Manutenção no Câmbio automático do Monza - Home Repair!

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
ricardo barsotti
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 39
Registrado em: 18 Mar 2010, 17:52
Cidade: Rio claro
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Manutenção no Câmbio automático do Monza - Home Repair!

Mensagem não lida por ricardo barsotti »

Então, pensei que fosse isso mesmo, mas chega a dar desgosto os custos, só esse master kit ta rodando em torno de 800 temers, o que já é um tapa na cara, mais o óleo, que se não me engano, vi no manual de serviço ser 6,5 litros se esgotar o conversor (vi hj por R$25,00 o litro), algo assim, não me lembro certinho, mais o filtro, rapaz, ta dando medo da conta, e to com falta de tempo ($$) atualmente... agora a terceira também bichou, engata quando quer, e patina horrores quando o carro está arrancando, até ele pegar demora, o monza automatico já é beberrão que dá desgosto, mas ta bebendo mais que scania carregando piso na subida.
Tenho um monza 89, que foi roubado e eu recuperei, mas de tão detonado eu dei baixa; to pensando em colocar o câmbio dele, até poder arrumar esse aqui. Preciso pesquisar como eu faço as modificações, pq provavelmente eu mesmo farei... rsrs, tenho que ver o que isso implica, pq to precisando do carro, mas do meu gosto mesmo, encostava e fazia ele inteiro.
Outra alternativa que pensei, foi colocar o mpfi do vectra 2010, se fosse pra gastar mesmo, e colocar o automatico do vectra...mas não sei como faria com a alavanca seletora e tal... mas essa parte é só sonho. hahahah!
Ricardo Barsotti.
Ex Monza 1.8 86 álcool.
Finado Monza 2.0 89 álcool.
Monza 2.0 87 álcool/GNV automatic (pingaiada).
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1058
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Manutenção no Câmbio automático do Monza - Home Repair!

Mensagem não lida por jorgeAP »

Colocar câmbio manual em um Monza automático implica em bastante adaptações, pedal de embreagem, embreagem, alavanca seletora, o volante do motor que é diferente não sei se é preciso trocar ou dá para manter o mesmo..
Na minha opinião R$800,00 pelo master Kit é o preço de mercado e vale a pena, porque bem trocado e bem regulado, com manutenção em dia isso dura até acabar e enjoar o dono. A mão de obra quando não se conhece o profissional é loteria mesmo.
Monza 91 automático (o melhor)
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Manutenção no Câmbio automático do Monza - Home Repair!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O volante do motor é diferente. Além das peças citadas pelo JorgeAP, pode incluir um novo velocímetro e console, onde vai a alavanca.
Se optar por trocar o câmbio por outro automático de Monza, onde não requer adaptações, coloque um do Monza entre 90 e 95, que já tem o TCC.
O TCC trava o conversor de torque quando na 3ª marcha e acima de 60 km/h, deixando o veículo mais econômico e mais silencioso. O cambio automático do Monza (85 a 95) só tem 3 marchas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
ricardo barsotti
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 39
Registrado em: 18 Mar 2010, 17:52
Cidade: Rio claro
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Manutenção no Câmbio automático do Monza - Home Repair!

Mensagem não lida por ricardo barsotti »

Carlos A. Freire escreveu:O volante do motor é diferente. Além das peças citadas pelo JorgeAP, pode incluir um novo velocímetro e console, onde vai a alavanca.
Se optar por trocar o câmbio por outro automático de Monza, onde não requer adaptações, coloque um do Monza entre 90 e 95, que já tem o TCC.
O TCC trava o conversor de torque quando na 3ª marcha e acima de 60 km/h, deixando o veículo mais econômico e mais silencioso. O cambio automático do Monza (85 a 95) só tem 3 marchas.

Abs,

Carlos Freire
O velocimetro é diferente??
eu tenho também, do meu monza que foi roubado esta aqui, é só o cabo que é diferente ou de fato o velocimetro todo?
To bem sem grana agora, a manutenção é de fato um estupro, muito cara tanto de mão de obra quanto de peças... a ideia era guardar o cambio e peças trocadas e quando puder, voltar ela pro lugar...

Vi um monza automático na garagem do prédio de um amigo meu em londrina, sensacional, capaz de ser de alguém do clube... um monza champagne, 1.8 automatico, 2 portas, na garagem na Goiás (não digo mais por questão de conveniência, apesar de estarmos entre amigos, o fórum é publico né)... o carro ta bem inteiro!
Parabéns pro dono.
:mrgreen:
Ricardo Barsotti.
Ex Monza 1.8 86 álcool.
Finado Monza 2.0 89 álcool.
Monza 2.0 87 álcool/GNV automatic (pingaiada).
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Manutenção no Câmbio automático do Monza - Home Repair!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O velocímetro é diferente??
eu tenho também, do meu Monza que foi roubado esta aqui, é só o cabo que é diferente ou de fato o velocímetro todo?
Sim, o velocímetro (instrumento) é diferente entre transmissão manual e automática. Se aplicar o instrumento errado pela transmissão, o valor indicado será muito diferente da realidade.

No painel (velocímetro) para transmissão manual vem a inscrição W-1094 e para automática W-676 se não estiver enganado.
W-1094 a cada 1094 voltas do cabo são 10km rodados.

Temos aqui no fórum muitos tópicos sobre esse assunto. Use a ferramenta de pesquisa para encontrar essas informações.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Gerson pereira
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Out 2017, 12:15
Cidade: Pelotas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Problema na marcha ré

Mensagem não lida por Gerson pereira »

Boa noite a todos do fórum e desculpem se estou no lugar errado sou novo aqui !!! O que se passa é o seguinte meu Monza com cambio TH 125 estava com filtro saturado e por horas não andava, troquei filtro e óleo foram 6 Lts de Dexron II ficou ótimo porem + ou - um mês após apresentou o seguinte problema as marchas para frente ele faz perfeitamente já a ré não,raramente ela entra mas quando entra é normal alguém já passou por isso e poderia me dar uma ideia do que seja desde já obrigado !!!
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1058
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Problema na marcha ré

Mensagem não lida por jorgeAP »

Gerson pereira escreveu: 08 Out 2017, 02:20 Boa noite a todos do fórum e desculpem se estou no lugar errado sou novo aqui !!! O que se passa é o seguinte meu Monza com cambio TH 125 estava com filtro saturado e por horas não andava, troquei filtro e óleo foram 6 Lts de Dexron II ficou ótimo porem + ou - um mês após apresentou o seguinte problema as marchas para frente ele faz perfeitamente já a ré não,raramente ela entra mas quando entra é normal alguém já passou por isso e poderia me dar uma ideia do que seja desde já obrigado !!!
Difícil de dar uma opinião sem o carro presente, mas se a marcha ré engata e tem força o cambio está bom, agora pelo seu relato a ré está com dificuldade de engatar e quando engata ela tem força, neste caso deve ser problema de pressão de óleo. Mas é apenas uma suposição.
Normal dessa caixa automática é a marcha ré ter um desgaste mais rápido que as marchas a frente, justamente para de dar uma opção de andar para frente até uma oficina para fazer o reparo, na sequencia a 3° marcha é a próxima a apresentar problema.
O sintoma e que a marcha ré desgasta e engata mas NÃO TEM FORÇA, faça um teste numa rua inclinada e tenta subir de ré.
Monza 91 automático (o melhor)
Responder