Esquema do TCC do cambio automático

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
paulovictors
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 05 Nov 2012, 16:50
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Esquema do TCC do cambio automático

Mensagem não lida por paulovictors »

Olá pessoal gostaria de saber se alguém conhece ou sabe como funciona o esquema elétrico do sistema TCC do Monza, pois o do meu o mesmo está sem energia e com isso não funciona a marcha sobressalente. Me ajudem por favor.
jonasclassic
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 587
Registrado em: 12 Set 2011, 16:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Esquema do TCC do cambio automático

Mensagem não lida por jonasclassic »

Ola amigo pelo que sei e já estudei e já conversei com mecânicos de cambio automático do Monza é assim, o mesmo possui 3 marchas, porém longas e a sobre marcha chamada de TCC que é acionada acima do 60KM por hora - quando isso ocorre agente até percebe a rotação caindo na rpm como se fosse realmente uma quarta marcha mesmo, porém já andei em muitos Monzas automáticos e vi que muitos TCC já não acionam mais, devido ao desgaste da cinta do conversor de torque, porém, para o não funcionamento dele pode ser muitas causas e isso é o problema, é um cambio antigo e quase ninguém o conhece e ainda mais as causas que podem fazer o mesmo não funcionar são varias.

Algumas das causas que conheço.

Solenoide interna da caixa queimada
Sensor de vácuo externo perto do ar condicionado com problemas
Cinta do conversor gasta
Corpo de válvulas com problema (mecânico me disse isso esses dias)
Baixa pressão do óleo (dai não enche a turbina para o mesmo acionar)

Mas é claro que também a caixa estando em boas condições mesmo sem o TCC, ela funciona normalmente nas trocas de marcha, por exemplo a minha a mais de 2 anos não aciona o TCC e passa as marchas tranquilo e que agente nem sente, porém em altas velocidade a rpm em 100 km/h fica em 3400 a 3500 e a 120km/h fica em quase 4000 giros muito alta, o que acontece é que a velocidade ou giro da caixa e do motor ficam em diferentes rotações. Dai fica um alto ruido do motor e parece que esta andando em um carro manual em 4º marcha e sentindo que o mesmo está pedindo uma 5º marcha.

Mas oque realmente acontece mesmo é que o motor emite mais força para o carro andar em alta velocidade e a caixa não permite, ficando aparente que esta patinando - no caso a caixa de marcha prende o motor de andar mais em alta velocidade sem o TCC.

Agora estas informações que estou passando foi estudos pela internet sobre a TH125 ou 3T40 que é a nossa caixa e conversando com mais de 15 mecânicos em São Paulo e Parana, porém vai explicar tudo oque sabemos para um cara desse para ver se ele sabe (kkk), muitos nem sabe dessas coisas especificas de nossas caixas de marcha - (ESTUDO A MAIS DE 2 ANOS) mesmo assim creio que há mais informações por ai.

Lembrando: Falei com um professor formado esses dias que da aula de cambio automático e o mesmo me disse que andar com o carro sem o TCC não causa problema na caixa, apenas como força mais ela acaba aquecendo mais em altas rotações, mas segundo ele não causa danos na mesma, tanto que a minha desde que comprei o carro nunca funcionou o TCC e viajo para São Paulo quase que direto assim...



Abraçoss...
Monza Classic SE Automatico 1990 2º Dono - Gasolina e GNV - Manual e Nota fiscal de Compra - Lacrado
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Esquema do TCC do cambio automático

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Andar sem o TCC acionado, além dos inconvenientes citados, aumenta razoavelmente o consumo na estrada.

O dano só ocorre na carteira..kkkk... :smt005

O TCC do meu está morto e eu ainda não tomei coragem de mexer nisso. O câmbio está tinindo de perfeito, mas sem o TCC parece que o motor vai explodir em alta velocidade.
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
paulovictors
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 05 Nov 2012, 16:50
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Esquema do TCC do cambio automático

Mensagem não lida por paulovictors »

Olá pessoal. O meu está em perfeito estado, mas o problema dele é que o circuito do TCC está sem energia, pois ele n tem uma válvula solenoide q controla a voltagem, quando passa ou quando n passa. Seria isso q gostaria de saber, pois recondicionei minha válvula TCC, na qual a mesma estava totalmente travada e está em perfeito estado de funcionamento... O que me preocupa agora é o circuito, quantos volts tem esse circuito e se posso fazer uma ligação direta com o positivo da bobina do carro, para ele mandar energia quando o carro só estiver com a ignição ligada... Mesmo assim agradeço a vocês a ajuda :D
paulovictors
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 05 Nov 2012, 16:50
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Esquema do TCC do cambio automático

Mensagem não lida por paulovictors »

Olá pessoal voltei para informar que o problema do TCC está resolvido. Eu mesmo recondicionei ele, pois estava travado, refiz a ligação a vácuo e organizei a instalação elétrica. Agora o carro está excelente para andar em BR... Obrigado pela a ajuda...
Avatar do usuário
ricardoximenis
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 214
Registrado em: 01 Out 2014, 13:08
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Esquema do TCC do cambio automático

Mensagem não lida por ricardoximenis »

paulovictors escreveu: 10 Abr 2013, 20:19 Olá pessoal voltei para informar que o problema do TCC está resolvido. Eu mesmo recondicionei ele, pois estava travado, refiz a ligação a vácuo e organizei a instalação elétrica. Agora o carro está excelente para andar em BR... Obrigado pela a ajuda...
Tem como me passar o que fez no seu para fazer no meu?
A minha válvula a vácuo esta desligada, sem o cano do vácuo e queria saber de onde sai o vácuo que liga nela?

Como faço o teste para saber se está passando corrente antes e depois de religar a mangueira de vácuo?

Cordialmente
Ricardo Ximenis
Atual: Monza Classic SE Automático 1990 - Gasolina - Manual e Nota fiscal de Compra - Lacrado
Ex Monza Classic SE Automático 1992 - Gasolina - Lacrado
Ex Monza Classic SE 1987 - Etanol
R-Quintas
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Jan 2020, 21:03
Cidade: rj
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Re: Esquema do TCC do cambio automático

Mensagem não lida por R-Quintas »

Bom dia a todos!
Meu Monza está sem o chicote da tomada do TCC, e eu estava querendo refazer a ligação novamente. Sendo que não estou achando os fios que faz parte do TCC.
Alguém pode me ajudar nessa? Me passando a cor dos fios e posição originais, para ver se eu acho o chicote perdido, ou faço outro chicote puxando um positivo. Se possível passar alguma imagem que possa me ajudar visualmente tbm.
Responder