Cambio de 6 Marchas

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
henez
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 329
Registrado em: 01 Ago 2011, 22:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Cambio de 6 Marchas

Mensagem não lida por henez »

Bom dias Pessoal.

Estou a um tempo pensando em uma ideia,que não sei se é possível,mas seria,ao meu ver,interessante:Teria como adaptar algum cambio de 6 marchas no Monza?

Por exemplo,vi no fórum dos Kadeteiros que existe sim um cambio de 6 marchas para o motor da família 2,porem,só tem na europa,e seria difícil de trazer para o brasil,porem,me lembrei que temos um carro no brasil que possivelmente poderia "emprestar" o cambio dele pra nos:O Cruze.

Sinceramente não sei se é possível,nem estou avaliando a questão financeira,mas sim,a possibilidade,e queria saber com vocês se alguem já viu o conjunto do ecotec em uma bancada para analisar o sistema,pois,que eu saiba,o ecotec veio da família 1(eu acho),então é possível que seja adaptável ao monza,claro que com algumas modificações,mas já encaixando no motor já seria um ótimo começo.

Se alguem souber alguma outra informação,compartilhe,eu sinceramente estou interessado nisso,não para correr,e sim,para quem sabe melhorar o consumo,principalmente em estrada.

Att. Henrique Martinez
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cambio de 6 Marchas

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Henez

Qdo fui escolher qual carro comprar, nos anos sessenta, a maioria delas tinha 3 marchas. O Fusca, campeão de vendas, também tinha.
Escolhi um com 4 marchas, o Gordini.
Durante décadas 4 marchas foi o padrão geral. Qdo se pensou em adicionar mais uma marcha, por causa da crise do petróleo, uma limitação de velocidade imposta nas estradas brasileiras justamente por causa da crise capou a idéia. Só se podia correr até 80 km/h, e as fábricas chegaram à conclusão de que a essa velocidade não tinha como adicionar uma quinta. Mesmo na recém inaugurada Rodivia Castelo Branco, onde originamente o limite era 120 passou para 80.
Depois que essa limitação foi abandonada, voltou de novo a idéia, que foi adotada.
Qdo começaram a lançar carros com motor mil algumas fábricas adotaram a sexta marcha, para poder aproveitar melhor o baixo torque desses motores, mantendo a economia em estrada.
No caso do Monza, no qual, a mais de 100 km por hora o motor não está se esguelando, não vejo necessidade dessa sexta marcha.
Por outro lado, um carro com 6 marchas dá mais trabalho para digirir, são mais mudanças de marcha por km rodado..
Eu atualmente estou fugindo do trabalho... :smt020

Caso vc resolva adaptar um cambio de 6 marchas, acho difícil casar isso com o motor atual...a fábrica utiliza bancadas de teste para determinar as relações de marcha para cada motor. :smt017

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
henez
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 329
Registrado em: 01 Ago 2011, 22:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cambio de 6 Marchas

Mensagem não lida por henez »

Então Luiz Carlos,eu ainda estou amadurecendo a ideia,preciso ver a curva de torque do ecotec e compara-la com a do monza,porem,tenho só ideia de alterar a relação final,deixando as marchas como são,como fez meu pai ao adaptar um cambio de 4 marchas no motor da veraneio dele,que era 3,ele só alterou o diferencial,deixou as marchas como eram na caixa.

E sobre o limite de velocidade,eu todos os dias preciso pegar a Free Way(BR 290) e ela tem limite de 110km/h,e a essa velocidade,o motor já ta a 2500rpm(no meu caso),e sendo assim,eu acho que para uma viagem mais tranquila,uma sexta marcha vem cair bem, já que o motor do monza,como tu diz,não cansa,então vamos aproveitar este folego dele,e deixar ele mais manso,se é que tu me entende.

Mas como eu disse,eu estou amadurecendo a ideia,tenho ainda algumas coisas que quero fazer nele,como pintura,lataria,e colocar GNV,que no meu ver,são o básico,depois vem as melhorias.

Se alguem tiver mais alguma opinião,poste ae ;)

Att. Henrique Martinez
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Cambio de 6 Marchas

Mensagem não lida por RicardoDS »

Cambios com mais marchas ficam interessantes em motores onde o torque e potencia máxima aparecem em regimes de giros mais altos (um bom exemplo é o Civic Si, além do próprio Cruze).
O comportamento do motor original do Monza não combina muito com isso, tipicamente a partir de 5000~5500rpm já não tem muito folego.
Motor do Monza se beneficia mais de marchas mais longas.

