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3 MARCHA PULANDO

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.

3 MARCHA PULANDO

Mensagempor diogoleenze » 07 Jul 2010, 01:01

Fala pessoal, ja to de saco cheio toda vez que a 3 esta engatada e tiro o pe do acelerador a marcha ula e eh so ela, ja pensei em garfo ou luva, alguem poderia ser mais especifico pra eu nao ter que ficar kebrando kbca procurando?
vlw
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Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagempor Carlos A. Freire » 07 Jul 2010, 08:40

Antes de mexer no câmbio, verifique primeiro como estão os coxins de motor e câmbio.

Abs,

Carlos Freire
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Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 07 Jul 2010, 11:21

Diogo, nos cambios modernos o que mantém as marchas engatadas (não deixa elas escaparem) são pequenas esferas carregadas por molas, que atuam nos eixos dos garfos de mudança de marchas, dentro da caixa de câmbio.
Essas esferas podem emperrar ou, mais comumente, ter sua mola quebrada.
Mas, para que essas esferas atuem de acordo, é preciso que o sistema de engate de marchas fora da caixa esteja OK.
Se a alavanca estiver com muita folga, o liame, um calço de caixa que mude a posição da caixa, tudo isso pode impedir a esfera de encaixar no seu buraco.
Pode acontecer também do furo da haste desgastar demais, aí a esfera não consegue mais reter a haste na posição. Aí só abrindo a caixa e substituindo a haste com problema.
Essas esferas e molas geralmente são acessadas pelo lado de fora da caixa, não é preciso desmontar a caixa para mexer nisso.
Desconfie do mecânico desavisado que disser que a causa disso é engrenagem gasta, isso não se aplica mais a caixas de marchas desde algumas décadas atrás.
Nas caixas jurássicas de antigamente podia acontecer dos dentes desgastarem com o uso e as marchas escaparem.

Abraços
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Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagempor diogoleenze » 07 Jul 2010, 16:54

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Diogo, nos cambios modernos o que mantém as marchas engatadas (não deixa elas escaparem) são pequenas esferas carregadas por molas, que atuam nos eixos dos garfos de mudança de marchas, dentro da caixa de câmbio.
Essas esferas podem emperrar ou, mais comumente, ter sua mola quebrada.
Mas, para que essas esferas atuem de acordo, é preciso que o sistema de engate de marchas fora da caixa esteja OK.
Se a alavanca estiver com muita folga, o liame, um calço de caixa que mude a posição da caixa, tudo isso pode impedir a esfera de encaixar no seu buraco.
Pode acontecer também do furo da haste desgastar demais, aí a esfera não consegue mais reter a haste na posição. Aí só abrindo a caixa e substituindo a haste com problema.
Essas esferas e molas geralmente são acessadas pelo lado de fora da caixa, não é preciso desmontar a caixa para mexer nisso.
Desconfie do mecânico desavisado que disser que a causa disso é engrenagem gasta, isso não se aplica mais a caixas de marchas desde algumas décadas atrás.
Nas caixas jurássicas de antigamente podia acontecer dos dentes desgastarem com o uso e as marchas escaparem.

Abraços


Ok realmente o liame esa bem gasto vo trocar pra ver se para, vlwww

masi sugestoes postem abaixo
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Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagempor ecorrea » 08 Jul 2010, 09:55

Bom dia, quando fiz um curso basico de mecanica geral eu aprendi sobre essas esferas e que ficava pelo lado de fora mais era uma caixa de delrey (ford) mais não sei se a do monza é tambem, o do meu pai tambem tem o mesmissimo poblema trocamos todos os calços e continua pulando a 3 e o trambulador esta justinho então deduso que seja o essas esferas, eu estava pensando no sincronizador mais quando o carlos sitou as esferas eu me lembrei do curso.
seria interesante colocar se realmente o monza usa este sistema e onde elas ficam pois não são dificeis de trocar, pois no mecanico que mexe no carro do meu pai disse que não mexe em caixa, ai sabendo onde fica eu posso fase-lo ou se tiver que tirar a caixa levo pra ele fazer.
mais gostaria de saber do Carlos Freire se prosede essa informação.
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Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagempor Carlos A. Freire » 08 Jul 2010, 10:38

Para ser sincero... a caixa de marchas do Monza é muito difícil apresentar problemas. Já vi muitas caixas de marchas aberta, como toda a linha nacional da Volks e da Fiat, Chevette e Opala, e algumas da Ford.

