Ajustando a caixa de direção

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
adrianonayfero
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Ajustando a caixa de direção

Mensagem não lida por adrianonayfero »

se ai mais uma dica, como regular os tipos de caixas de direção.

http://geocities.yahoo.com.br/adrianona ... irecao.doc

abraço!
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dedehulck
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Mensagem não lida por dedehulck »

não é virus ...

Homocinéticas: como funcionam, manutenção e substituição

As juntas homocinéticas são itens importantes do sistema de transmissão. Com as juntas em ordem aumenta a segurança e conforto.

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Não há exagero em se afirmar que a tração dianteira deve seu sucesso à junta homocinética. Esta peça faz com que a velocidade seja constante Para entender melhor a questão de velocidade constante, é preciso saber que na junta universal tradicional (a "cruzeta") usada nas árvores de transmissão (eixo cardã), sempre há variação de velocidade entre as duas partes da junta. Quando a junta universal faz parte do cardã não há problema algum relacionado com essa variação. Mas quando a junta universal compõe o semi-eixo (corretamente, semi-árvore) de um carro de tração dianteira, a desigualdade de movimento logo se faz sentir no volante de direção: surge uma oscilação bem desagradável cada vez que o veículo descreve uma curva sendo acelerado. Na junta homocinética, o contato entre o semi-eixo e a ponta de eixo é feito por esferas, na maior parte dos casos. A parte conduzida (ponta de eixo) é constituída por um tambor com pistas na parte interna, que por sua vez forma corpo único com a ponta de eixo onde vão fixados cubo e roda. O elemento condutor (semi-eixo) recebe movimento da ponta da semi-árvore e trabalha em conjunto com uma gaiola de separação das esferas. Deve-se proceder à troca da junta homocinética quando, com o carro em movimento, ela começar a fazer barulho ou, então, durante manobras, acontecerem estalos, sinais claros de que o conjunto está com excesso de folga. No caso de um furo na coifa protetora, quando a graxa se perde e poeira ou umidade penetram na junta homocinética, é preciso remover a peça, limpá-la e trocar a graxa e coifa, para evitar que a homocinética se danifique definitivamente por falta de lubrificação.


Como desmontar
Para trocar uma junta homocinética externa, aquela que fica junto à roda, siga os seguintes passos:

- 1) Com o carro no chão, e ferramentas apropriadas, solte a porca central do cubo de roda (sem retirá-la) e os parafusos ou porcas de roda.
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2) Levante o carro pela frente (tração dianteira) e deixe-o calçado firmemente com cavaletes.
3) Retire a roda e remova totalmente a porca central do cubo.
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A partir desse ponto, há duas maneiras para prosseguir com o serviço:
Primeira alternativa:

