MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

Como seber se a mola esta ruim?

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.

Como seber se a mola esta ruim?

Mensagempor Carlinho » 20 Jan 2009, 21:37

Olá amigos , ao passar em buracos as rodas trazeiras batem seco ,mas parece que os amortecedores estão bons .Omecanico disse que é provavel que sejam as molas.Oque voces acham?Sera que é bom trocar os dois? :?:
Imagem

MONZA 93 - E.F.I. - SL/E - AZUL - 4 PORTAS -
AGORA COM A/C FUNCIONANDO.
Carlinho
Membro GL (Ní­vel 2)

Re: Como seber se a mola esta ruim?

Mensagempor vinicius cabral » 21 Jan 2009, 18:57

Faça o seguinte:

Agache ou deite no chão e verifique se as Molas estão com os elos muito abertos, se estão tb muito próximos um do outro e por último pressione cada lado do carro para baixo e verifique se a traseira do carro sobre e estabiliza ou se sobe e desce e sobe novamente....Depois poste o resultado e podemos te dizer o que pode ser...Agora, é complicado opinar sem estar vendo o carro...Mas tente isso....Abraços
vinicius cabral

Mensagempor Carlinho » 21 Jan 2009, 19:42

Boa noite Vinicius ,fiz como voce me orientou e vi que as molas tem um espaço de 2 dedos no elo do meio e 1,5 nos outros.
Já ao pressionar os dois lados para baixo ambos se estabilizam (ameaçando uma segunda descida) ,mas notei que há grande vazamento no amortecedor esquerdo.Será o amortecedor?
Imagem

Carlinho
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor menoncello » 22 Jan 2009, 01:51

É o retentor do amortecedor foi pro saco :smt010 Acho que vc ja pode correr atrás de um jogo de amortecedores, mas não vá colocar recondicionados pois o barato pode sair caro :smt023
Abs.
:smt028
Imagem
Imagem
Imagem

Ex-Monza Sl/E 1986 1.8 E Completo Vai Deixar Saudades... E Otimas Recordações! Atual: Opala Comodoro Coupe 83/83 SilverStar De Monzeiro a Opaleiro Sem Sair do "SILENCIO DE UM CHEVROLET"
menoncello
Membro GLS (Ní­vel 6)

Estado: SP - São Paulo
Monza: Não tenho Monza! :(
Ano/Modelo: Não tenho Monza! :(
Combustível: Não tenho Monza! :(

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 22 Jan 2009, 08:55

Carlinho, o grande problema de todo tipo de mola, seja de carro, seja de relógio, é ela perder a elasticidade com o tempo.
Com o tempo, a mola 'cansa', vamos assim dizer, e tem dificuldade em retornar ao formato original, qdo flexionada.
Então, uma mola cansada num carro pode ser observada pela diminuição da altura do veículo.
Outro sintoma é a suspensão ficar mais dura, pois aquele primeiro amortecimento não existe mais, já que ela 'diminuiu' de altura.
Eu tive o mesmo carro por mais de 30 anos, e observei esses sintomas nele. Qdo as molas ficavam cansadas, dava para sentir isso até ao sentar no carro, pois depois da substituição das molas o assento baixava mais ao receber meu peso.
Outra coisa é que, com elas velhas, o carro passava a raspar nos quebra-molas mais facilmente. Qdo eu viajava, ao encher o porta-malas, a traseira baixava demais.
O Carlos Freire contou que aconteceu com ele de as molas de seu (dele) Monza, apesar de ruins, não acusavam baixa altura.
Mistérios da mecânica, que talvez uma tese sobre tratamento térmico (têmpera) de metais explique :smt017

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 94 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Estado: RJ - Rio de Janeiro
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1994/1994
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Mensagempor Carlos A. Freire » 22 Jan 2009, 09:07

Complementando o que já foi dito... aquele batente de material parecido com espuma dura, que fica nas hastes dos amortecedores dianteiro, se estiver estourando, significa que a suspensão está trabalhando muito no fim de curso e por isso esse batente acaba sendo castigado. Esse batente estourado e cambagem muito negativa além do normal, é indício de molas sem pressão. Com relação as molas traseiras, com o carro levantado, se com as mãos conseguir girar ao molas com facilidade, também é indício de molas sem pressão.
Como o Luiz Carlos mencionou, também percebi que no meu Monza, quando as molas estavam fracas, ao entrar no carro ele abaixava com facilidade, raspava a frente ao entrar em algumas ruas, e raspava com facilidade em lombadas.
Ao substituir os amortecedores, também faço a troca das molas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Combustível: Gasolina

