Duvida com bloqueio docambio acima dos 60km e barulho estra.

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
antigos_ss
Mensagens: 7
Registrado em: 17 Abr 2011, 21:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Duvida com bloqueio docambio acima dos 60km e barulho estra.

Mensagem não lida por antigos_ss »

Localisei no cambio do meu monza, um soquete verde ligado a caixa na parte inferior da bateria, este conector possui 1 fio, que é ligado a uma especie de solenoide preta onde aparentemente é ligado um Caninho de ar, este mesmo não encontra-se ligado a nada onde deve ser ligado este caninho que sai desta bendita valvula?
Outro negócio que me ocorreu é o seguinte, Quando o carro ta parado com volante reto acelero e tudo certo quando giro pro lado do carona começa um ruido, tipo metal rasando em algo, andando com o carro o barulho é muito alto parece que ta quebrando algo e o barulho vem do lado direito aparentemente na caixa ou saida da mesma, alguemjá viu isso ocorrer?


Abraço ao amigo.

Att
Andrei
Att,
Andrei
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Duvida com bloqueio docambio acima dos 60km e barulho es

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não mencionou, mas pela descrição o seu Monza tem transmissão automática. Esse fio deve ser do TCC (lok up), que trava o conversor de torque em 3ª marcha acima de 60km/h.
O ruído me parece ser de junta homocinética estralando. Se estiver correto, faça logo o reparo trocando a junta, pois se quebrar o carro não anda mais.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
antigos_ss
Mensagens: 7
Registrado em: 17 Abr 2011, 21:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Duvida com bloqueio docambio acima dos 60km e barulho es

Mensagem não lida por antigos_ss »

Olá,
Primeiramente obrigado pela resposta,

Meu monza é um 91 sl/e automatic. é completo por isso no carburador tem diverssos caninhos de vacuo e tudo que é tipo de valvulas que pode ter num 2e,
fiz limpesa do mesmo e troqui valvulas ruins, fiz funcionar o segundo estagio a vacuo, e a valvula do desafogador tbm troquei dentre outros como juntas todas, esguichos novos, ficou todo ele zero km, como estou com o carro a pouco, to tentando deixar o mesmo em perfeito estado.

Bem, quanto a ser o TCC (lok up), o senssor que falei acima, sim é este senssor pelo que pude apurar, porem, como mencionei este senssor está ligado a uma especie de solenoide por presão ou vacuo, preciso saber onde é ligado o caninho que sai desta valvula. Alguem saberia dizer? Creio que seja no arburador, pelalógica né, porem não sei se é um cano de pressão ou vácuo e se for vacuo deve ser em que local exatamente. Ou caso for noutro local fico no aguardo de ajuda, no assunto,
Quanto ao barulho, bem o sintoma é bem de homocinetica, porem ele faz o barulho parado, em aceleração maior a 2500 rpm, não lembro de nenhum carro meu fazer este barulho parado, achei que poderia ser algo dentro da caixa, porem nao faria sentido aumentar o barulho quando eu ando e viro o volante não é mesmo.
Aguard alguma ajuda com o solenoide do Tcc,
Abraço ao amigo,
Att
Andrei
Att,
Andrei
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Duvida com bloqueio docambio acima dos 60km e barulho es

Mensagem não lida por Leocastro »

Amigo, a chave que você precisa, é a chave do TCC, essa da foto.
Imagem
Imagem

O Chicote com conector verde, olhe onde ele é ligado.
Imagem

Essa chavinha, serve para desligar o TCC quando você acelera, ela funciona por meio de vácuo.
Olhe, ela é dificílima de ser encontrada.
Abraços!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
antigos_ss
Mensagens: 7
Registrado em: 17 Abr 2011, 21:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Duvida com bloqueio docambio acima dos 60km e barulho es

Mensagem não lida por antigos_ss »

Agradeço a colocação, porem creio que não me expressei corretamente.
A valvula eu sei qual é, é esta mesmo das fotos, eu tenho esta valvula no carro,
o que preciso saber é onde vai ligado este caninho dela. Ele vai ligado exatamente onde?
A ligação dentro da caixa eu sei, a ligação do suporte verde atéa valvula eu sei, preciso saber dali pra diante onde ligo a valvula, ocaninho de vacuo vai ligado onde extamente? No carburador? ele fica sempre "puxando ar" ou apenas na segunda fase,
Como da pra saber se a valvula ta funcionando?
Abraço ao amigo.
Att
Andrei
Att,
Andrei
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Duvida com bloqueio docambio acima dos 60km e barulho es

Mensagem não lida por Leocastro »

Bem, tu conecta uma mangueira e, liga no distribuidor de vácuo indicado na foto.
pra saber se ela está funcionando, tu precisa de um multimetro, coloque a chave seletora no sinal de condutividade (aquele que apita), e, coloque uma ponta de prova em cada terminal da válvula.
Faça vácuo na mangueira que vai a chave, chupando ela, e, vc escutará ela estalando, e, se tiver funcionando, escutará o multimetro apitando.

Na foto, é a mangueira vermelha que tu conecta na válvula.
Imagem
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
antigos_ss
Mensagens: 7
Registrado em: 17 Abr 2011, 21:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Duvida com bloqueio docambio acima dos 60km e barulho es

Mensagem não lida por antigos_ss »

Primeiramente obrigado pela ajuda,
Bem, vejamos então, devoconectar a mangueira da valvula tcc, daquele dispisitivo ligado ao coletor de admição? Eu imaginei que foce conectado a alguma saida do carburador, então funciona junto com o hidrovacuo teoricamente. Bom, pelo que entendo então o vacuo é direto, mas sendo direto como ela liga e desliga? mais vacuo e menos vacuo? seria isso? Com ela desligada o mecanismo ta sempre ligado ou desligado?
Abraço ao amigos
Att
Andrei
Att,
Andrei
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Duvida com bloqueio docambio acima dos 60km e barulho es

Mensagem não lida por Leocastro »

Bem, com a mangueira desligada, o sistema está desligado também.
Ela fica sim com vácuo direto, o que ocorre, é que, em mudança de vácuo (acelerações por exemplo), a chave desliga, fazendo com que desacople o conversor.
Ele não acopla somente por causa desta válvula, mas sim, por um conjunto de pressostatos que sabem a hora certa pra acoplar o conversor.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Responder