4) Desligue a semi-árvore completa da saída do câmbio. Para isso, solte e remova todos os parafusos tipo Allen (geralmente seis) que prendem a junta homocinética interna à flange de saída do câmbio.
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5) Remova a semi-árvore completa, deslocando a ponta solta para baixo e, em seguida, puxando-a por trás do conjunto cubo de roda/freio (a semi-árvore sai por baixo do carro).
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Segunda alternativa:
6) Desligue o conjunto coluna de suspensão/cubo de roda do chassis como, por exemplo, soltando o articulador na parte inferior da coluna ou, então, o braço inferior da suspensão. Desligue também a barra de direção do braço respectivo.
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7) Afaste o conjunto coluna de suspensão/cubo de roda, desencaixando-o da ponta de eixo. Depois desloque-o para trás e mantenha-o nessa posição com algum tipo de auxílio, como arame ou corda. Os dois métodos acima são usados normalmente pelos mecânicos. Há quem defenda o primeiro, alegando que assim não há possibilidade de ocorrer alteração dos ângulos das rodas (alinhamento), o que exigiria operação posterior de medição e ajuste desses ângulos.
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8) Com a semi-árvore presa numa morsa (primeira alternativa), ou com a extremidade da semi-árvore já desencaixada do cubo, retire as braçadeiras da coifa de proteção e puxe-a de modo a deixar a junta homocinética exposta. Com um pano, faça uma limpeza inicial, removendo o excesso de graxa.
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9) Com um alicate de ponta, retire a trava (anel elástico) de retenção da semi-árvore na junta homocinética. Agora, a junta pode ser removida da semi-árvore.
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10) Remova a coifa velha (não a reaproveite) e faça boa limpeza na extremidade da semi-árvore com pano embebido em gasolina, deixando as estrias bem limpas.
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11) Instale a coifa nova na semi-árvore e, em seguida, instale a junta homocinética nova, fixando-a na semi-árvore com a trava (procure usar uma trava nova).
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12) Caso a junta homocinética nova não venha lubrificada de fábrica, aplique cerca de 40 gramas de graxa à base de lítio aditivada com bissulfeto de molibdênio (aditivo antiatrito) em todas as partes da peça, fazendo o mesmo no interior da coifa (uns 50 gramas).
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13) Agora coloque a coifa na junta homocinética e fixe a coifa com as braçadeiras, que também devem ser novas.
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14) Inicie, então, a remontagem, utilizando sequência inversa conforme os passos 1, 2, 3, 4, 5 (primeira alternativa) ou 1, 2, 3, 6, 7 (segunda alternativa). Não esquecer que elementos de fixação (porcas e parafusos) do tipo auto-travantes não devem ser reaproveitados, como acontece com as porcas dos terminais de direção e com a porca central do cubo de roda. O aperto desta é particularmente importante e deve ser feito com torquímetro. Seu aperto é cerca de 28 kgf.m.
Limpeza e lubrificação
Uma vez que a junta homocinética esteja removida, é fácil efetuar sua limpeza e lubrificação:
15) Localize o ponto da gaiola que tem a maior abertura para esfera e faça uma marca de referência no corpo da junta para indicar essa maior abertura.
16) Pressione para baixo a parte condutora da junta oposta à marca de referência, com o auxílio de uma chave de fenda. Nesse momento, a esfera em questão pode ser retirada.

17) Procedendo da mesma maneira, ou seja, pressionando um lado da parte condutora para baixo, retire as demais esferas, tomando o cuidado de garantir que sejam montadas na mesma ordem de desmontagem. Por exemplo, coloque-as num pedaço de papelão com furos onde as esferas possam se encaixar. Numere os furos.
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18) Gire o elemento condutor 1/4 de volta (90 graus) até que fique "de pé" em relação ao corpo e procure alinhar o rasgo maior com um dos ressaltos que forma uma das pistas de esfera, retirando o elemento condutor.
19) Remova o separador do elemento condutor, introduzindo uma de suas saliências no rasgo maior. Preste atenção na posição de uma peça em relação à outra, para não se confundir na hora de montar.
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20) Limpe todos os componentes da junta homocinética com bastante cuidado, usando solvente de boa qualidade (como aguarrás ou tetracloreto de carbono). Na limpeza, cuidado para não se confundir e alterar a ordem das esferas. De preferência, seque antes as peças com ar comprimido.
21) Para montar a junta homocinética, efetue as operações de desmontagem em ordem inversa. Lubrifique-a de acordo com o indicado no item 12.
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Existe no mercado de reposição um kit para manutenção de juntas homocinéticas, consistindo de coifa, as duas braçadeiras, anel elástico de retenção e uma bisnaga contendo a graxa especial. É muito útil para esse tipo de serviço.
A troca da coifa, necessária quando estiver rasgada, exige as operações 1, 2, 3, 4, 5 ou 1, 2, 3, 6, 7, mais 8, 9, 10, 11. Mas em função de possível entrada de impurezas, convém efetuar limpeza completa, operações de 14 a 21.

RESUMIDO E PRONTO
™Dedé Hulck ™
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