ALinhamento no volante

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
Flavio-Aurelio
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 922
Registrado em: 05 Jun 2009, 18:30
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ALinhamento no volante

Mensagem não lida por Flavio-Aurelio »

Ola amigos o meu ta tortinho com o carro com as rodas retas no volante parece q ta virando pra direita, vou trocar as rodas dele e vou mandar alinha e corrigir isso ta veio D+.
Monza shark classic SE em fase final de restauração; agora falta pouco!!
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ALinhamento no volante

Mensagem não lida por vrsilva »

Antes de alinhar o volante, tem que ser feito o alinhamento das rodas, cambagem e caster, depois verificar se os pneus não tem nenhuma bolha ou se estão tortos, daí então é que se faz o alinhamento do volante, pois qualquer um desses itens fora dos conformes tira o volante fora de alinhamento, até bucha da barra de direção tira o alinhamento do carro... o conjunto de suspenção tem que estar bem integro para garantir alinhamento do volante perfeito..
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
herbert
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 21 Jan 2017, 17:24
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: ALinhamento no volante

Mensagem não lida por herbert »

Aproveitando o tópico...

estive em Floriano-PI e percebi que meu volante estava levemente torto para esquerda. Levei na oficina, o cara verificou alinhamento, balanceamento e empeno nas rodas. Estava tudo Ok, só o volante que estava torto mesmo. No início da volta pra Brasília, o volante estava alinhado, mas no fim da viagem percebi que o volante entortou sozinho para a direita. Não caí em buraco, nem dada... Fui tranquilo, andando a 100... 130.
Ajustei o volante outra vez, mas o volante entortou novamente e dessa vez foi andando normal pela cidade. Não sei por que isso está acontecendo. Alguém já passou por esse problema?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ALinhamento no volante

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Pode ter um problema de montagem errada nas torres de suspensão ou os pneus podem estar apresentando defeito.
No caso de defeito de pneus, ao inverter os lados em geral fica bom ou passa a puxar ou mudar o volante para o lado inverso.
Mas sempre é bom verificar se o carro não está causando o defeito nos pneus. Por isso verifique a montagem da suspensão, onde duas peças tem lado de montagem, a fixação da caixa de direção na parde corta fogo e se a parede corta fogo não está trincada ou corroída.
PS: Estou levando em conta que a geometria/alinhamento de rodas está dentro da recomendação.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
herbert
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 21 Jan 2017, 17:24
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: ALinhamento no volante

Mensagem não lida por herbert »

Depois de muito tempo andando com o volante torto, um mecânico me mostrou que tinha folgas nas buchas da caixa de direção e isso fazia com que o volante ficasse torto novamente depois de andar alguns metros. Troquei as buchas, apertei tudo e agora está ok. Valeu Carlos! :ok:
Responder