do Pneu Original (185/55R14): 279.55 mm
Raio de Rolamento do Pneu Original (185/50R14): 270.3 mm
Raio de Rolamento do Pneu Original (195/65R15): 317.25 mm
Raio de Rolamento do Pneu Original (195/60R15): 307.5 mm
Raio de Rolamento do Pneu Original (195/55R15): 297.75 mm
Raio de Rolamento do Pneu Original (195/50R15): 288 mm
Raio de Rolamento do Pneu Original (205/55R15): 303.25 mm
Raio de Rolamento do Pneu Original (205/50R15): 293 mm
Raio de Rolamento do Pneu Original (195/45R16): 290.95 mm
Raio de Rolamento do Pneu Original (205/55R16): 315.95 mm
Raio de Rolamento do Pneu Original (205/50R16): 305.7 mm
Raio de Rolamento do Pneu Original (205/45R16): 295.45 mm
Raio de Rolamento do Pneu Original (205/50R17): 318.4 mm
Raio de Rolamento do Pneu Original (205/45R17): 308.15 mm
Raio de Rolamento do Pneu Original (205/40R17): 297.9 mm
Raio de Rolamento do Pneu Original (215/50R17): 323.4 mm
Raio de Rolamento do Pneu Original (215/45R17): 312.65 mm
Raio de Rolamento do Pneu Original (215/40R17): 301.9 mm
Raio de Rolamento do Pneu Original (215/50R18): 336.1 mm
Raio de Rolamento do Pneu Original (215/45R18): 325.35 mm
Raio de Rolamento do Pneu Original (215/40R18): 314.6 mm
Raio de Rolamento do Pneu Original (215/35R18): 303.85 mm

WebSite para o Cálculo: http://www.sapinhocambios.com.br/calculos03.html

Enfim, novas atualizações e dados no que tange a Câmbio da Linha GM, especialmente os Kadett´s. Qualquer dúvida, postar no tópico que responderei assim que possível. :positivo:

Valeu! :-)

_________________
Imagem


Editado pela última vez por No Fear em 23 Jul 2012, 12:56, no total de 10 vez
Ricardo Baptista
SL/E 90/90
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3523
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Cambios GM

Mensagem não lida por tyo »

bem legal as informações meu monza por ser automatico qual é o cambio dele?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
ricardo baptista
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 29
Registrado em: 29 Mai 2011, 21:19
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cambios GM

Mensagem não lida por ricardo baptista »

Acredito que nenhum dos citados acima... :(
Nas tabelas demonstradas não vi nenhuma citação sobre AT 3 marchas como o monza... :cry:

Essa tópico foi extraído do kadetteiros.com , como nunca vi kadet com AT não devem ter posto na listagem...
Ricardo Baptista
SL/E 90/90
RENATO.POA
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 407
Registrado em: 11 Nov 2007, 20:10
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cambios GM

Mensagem não lida por RENATO.POA »

Boa Tarde amigos
A propósito existe Kadett automático sim
http://www.autocarro.com.br/duvaleveicu ... S8378.html

Somente para colaborar com o tópico aqui vai a fórmula para quem quiser calcular manualmente ou brincar com o excel
Como calcular a velocidade real usando uma
calculadora simples

Pneu: 185/60 R14
18,5 * 0,6 * 2 = 22,2 cm ( * 2 é pq o diâmetro do conjunto roda/pneu é
perfil + roda + perfil, portando perfil * 2 )
Roda aro 14 polegadas
14 * 2,54 = 35,56 cm

22,2 + 35,56 = 57,76 cm de diâmetro

Circunferência do pneu: 57,76 * 3,1416 ( pi ) = 181,45 cm = 1,8145 m

Fórmula :
(Circ.do.pneu * RPM * 0,06) / (diferencial * marcha) = velocidade

(1,8145 * 3000 * 0,06) / ( 4,11 * 0,68 ) = 116,15 km/h

0,06 é um fator de conversão de m/min para km/h
Tira o olho do meu monzão...rsrsrsrsrs
Projeto de injeção programável: viewtopic.php?f=4&t=23399
josé guilherme
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1250
Registrado em: 28 Set 2010, 00:44
Cidade: floresta
Estado: Paraná-PR
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Cambios GM

Mensagem não lida por josé guilherme »

topico do no fear né uahahhaaaa
̶m̶o̶n̶z̶a̶ ̶s̶l̶/̶e̶ ̶1̶9̶8̶5̶ ̶p̶r̶a̶t̶a̶ ̶a̶n̶d̶i̶n̶o̶
ford focus 1.6 2003/04 prata geada
corsa maxx 1.8 2005 prata escuna
ricardo baptista
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 29
Registrado em: 29 Mai 2011, 21:19
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cambios GM

Mensagem não lida por ricardo baptista »

josé guilherme escreveu:topico do no fear né uahahhaaaa

Exatamente meu caro, como fora citado no primeiro parágrafo... :wink:

Att.
Ricardo Baptista
SL/E 90/90
josé guilherme
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1250
Registrado em: 28 Set 2010, 00:44
Cidade: floresta
Estado: Paraná-PR
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Cambios GM

Mensagem não lida por josé guilherme »

ricardo baptista escreveu:
josé guilherme escreveu:topico do no fear né uahahhaaaa

Exatamente meu caro, como fora citado no primeiro parágrafo... :wink:

Att.
no segundo... :lol:

nem tinha visto :oops:
̶m̶o̶n̶z̶a̶ ̶s̶l̶/̶e̶ ̶1̶9̶8̶5̶ ̶p̶r̶a̶t̶a̶ ̶a̶n̶d̶i̶n̶o̶
ford focus 1.6 2003/04 prata geada
corsa maxx 1.8 2005 prata escuna
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2094
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:02
Cidade: Arapongas
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cambios GM

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Estas informações não constituem apenas uma aula, mas sim, na verdade, uma verdadeira graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado em câmbios GM ;) Muito bom! Abraço!
Responder