Falei com mecânico amigo meu que trabalha com mecânica geral, inclusive câmbio, e me disse o seguinte:

No Chevette, é comum escapar marchas e o defeito pode estar no mesmo nas esferas ou molas sem pressão dessas esferas.
No Monza, também usa essas esferas, que ficam perto da tampa lateral, onde tem três selos, cada um para uma esfera. Mas o mais comum para esse sintoma é gastar a luva ou engrenagem. Olhando no catálogo de peças Chevrolet (CepChev), não encontrei as esferas tão ditas aqui. Encontrei no local especificado os pinos retentores e suas molas.

Abs,

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Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagempor maciel_diego » 15 Set 2010, 13:27

A minha caixa de marcha está arranhando a primeira e a segunda.... a terceira também escapole se desacelerar...

:smt017 - Fico preocupado em ter esse trabalho todinho (mão de obra que não é barata), para tirar caixa trocar molas e esferas e depois continuar o problema. Pensei em comprar uma caixa no ferro velho e substituir... vai depender do preço que me cobrarem...

abs,

Diego Maciel
Abraços,

Diego Maciel

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Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagempor paitz » 18 Dez 2010, 11:56

fala galera do monzeiros !!!!

Vou tentar descrever o que está acontecendo com o meu monza e o que eu vi e suspeito estar com defeito. Pra começar é o seguinte, de 1º até a 3º a impressão que eu tenho é que está com uma folga enorme nas engrenagens, tipo andando em 2º se eu soltar o pé do acelerador o carro fica naquele vai e vem e naum para enquanto eu naum acelerar de novo, tenho que andar sempre chutado por causa disso saio acelerado passo segunda e acelero e terceira tambem acelero pra não acontecer isso, soltou o pé fica nesse vai e vem em 4º e 5º tambem percebo mas bem menos do que em 2º e 3º, é bem provável que não seja ''folga nas engrenagens'' mas andando da essa impressão, aí ontem eu dei um murro no pneu dianteiro do lado passageiro e fez um barulho de ferro batento.....puuuttzzz ja fikei encanado, ergui o carro no jacaré botei no cavalete entrei debaixo e mandei um amigo meu meter uns murros no pneu, ai vem o susto !!! a haste de ferro que sai da caixa de cambio e e vai pra homocinética que vai pra roda está folgada....seugurei ela com a mão e fiz movimentos empurrando a haste para a caixa de câmbio e para a roda, realmente está com folga e muita folga +/- uns 7mm, entrei mais fundo embaixo do carro e fiquei de cara com a caixa de câmbio segurei a haste e fiz movimentos dessa vez pra cima pra baixo, tbem tem folga e vem diretamente da conexão entre a caixa de câmbio e a homocinética ( não sei se é mesmo homocinética aquilo, sei que perto da roda tem uma, acredito que na saída da caixa tbem tem ) e ainda mais !!! engrenei 1º com o carro desligado e virei essa haste............puuutttzzz quase deu uma volta completa pra travar e escutar o barulho das engrenagens na caixa de câmbio. A homocinética é novinha da pra ver que não exite folga nenhuma entre as duas homocinéticas e a haste, tudo vem da caixa de câmbio, não sei ao certo que tem dentro da caixa na saída se e um rolamento uma bucha não sei mas tem folga e muita pra qualquer lado e no lado motorista tbem acontece isso mas a folga é bem menor. Vou levar o carro no mecânico mas antes quero saber de vocês o que exatamente pode estar acontecendo..... Agradeço mesmo galera
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Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagempor diogoleenze » 29 Dez 2010, 09:33

uma pekena folga é normal, mas se estacom esse problema de uma olhado no diferencial, ja q a folga esta ali
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Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagempor GEGE » 31 Jan 2011, 13:53

O meu monza tambem esta com esse problema!!!
Só a 3ª marcha que pula ao desacelerar... :!:
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Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagempor leonardojorgerj » 31 Jan 2011, 21:34

O MEU TAMBEM ESTA COM O MESMO PROBLEMA OBRIGADO VI AS DICAS ACIMA FORAM MUITO UTEIS PARA NENHUM MECANICO ME ENGANE KKKKKK UM ABRAÇO ATODOS
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Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagempor Mimoso » 06 Out 2011, 21:33

Olá pessoal, para não ter que abrir outro tópico sobre o mesmo assunto, 3º marcha pulando, vou postar aqui mesmo. Tô com esse problema a muito tempo, pesquisando e perguntando o pessoal, cheguei a conclusão que o defeito só pode ser nas molas e pinos, exatamente o que o Carlos fala abaixo.