Mensagempor Carlinho » 22 Jan 2009, 16:20

Olá amigos ,muito obrigado pelas explicações ; realmente as molas devem estar cansadas porque alem de bater seco em vias emburacadas a traseira está ligeiramente baixa. Parece que vou ter que substituir amortecedores e molas .A melhor marca é cofap ? Acho por dessa.
ABS.
Imagem

Carlinho
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor Adriano Pereira » 14 Ago 2009, 11:43

Amigo,tambem vou trocar as minhas molas,junto com os rolamntos trazeiros tambem.Vou aproveitar e trocar logo os amortecedoras,tudo junto.Assim vou ficar + tranquilo... abraçoss :smt023
Adriano Alves Rodrigues
Monza Classic 86.Alcool,Vidros e travas Eletricas e Alarme.
Cana de Nova Iguaçu.
Adriano Pereira
Membro Classic (Ní­vel 7)

Monza: Sedan SL 1.8
Ano/Modelo: 1986/1986
Combustível: Álcool/Etanol

Mensagempor Marcell 500 EF » 14 Ago 2009, 12:55

O estranho é que o meu carro parece um jipe de tão alto que o mesmo está. A suspensão não está perfeita, irei fazer assim que tiver tempo, mas esse é o fato, o carro está muito elevado.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Estado: PR - Paraná
Monza: Sedan Classic 1.8
Ano/Modelo: 1990/1990

Mensagempor Marcelo_Classic » 15 Ago 2009, 19:45

Marcell 500 EF escreveu:O estranho é que o meu carro parece um jipe de tão alto que o mesmo está. A suspensão não está perfeita, irei fazer assim que tiver tempo, mas esse é o fato, o carro está muito elevado.

Eu tb troquei as 4 molas do meu, e ficou parecendo adventure ....
Monza Classic SE 1993, desde 2001
Marcelo_Classic
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagempor Marcell 500 EF » 16 Ago 2009, 09:35

Marcelo_Classic escreveu:Eu tb troquei as 4 molas do meu, e ficou parecendo adventure ....

Mas eu não troquei as minhas. Elas estão bem usadas já, isso que eu tentei falar.

Ao invés de baixar o carro, o mesmo subiu! hahahha
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Estado: PR - Paraná
Monza: Sedan Classic 1.8
Ano/Modelo: 1990/1990

Mensagempor Malagoli » 23 Ago 2009, 22:31

tb tenho a mesma impressão dos meus... Oo

Quando preparei a suspensão, ficou 2 Dedos Pneu/para-lamas.. agora a coisa parece mais alta, vai ver meu olhos acostumaram com a altura... vo medir de novo kkk

De qualquer forma.. um Elo a menos vai cair bem :lol:

To brincando, com mola eu não mecho mais.. só se for pra preparar toda suspensão novamente.
Criando os Monza em 3Ds MAX! viewtopic.php?f=44&t=9855&start=100

Imagem
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Estado: MG - Minas Gerais
Sist. Alimentação: Não tenho Monza! :(

Mensagempor sdpmg » 04 Set 2009, 08:07

Blz galera,,, é normal o monza esparrar no chão quando se pega estraga de chão batido,,, rodei anos em estrada de chão batido com um golzinho quadrado e o danado suportava bem o terreno, ja o tubarão chia quando o lance e pegar estrada de chão batido,,, uma rocinha de vez em quando é bom,,, heheh - nessa brincadeira ja furei o carter - preju danado. Mas imagino que a suspensão não deve estar muito boa, pq meu tio pega a mesma estrada com seu corsa sedan e nunca teve tal problema, mas temos de observar também o seguinte, o corsa sedam é bem menor em relação ao monza e bem mais leve também, não sei se isso influenciaria tanto pq a suspensão de cada automóvel é adaptada pra suportar seu peso. :smt023
1992
BARCELONA, 2.0 EFI, DH/V. ELET. AC.
15m3 de GNV. e 200Km de autonomia com um único cilindro.
sdpmg
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Monza: Sedan Barcelona 2.0
Ano/Modelo: 1992/1992
Combustível: Gasolina e GNV

Mensagempor mausan » 04 Set 2009, 09:38

Pego estrada de terra com ele e ele "pega" um pouco no chao nas costelas da estrada pois é baixo.
Meu carro tem amortecedores e molas novos e não fica balançando.
O protetor de carter dele está adaptado para as pedras nao pegarem o parafuso do carter que já arranquei no meu outro monza qdo bateu em uma pedra.

abs.

Mauro
Novo Prisma LTZ auto 14/15 - Preto Global
Top de linha

Ex-Monza GLS 95/95 - 2.0 EFI álcool (saindo)
Azul Cezanne Perolizado
3° dono
veja ele em: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=5&t=6036
mausan
Membro Class (Ní­vel 5)

Sist. Alimentação: Não tenho Monza! :(

Voltar para Freios e Suspensão