Conexões solenoide TCC Câmbio Automático

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
jhonistra
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 81
Registrado em: 24 Mar 2009, 16:22
Cidade: Araucária
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Conexões solenoide TCC Câmbio Automático

Mensagem não lida por jhonistra »

Olá, pessoal,

Resolvi tentar reativar o TCC do meu Monza 89 Automático, porém ainda sem sucesso.

Troquei o solenoide e o interruptor a vácuo. Infelizmente como praticamente essas peças nao existem mais, tive que encomendar do EUA e da Alemanha.

Mesmo trocando o solenoide ainda nao esta ativando, e acredito que esteja faltando alguma conexao eletrica, pois existem dois interruptores e acredito que estão desligados.

Alguém sabe se existe alguma ligacação entre esses dois interruptores?

Lista de peças usadas até agora:

1 - Solenoide Fitzal Codigo K84856U + Junta lateral (ebay) = R$ 200
2 - Interruptor de vácuo 14043274 (ebay) = R$ 250
3 - Interruptor de oleo (velocidade) 08643362 (mercadolivre) = R$ 150
4 - Interruptor da terceira marcha 8643710 (ebay) = R$ 250

Segue fotos:

Interruptores
Imagem
Imagem

Interruptor a vacuo
Imagem

Novo solenoide
Imagem
Imagem

Novo solenoide instalado
Imagem

Alguma dica?

Obrigado
Editado pela última vez por jhonistra em 09 Fev 2018, 09:18, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
ricardoximenis
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 214
Registrado em: 01 Out 2014, 13:08
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Conexões solenoide TCC Câmbio Automático

Mensagem não lida por ricardoximenis »

Acompanhando porque também vou precisar fazer o mesmo no meu
Atual: Monza Classic SE Automático 1990 - Gasolina - Manual e Nota fiscal de Compra - Lacrado
Ex Monza Classic SE Automático 1992 - Gasolina - Lacrado
Ex Monza Classic SE 1987 - Etanol
jhonistra
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 81
Registrado em: 24 Mar 2009, 16:22
Cidade: Araucária
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Conexões solenoide TCC Câmbio Automático

Mensagem não lida por jhonistra »

Verifiquei no manual do cambio e descobri uma ligação faltante.

Fiz um cabo e coloquei entre os interruptores da terceira marcha e o de pressao do oleo.

Mas mesmo assim ainda sem resultado. Adquiri os dois sensores novos para substituir, e assim que chegar vou fazer a troca.

Vou fazer uma conexao direta 12v com um botao só pra testar se forçando o acionamento acima de 60km o bloqueio é acionado. Caso contrario, o problema é mais sério.
ricardoximenis escreveu: 09 Fev 2018, 08:45 Acompanhando porque também vou precisar fazer o mesmo no meu
Ví que voce comentou se ao tirar a tampa lateral sai muito oleo, mas nao sai muito nao, só um pouco. Coloquei uma bacia embaixo e quase nem molhou.

Nova conexão:
Imagem

Esquema de ligação
Imagem

Vou postando os proximos passos
Avatar do usuário
ricardoximenis
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 214
Registrado em: 01 Out 2014, 13:08
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Conexões solenoide TCC Câmbio Automático

Mensagem não lida por ricardoximenis »

Amigo se der coloque o preço e o nome de cada peça pra facilitar pra todos que tiverem o mesmo problema e parabéns até fiquei mais animado agora,
Uma duvida porque no meu caso acho que não aciona no seu caso não esta desligando é isso ?
Atual: Monza Classic SE Automático 1990 - Gasolina - Manual e Nota fiscal de Compra - Lacrado
Ex Monza Classic SE Automático 1992 - Gasolina - Lacrado
Ex Monza Classic SE 1987 - Etanol
jhonistra
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 81
Registrado em: 24 Mar 2009, 16:22
Cidade: Araucária
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Conexões solenoide TCC Câmbio Automático

Mensagem não lida por jhonistra »

ricardoximenis escreveu: 09 Fev 2018, 09:00 Amigo se der coloque o preço e o nome de cada peça pra facilitar pra todos que tiverem o mesmo problema e parabéns até fiquei mais animado agora,
Uma duvida porque no meu caso acho que não aciona no seu caso não esta desligando é isso ?
Opa, vou fazer a lista das peças e colocar os valores sim, boa ideia.