Carlos A. Freire escreveu:Para ser sincero... a caixa de marchas do Monza é muito difícil apresentar problemas. Já vi muitas caixas de marchas aberta, como toda a linha nacional da Volks e da Fiat, Chevette e Opala, e algumas da Ford.

Falei com mecânico amigo meu que trabalha com mecânica geral, inclusive câmbio, e me disse o seguinte:

No Chevette, é comum escapar marchas e o defeito pode estar no mesmo nas esferas ou molas sem pressão dessas esferas.
No Monza, também usa essas esferas, que ficam perto da tampa lateral, onde tem três selos, cada um para uma esfera. Mas o mais comum para esse sintoma é gastar a luva ou engrenagem. Olhando no catálogo de peças Chevrolet (CepChev), não encontrei as esferas tão ditas aqui. Encontrei no local especificado os pinos retentores e suas molas.

Abs,

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Estou postando aqui a caixa de marchas do Monza e as exatas peças responsáveis pelo problema. Sei que vou ter que abrir e trocar o que tiver quebrado, necessariamente as molas. Mas o meu apelo agora é como fazer esse serviço, acho que os selos que o Carlos fala são tampas que são acessadas por fora da caixa, três que eu vi, mas não sei COMO TIRAR se é desenroscando ou batendo. e mais uma coisa QUAL das tampas CORRESPONDE a da 3º marcha.


Imagem
Acho que são esses os selos e esse fica do lado esquerdo da tampa, vc estando em paralelo com o carro do lado do motorista
Imagem
E esses são os dois que ficam acima da tampa, do lado direito, vc estando nas mesmas condições
Imagem
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Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagempor Mimoso » 07 Out 2011, 11:42

Pessoal preciso de ajuda ai, por favor, não aguento mais essa marcha! :smt011
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Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagempor Carlos A. Freire » 07 Out 2011, 11:46

A informação que tenho foi passada lá em cima. O sintoma é causado por desgaste na luva ou engrenagem.

As esferas são para manter o garfo no local e não encavalar. Ou seja, quando um garfo se movimenta, os outros ficam presos.

Abs,

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Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagempor Mimoso » 07 Out 2011, 12:05

Isso mesmo Carlos, tenho essas informações, talvéz não tenho explicado bem, mas estou convencido que o problema seja entre as molas e essas esferas ou pinos. O meu outro problema é como acessar essas peças, pelo que pesquisei dar pra fazer sem retirar a caixa do lugar, apenas abrindo os selos ou tampas, preciso de orientação de como faço esse serviço. Por favor, se der pra fazer eu mesmo quero fazer, só preciso de orientação. :smt023
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Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagempor Carlos A. Freire » 07 Out 2011, 14:08

Não acredito nessas molas com defeito. Como disse, é mai comum a luva e engrenagens gastarem na entrada, com isso a luva não entra totalmente e acaba soltando. Em alguns casos tem que fresar as engrenagens e troca da luva.

Pelo desenho acredito que soltando as tampas as molas e esferas vão se soltar. Mas, pode ser que tenha que trocar essas tampas ao remontar.

Abs,

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Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagempor Mimoso » 07 Out 2011, 14:56

Certo Carlos, tô entendendo, e sei também sobre essas luvas, como não dá pra eu trocar as luvas, vou começas com as molas e esferas, pois como vc falou dá pra tirar apenas retirando essas tampas. Mas e as tampas Carlos, como vou tirálas? São rosquiadas ou é só pressão e batendo que saem?
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Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagempor Carlos A. Freire » 07 Out 2011, 15:40

Nunca fiz esse tipo de reparo. Na verdade nunca tive problema no câmbio de meus Monza, da família e de amigos. Veja se no manual de reparações do Monza 90 tem o procedimento.

