Freios com problema ou estou “mal acostumado “?

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
geese howard
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 848
Registrado em: 19 Ago 2008, 18:44
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Freios com problema ou estou “mal acostumado “?

Mensagem não lida por geese howard »

Meu Monza tem eixo traseiro do Kadett GSI, ou seja, com freios a disco.

Ele fica muito tempo parado, pois acabei comprando um Ford Focus e também uso um Fiat Uno para o trabalho.

Da ultima vez que andei com ele, senti os freios estranhos, esponjosos e com baixa resposta. As pinças traseiras foram restauradas e parecem funcionar, pastilhas ok, fluído ok, sangramento tb ok, porém sem a efetividade a qual esperava.

Pergunta: algo a verificar ou fazer, ou desacostumei com os freios do Monza??
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Freios com problema ou estou “mal acostumado “?

Mensagem não lida por tyo »

geese howard escreveu: 28 Abr 2020, 19:42 Meu Monza tem eixo traseiro do Kadett GSI, ou seja, com freios a disco.

Ele fica muito tempo parado, pois acabei comprando um Ford Focus e também uso um Fiat Uno para o trabalho.

Da ultima vez que andei com ele, senti os freios estranhos, esponjosos e com baixa resposta. As pinças traseiras foram restauradas e parecem funcionar, pastilhas ok, fluído ok, sangramento tb ok, porém sem a efetividade a qual esperava.

Pergunta: algo a verificar ou fazer, ou desacostumei com os freios do Monza??
Me parece problema no cilindro mestre, pelo o que você relatou.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Freios com problema ou estou “mal acostumado “?

Mensagem não lida por mspagiari »

O fluido de freio é novo? Cheguei a perder freio no Monza por apenas completar o nivel do fluido e deixar o fluido velho. O mecânico trocou o fluido todo com um maquina, fez sangria.

Um palpite, o Uno (pelo menos o modelo antigo, tive dois Premios) é leve e logicamente parece travar os freios com maior eficiência, o Focus já não sei pq nunca dirigi, não conheço. O Monza pelo seu peso, freia bem, mas lógico é mais pesado do que o Uno, o espaço de frenagem é maior.

Porém, com o fluído e sistema em dia, o freio é eficiente para o Monza, nada a reclamar.

O meu é um Club 94, que já veio com freio a disco nas 4 original.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
geese howard
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 848
Registrado em: 19 Ago 2008, 18:44
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Freios com problema ou estou “mal acostumado “?

Mensagem não lida por geese howard »

mspagiari escreveu: 29 Abr 2020, 22:00 O fluido de freio é novo? Cheguei a perder freio no Monza por apenas completar o nivel do fluido e deixar o fluido velho. O mecânico trocou o fluido todo com um maquina, fez sangria.

Um palpite, o Uno (pelo menos o modelo antigo, tive dois Premios) é leve e logicamente parece travar os freios com maior eficiência, o Focus já não sei pq nunca dirigi, não conheço. O Monza pelo seu peso, freia bem, mas lógico é mais pesado do que o Uno, o espaço de frenagem é maior.

Porém, com o fluído e sistema em dia, o freio é eficiente para o Monza, nada a reclamar.

O meu é um Club 94, que já veio com freio a disco nas 4 original.
Vou ver essa questão do fluído, porém acredito que na manutenção das pinças traseira tenha sido trocado. Quanto ao cilindro mestre que o amigo acima falou, fui dar uma pesquisada e vi que o Monza possuem 2 sistemas diferentes, porém no Acciolly o vendedor me disse que o mesmo cilindro vale pros 2 sistemas, me passando até o código da peça rccd27891... procede isso?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Freios com problema ou estou “mal acostumado “?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

geese howard escreveu: 30 Abr 2020, 12:22

Quanto ao cilindro mestre que o amigo acima falou, fui dar uma pesquisada e vi que o Monza possuem 2 sistemas diferentes, porém no Acciolly o vendedor me disse que o mesmo cilindro vale pros 2 sistemas, me passando até o código da peça rccd27891... procede isso?
Sim, o Monza tem dois sistemas de freio. O Varga e o Bendix, sendo o primeiro mais utilizado do que o segundo pela montadora. Os dois não são intercambiáveis, a não ser que trocar por completo, cilindro mestre e servo freio. Nem o reservatório de um não serve no outro.
Por outro lado, todos que vejam reclamando de freio ruim ou pouca eficiência, tem o sistema Varga e, os que estão bons, como no meu Monza GLS 96, são Bendix. Isso se nota facilmente dirigindo os carros com esses sistemas diferentes.
Além das marcas, falta de manutenção preventiva ao longo do tempo, também causa baixa eficiência.

Com relação problema descrito na mensagem anterior, só alerto a posição da pastilha traseira. Muitos reparadores não se atentam a isso e não encaixam o pino corretamente no embolo da pinça.