O meu também não está acionando.

Estou tentando resolver apenas trocando essas peças simples, como interruptores, solenoide, etc. Mas se o problema for mais sério ai vou ter que achar uma oficina especializada, pois pode ser problema no conversor, valvulas, falta de pressão, oleo velho, etc.
Avatar do usuário
ricardoximenis
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 214
Registrado em: 01 Out 2014, 13:08
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Conexões solenoide TCC Câmbio Automático

Mensagem não lida por ricardoximenis »

jhonistra escreveu: 09 Fev 2018, 09:05
ricardoximenis escreveu: 09 Fev 2018, 09:00 Amigo se der coloque o preço e o nome de cada peça pra facilitar pra todos que tiverem o mesmo problema e parabéns até fiquei mais animado agora,
Uma duvida porque no meu caso acho que não aciona no seu caso não esta desligando é isso ?
Opa, vou fazer a lista das peças e colocar os valores sim, boa ideia.

O meu também não está acionando.

Estou tentando resolver apenas trocando essas peças simples, como interruptores, solenoide, etc. Mas se o problema for mais sério ai vou ter que achar uma oficina especializada, pois pode ser problema no conversor, valvulas, falta de pressão, oleo velho, etc.
Verdade, mas vamos torcer que seja só isso
Atual: Monza Classic SE Automático 1990 - Gasolina - Manual e Nota fiscal de Compra - Lacrado
Ex Monza Classic SE Automático 1992 - Gasolina - Lacrado
Ex Monza Classic SE 1987 - Etanol
jhonistra
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 81
Registrado em: 24 Mar 2009, 16:22
Cidade: Araucária
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Conexões solenoide TCC Câmbio Automático

Mensagem não lida por jhonistra »

Update:

Realizei o teste colocando uma conexao direta 12v com um interruptor, mas mesmo assim o conversor nao desligou.

Porém ligando o interruptor com o carro parado é possível escutar o solenoide ativando e o oleo trabalhando, então acredito que o problema seja outro e não eletrico.

Agora em último caso, antes de levar em alguma mecanica, vou realizar a troca completa do oléo, pra garantir que o problema não seja o oleo.

Reparei que quando estou numa curva acentuada o cambio parece desengatar (neutro), e então o giro sobe, e de repente o cambio engata novamente. Isso acontece com vocês? Será o oleo "balançando" dentro do cambio?

Obrigado.
Avatar do usuário
ricardoximenis
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 214
Registrado em: 01 Out 2014, 13:08
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Conexões solenoide TCC Câmbio Automático

Mensagem não lida por ricardoximenis »

jhonistra escreveu: 26 Fev 2018, 10:29 Update:

Realizei o teste colocando uma conexao direta 12v com um interruptor, mas mesmo assim o conversor nao desligou.

Porém ligando o interruptor com o carro parado é possível escutar o solenoide ativando e o oleo trabalhando, então acredito que o problema seja outro e não eletrico.

Agora em último caso, antes de levar em alguma mecanica, vou realizar a troca completa do oléo, pra garantir que o problema não seja o oleo.

Reparei que quando estou numa curva acentuada o cambio parece desengatar (neutro), e então o giro sobe, e de repente o cambio engata novamente. Isso acontece com vocês? Será o oleo "balançando" dentro do cambio?

Obrigado.
Nos meus dois monzas at que já tive tanto o 92 e o 90 quando comprei tava baixo o nível do óleo e quando fazia curvas fechadas tipo rotatórias eles desengrenava e subia o giro como você disse, quando completei o óleo solucionou isso.

Senti uma diferença nas retomas no 92 quando pisava fundo ele voltava no mesmo segundo pra ter mais torque já no 90 ele não volta rápido ele leva tipo uns 10 seg pra perceber que to pedindo tudo que ele da kkk
Atual: Monza Classic SE Automático 1990 - Gasolina - Manual e Nota fiscal de Compra - Lacrado
Ex Monza Classic SE Automático 1992 - Gasolina - Lacrado
Ex Monza Classic SE 1987 - Etanol
Responder