Acho que até é possível adaptar (familia 1 e 2 tem os coxins do cambio na mesma posição, não conheço o layout dos coxins do Cruze, mas suspeito ser igual aos outros familia 1), mas dá trabalho... vai ter que adaptar volante do motor, embreagem, ver como será o sistema de acionamento dessa embreagem.
Mas não vejo muita utilidade... só terá que cambiar mais e o custo será alto.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
henez
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 329
Registrado em: 01 Ago 2011, 22:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cambio de 6 Marchas

Mensagem não lida por henez »

Bom Ricardo,o que tu fala faz todo o sentido,mas assim,não quero usar o regime todo o motor,o que eu quero que em uma auto estrada eu consiga manter uma velocidade constante de uns 100km/h mas com o motor mais "suave",por isso pensei em colocar o cambio de 6 marchas,pois eu iria ter o mesmo rendimento na cidade,mas eu teria uma segunda opção (sexta marcha) para quando eu fosse usar a estrada,essa era a minha ideia,não sei o que vocês acham,e assim,quem sabe,conseguir uma economia de combustível,pelo menos essa era a minha ideia no inicio.

Att. Henrique Martinez
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Cambio de 6 Marchas

Mensagem não lida por RicardoDS »

O problema do cambio de 6 marchas é que as marchas tem relação mais próximas.
Na teoria, você vai usar da mesma forma que hoje, mas engatando a 6ª no plano ou descida (subida nem pensar, mesmo leve... falta motor).
Na prática, ao invés de usar 1-2-3 ou 1-2-3-4 na cidade, você vai usar 1-2-3-4-5, vai passar lombada e virar esquina em 3ª e por aí vai... até pode melhorar o consumo na estrada, mas piora na cidade, devido ao fator "bombeamento", cada troca de marcha gera uma perda de combustível.
Par que isso não ocorra vai ter que calcular muito bem qual diferencial usar, mas, mesmo assim, a 4ª e a 5ª ficarão muito parecidas.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
henez
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 329
Registrado em: 01 Ago 2011, 22:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cambio de 6 Marchas

Mensagem não lida por henez »

Se eu entendi bem,com o cambio de 6 marchas,tudo hoje que eu faço em 2°,eu vou ser "obrigado" a fazer em 3°,e assim sucessivamente?

Se for isso,bem,eu acho que tomei um banho de água fria...

Mas,não teria como alterar a relação do cambio?Eu sei que existe mais de um modelo de cambio que é plug and play para o monza,queria saber qual são eles e o que eles oferecem,se não for pedir muito.

Att. Henrique Martinez
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cambio de 6 Marchas

Mensagem não lida por frfavoreto »

Meu carro é um Kadett que possui um câmbio F18 curto, também chamado de Closed Ratio. Já dirigi Monza com câmbio F16 longo (Wide Ratio), a diferença é grande. O câmbio curto eu acho melhor para dirigir na cidade pois a proximidade das marchas é conveniente em baixas velocidades. Consigo sair tranquilo de 3ª num quebra-molas. Dá pra cantar pneu se eu fizer isso de 2ª mantendo a mesma faixa de rotação. Isso pra mim é mais vantajoso pois posso escolher melhor a forma como quero retomar a velocidade. Já num câmbio longo, ou sai de 2ª numa boa ou tem que reduzir pra 1ª pra sair mais forte porém o giro do motor sobe muito e na hora que a embreagem "cola" de vez o carro sofre um pequeno tranco, que me incomoda.

Porém na estrada o câmbio longo é muito melhor, já que pode-se dirigir na faixa de 100Km/h em rotações menores. Já no Kadett, se estiver a 100Km/h o motor fica em 3.000rpm, enquanto que num câmbio longo ficaria na faixa de 2.500. Por outro lado, nas ultrapassagens o câmbio curto se sai melhor pois a marcha anterior não é muito "distante" então não precisa subir tanto a rotação.

Enfim, cada câmbio tem suas vantagens e desvantagens em diferentes situações. No início eu tinha um certo preconceito com relações de marchas curtas, mas após me acostumar com o cãmbio curto eu prefiro ele, não preciso fazer subidas de giros tão agressivas em retomadas de velocidades e o carro é muito ágil em arrancadas. Porém o consumo tende a aumentar com isso. Não sei se seria possível pegar apenas a engrenagem da 5ª marcha de um câmbio longo e colocar num curto, eu tenho essa idéia em mente pois quando pegar uma estrada eu gostaria que o Kadett viajasse em rotação mais baixa na 5ª marcha.

Importante ressaltar que num câmbio de 6 marchas as 5 primeiras marchas não teriam a mesma relação que nossos tradicionais câmbios de 5 marchas. Em outras palavras, a 6ª marcha não possui uma relação significativamente maior que a 5ª de nossos atuais câmbios (se é que tem mesmo). Imagino eu que não faria diferença a 6ª marcha do Cruze da 5ª do Monza. Um câmbio é projetado de acordo com as características de curva de potência e torque de um motor, portanto acho que não cairia bem um câmbio do Cruze no Monza. Isso é perceptível quando se observa que o Kadett é um carro com apelo mais esportivo, enquanto o Monza é mais para conforto e suavidade. Por esse motivo a maioria dos Kadetts tem câmbio curto, e o Monza longo.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Responder