Abs,

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Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagempor Mimoso » 07 Out 2011, 15:51

O pior Carlos é que não tem. Não há referência quanto a desmontagem dessas peças no manual. Só de algumas partes da caixa, mas não especificamente.
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Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagempor Rafaelo » 08 Out 2011, 01:40

pode ser como nao pode ser problemas na trava, nao é so isso que faz pular marcha. so uma visualização vai determinar onde esta o problema. marcha pulando sao elas:

*trambabulador mal regulado.
*dentes de atracamento da engrenagem em questao gastos.
*trava do garfo gasto(rasgo) da marcha em questao

no momento nao acredito problema na mola ou pino do eixo do garfo da 3-4º. se fosse problema isso teria problemas na 4º marcha é apenas na 3. entao, ou é o trambulador mal regulado ou as engrenagem de atracamentos da 3º estao gastas, ou o rasgo da trava da 3º gasto fazendo pular pro neutro. nada ta descartado ate verificar.

os dentes da engrenagem de atracamento sao pequenos e sao angulares pra faciltar o engate do sincronizador e acabam se desgastando quando se arranha a marcha(3º) ou pelo excesso de uso da 3º ja que é uma marcha urbana. no video é meu antigo cambio 4M que é exatamente iqual o funcionamento o 5º marchas F18 nesse aspecto, alias de qualquer cambio sincronizado.


no video, a 3º ja engatada, as outras engrenagem com folga sao pq nao estao engrenadas é so pra ilustrar que esta na 3º :smt023


imagem do trem de engrenagens. ela é encaixada pelos pinos e guias. o meu exemplo é diferente do teu mas basicamente é iqual, veja no manual como retirar.
Imagem

detalhe do rasgo da 3-4º ambos gastam meio que juntos em 'passos da vida' a nao ser que a pessoa so ande ate 3º hehehe dae vai gasta bastante o rasgo do eixo da 3º, podendo fazer pular pro neutro quando a uma redução. obs: nao é o trambulador que segura a marcha e sim essas travas. nesse caso estava a 4º engrenada pra poder mostrar o desgate do rasgo da 3º - logo apos é o rasgo do neutro que é mais curto :wink:
Imagem

quando solta o pe do acelerador a uma redução natural, principalmente em marchas de redução como 1-2-3 forçando bastante o conjunto motriz, se os dentes de atracamento estiverem ovalizados vai escapar... pro neutro ou ate mesmo o rasgo em questao gasto. eu nao mexeria nesses alojamento do pino ate tirar o trem. como te falei no MP retire o trem das engreagem como no video, limpe e especione a engrenagem da 3º marcha, rasgo do eixo do garfo 3-4º.
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Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagempor Mimoso » 08 Out 2011, 13:10

Pronto eu li lá direitinho, e vc falou que dá pra tirar o trem da terceira sem precisar retirara a caixa de câmbio certo? E imagens rapaz mudam tudo, vendo aí percebo que faz centido e que realmente pode ser esse o problema. Se dé pra tirarar esse trem sem retirarar a caixa de c^mbio vou fezer.
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Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagempor Rafaelo » 08 Out 2011, 18:50

veja se tem espaço, se a tampa é menor que a longarina da lataria nessa parte da caixa de roda. nao lembro se tem espaço. alem da torre da suspenção pode incomodar analize bem antes. se precisar de informação tenho o trem da caixa fora. lave antes a caixa nessa regiao pra nao contaminar sujeira de fora pra dentro da engrenagem. limpe tudo antes de remover.
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Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagempor Mimoso » 09 Out 2011, 20:18

Certo, vou começar a preparar o cenário. :smt023
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Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagempor Diego Paiva » 11 Out 2011, 20:33

Mimoso, sinceramente vai a um ferro velho e pega uma cx de marchas completa. Vc num gasta 300 reais dando a sua.... dificilmente câmbio de monza dá problema. Todo mundo elogia a robustez desses câmbios.... vc foi "sorteado". Acho mais viável trocar o câmbio todo.... pq qd vc abrir o seu câmbio, num vai trocar uma coisa só... se tá com esse defeito de pular a terceira, certamente existem outros desgastes, o que pode tornar o reparo bem oneroso.
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Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagempor Mimoso » 13 Out 2011, 09:49

Pois é, tô vendo exatamente isso e sei até onde tem uma já no ponto, vou negociar com o cara e tomara que saia no preço, e rezar pra que não esteja igual ou pior ao meu.
E quanto ao sorteio fui sorteado desde que adiquiri o Monzão, não com ele em geral, mas boa parte dele, desde o começo que me dá trabalho, mas Diego não sei pq não desisti dele :smt017. :mrgreen:
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