Para saber se o cilindro mestre está com pouca pressão, faça a sangria nas saídas do componente e aí vai perceber se há diferença de pressão em cada uma delas e se estão saindo com muita pressão. Se todas saídas estiverem fortes e com pressão, compare com a sangria nas rodas. Aí saberá se o sistema está bom ou comprometido.

Hoje um amigo m eu tem em sua oficina mecânica um Monza GLS 94 com freio a disco nas 4 rodas, que a frenagem não chega nem perto do meu Monza que tem tambor na traseira. E ele tem o sistema Bendix como no meu. Já verificou que o defeito está no cilindro mestre, que já foi fornecido completo (cilindro mestre e servo freio) pelo dono do veículo. Só não vi a marca das peças de reposição.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
geese howard
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 848
Registrado em: 19 Ago 2008, 18:44
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Freios com problema ou estou “mal acostumado “?

Mensagem não lida por geese howard »

Carlos A. Freire escreveu: 30 Abr 2020, 13:34
geese howard escreveu: 30 Abr 2020, 12:22

Quanto ao cilindro mestre que o amigo acima falou, fui dar uma pesquisada e vi que o Monza possuem 2 sistemas diferentes, porém no Acciolly o vendedor me disse que o mesmo cilindro vale pros 2 sistemas, me passando até o código da peça rccd27891... procede isso?
Sim, o Monza tem dois sistemas de freio. O Varga e o Bendix, sendo o primeiro mais utilizado do que o segundo pela montadora. Os dois não são intercambiáveis, a não ser que trocar por completo, cilindro mestre e servo freio. Nem o reservatório de um não serve no outro.
Por outro lado, todos que vejam reclamando de freio ruim ou pouca eficiência, tem o sistema Varga e, os que estão bons, como no meu Monza GLS 96, são Bendix. Isso se nota facilmente dirigindo os carros com esses sistemas diferentes.
Além das marcas, falta de manutenção preventiva ao longo do tempo, também causa baixa eficiência.

Com relação problema descrito na mensagem anterior, só alerto a posição da pastilha traseira. Muitos reparadores não se atentam a isso e não encaixam o pino corretamente no embolo da pinça.

Para saber se o cilindro mestre está com pouca pressão, faça a sangria nas saídas do componente e aí vai perceber se há diferença de pressão em cada uma delas e se estão saindo com muita pressão. Se todas saídas estiverem fortes e com pressão, compare com a sangria nas rodas. Aí saberá se o sistema está bom ou comprometido.

Hoje um amigo m eu tem em sua oficina mecânica um Monza GLS 94 com freio a disco nas 4 rodas, que a frenagem não chega nem perto do meu Monza que tem tambor na traseira. E ele tem o sistema Bendix como no meu. Já verificou que o defeito está no cilindro mestre, que já foi fornecido completo (cilindro mestre e servo freio) pelo dono do veículo. Só não vi a marca das peças de reposição.

Abs,

Carlos Freire
O que eu preciso olhar para diferenciar os 2 sistemas?

Vou fazer esse teste no cilindro mestre e pedir para olharem essa parte do pino no embolo.
Posto aqui o que acontecer.

Obrigado Carlos e a todos que opinaram.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Freios com problema ou estou “mal acostumado “?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

geese howard escreveu: 30 Abr 2020, 13:40

O que eu preciso olhar para diferenciar os 2 sistemas?

Vou fazer esse teste no cilindro mestre e pedir para olharem essa parte do pino no embolo.
Posto aqui o que acontecer.

Obrigado Carlos e a todos que opinaram.
A marca do cilindro mestre e do servo freio vem nas peças. Está escrito lá. Já as pinças não mudam, são todas do mesmo fabricante, tanto a dianteira como a traseira. No caso do tambor aí muda também o fabricante que pode ser ATE ou Bendix.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
geese howard
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 848
Registrado em: 19 Ago 2008, 18:44
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Freios com problema ou estou “mal acostumado “?

Mensagem não lida por geese howard »

Bom pessoal, fui hoje ao mecânico.

Vimos discos e pastilhas com desgaste irregular. Fizemos a troca por novos, além de nova sangria (não havia ar no sistema).
Fiz o teste novamente, melhorou um pouco, porém ainda não está normal na minha concepção.

O mecânico percebeu que pisando fundo no freio, ocorre uma oscilação de marcha lenta, e atribuiu isso ao hidrovácuo. Fez um teste e me disse que quando se ouve um barulho de "sopro de ar" dentro da cabine quando se aciona o pedal, indica problema no hidrovácuo.

Como hoje não deu mais tempo de fazer nada, ficamos de verificar o hidrovácuo e tudo que fosse relacionado a ele.

O que vocês acham desse diagnostico?
Responder