Diferença entre amortecedores

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Diferença entre amortecedores

Mensagem não lida por tyo »

Boa noite. Estou pesquisando amortecedores para o meu Monza 89. Preciso trocar os 4 e me surgiu uma dúvida. Tem diferença de amortecedores, batentes e coxins pelos anos de fabricação ou são iguais de 82 até 96?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Diferença entre amortecedores

Mensagem não lida por dutra s a »

Tyo, olhando o catálogo Cofap aparece uns amortecedores que por alguma razão não se aplica aos modelos S/R e automático, de resto mostra ser iguais até 96, tanto dianteiros como traseiros.

Sobre bieletas os de 83 a 90 são iguais , kits de batente com coifa com rolamento com coxim sãos mesmos 83/96.

Eu desde de quando comprei o meu Monza GLS 94, toda vez que vou trocar a suspenção troco tudo. Neste caso, terminais, bieletas, calços de amortecedores traseiros, batentes ou coxins de amortecedores traseiros, pivôs de bandeja, amortecedores e molas e, quando é para viajar, troco também bandejas e se necessário as buchas da barra de direção.

Trocando apenas o básico que seria amortecedores as recomendações de todo fabricante é trocar também as molas, pois atuam juntos.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Diferença entre amortecedores

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

No caso do Monza, a suspensão dianteira tem algumas diferenças entre modelos até 90 e de 91 em diante.
Amortecedor dianteiro são iguais, coxim do amortecedor iguais, kit são diferentes, mas o do tubarão serve no caixote, molas são diferentes, telescópio são diferentes e barra estabilizadora são diferentes entre caixote e tubarão. As bieletas, segundo o catálogo de peças Chevrolet CEPCHEV , o tubo espaçador são diferentes.

Na suspensão traseira, tudo é diferente. Molas, amortecedores, prato de encosto das molas, batentes são tudo diferentes entre modelos até 90 e de 91 em diante.

Diferente do amigo Dutra, não troco peças boas, em especial originais por peças novas, rs! Em geral, a qualidade das peças originais de linha de montagem são melhores do que as originais de reposição, que são melhores do que as paralelas da marca fornecedora para montadora e são melhores do que outras paralelas.

Peças se suspensão a não ser amortecedores e molas, na minha opinião, não se troca preventivamente. Se troca corretivamente quando tem folga ou causa ruídos. Sem ter folgas, não vai deixar na rua em uma viagem, mesmo sendo longa, rs! As folgas são fáceis de verificar e, em um alinhamento de direção também é verificado a integridade da suspensão e direção, antes mesmo de iniciar o alinhamento.

Só para terem uma ideia, meu Monza GLS 96, desde que comprei em 1999. quando estava com 30.000km, hoje com 363.000km, ainda tem as buchas de bandejas e bandejas originais de fábrica, bieletas originais de fábrica, rolamentos dianteiros originais de fábrica, homocinéticas e coifas originais de fábrica, entre outros itens, rs! Não troquei ainda essas peças, pois não havia necessidade e ainda estão boas. Quando apresentar defeito trocarei com certeza.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Diferença entre amortecedores

Mensagem não lida por tyo »

Obrigado amigos. Carlos eu penso como você, não troco originais boas por novas não, kkk! O meu Monza está sem folga nenhuma em buchas pivô e terminal de direção. Vou só trocar os amortecedores mesmo.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Diferença entre amortecedores

Mensagem não lida por dutra s a »

Eu não descordo do Carlos, mas tem casos e casos...

Eu mesmo quando comprei o carro, eu já ia ser o 3º dono de um carro bastante usado e já trocado peças, embora muitas coisas eram originais e em sua maioria itens de elétrica e acessórios.

De fato não da para comparar original com paralelo mesmo de primeira linha, mas se quando comprei fosse de único dono ou 0Km na loja, com certeza iria adotar manutenção como o Prof Carlos faz, mas como não é o meu caso fazer o que, né?

Penso assim: Se vou trocar para continuar usando dia e noite depois das férias durante o ano e não só pra viajar, então troco tudo, pois neste país que só existe asfalto bom, principalmente em cidades grandes é difícil não fazer manutenção de um carro que já foi usado por outros donos.

Semana retrasada mesmo, troquei as 2 juntas deslizantes e eram originais de fábrica, ou seja, desde 1994. Uma estourou, então, por que trocar só ela? Sem contar que em + de 10 anos comigo, já estavam com folga e eu só vivia trocando coifas e graxas, cubos de roda dianteiros foi a mesma coisa a 2 anos atrás e eu troquei os 2.

Ainda assim é recomendado quando se trocar amortecedores, também trocar molas ou visse versa. Informações de fabricantes e de mais algumas PESSOAS que presenciou isso, rsrsrsr!

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Diferença entre amortecedores

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

dutra s a escreveu: 05 Ago 2021, 16:30 Eu não descordo do Carlos, mas tem casos e casos...

Eu mesmo quando comprei o carro, eu já ia ser o 3º dono de um carro bastante usado e já trocado peças, embora muitas coisas eram originais e em sua maioria itens de elétrica e acessórios.

De fato não da para comparar original com paralelo mesmo de primeira linha, mas se quando comprei fosse de único dono ou 0Km na loja, com certeza iria adotar manutenção como o Prof Carlos faz, mas como não é o meu caso fazer o que, né?

Penso assim: Se vou trocar para continuar usando dia e noite depois das férias durante o ano e não só pra viajar, então troco tudo, pois neste país que só existe asfalto bom, principalmente em cidades grandes é difícil não fazer manutenção de um carro que já foi usado por outros donos.

Semana retrasada mesmo, troquei as 2 juntas deslizantes e eram originais de fábrica, ou seja, desde 1994. Uma estourou, então, por que trocar só ela? Sem contar que em + de 10 anos comigo, já estavam com folga e eu só vivia trocando coifas e graxas, cubos de roda dianteiros foi a mesma coisa a 2 anos atrás e eu troquei os 2.

Ainda assim é recomendado quando se trocar amortecedores, também trocar molas ou visse versa. Informações de fabricantes e de mais algumas PESSOAS que presenciou isso, rsrsrsr!

abs estamos ai
Com relação a amortecedores, sim, recomendado trocar molas e o kit, mesmo porquê, não se consegue verificar folgas e defeitos com ele montado, ainda mais na dianteira

Com relação as demais peças de suspensão e direção, essas se verifica folga de tempos em tempos e se nota a necessidade de troca ou não. Não tem manutenção de troca preventiva para esses itens. Além do mais, só vai deixar na rua se a folga for muito grande, o que já vai sentir no dia a dia com o uso do carro, rs!

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Diferença entre amortecedores

Mensagem não lida por rafamts »

Em 2018 tive que trocar os amortecedores dianteiros do Monza (havia trocado anteriormente em 2011 junto com as molas). Nessa última troca não troquei as molas (burrice minha). O fato é que sinto o carro com a frente ´´mais dura``. Em breve vou desmontar o conjunto e trocar as molas (vou manter os amortecedores), uma vez que um coxim do amortecedor também está estourado (aliás, esse coxim tem que ser Axios, caso contrário não durará muito tempo).
Wendell lucio
Mensagens: 1
Registrado em: 04 Set 2023, 20:51
Cidade: Congonhas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Diferença entre amortecedores

Mensagem não lida por Wendell lucio »

Pessoal boa noite!
Tenho Monza GL 95, e eles está com a mola cortada. Em relação a suspensão dianteira, as molas do Monza 91 em diante serve? Ou tem que comprar a do modelo do meu carro mesmo 95 GL?
Alguém poderia tirar essa dúvida?
Responder