Duvida de sistema de freio

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Andro000
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Mar 2019, 12:59
Cidade: São paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Duvida de sistema de freio

Mensagem não lida por Andro000 »

Bom dia. Tenho um Monza GL 2.0 ano 94 e preciso saber se o sistema de freio e Bendix ou ATE. Gostaria de saber como posso fazer essa verificação ou se pela as informações do veículo já e possível saber essa informação????
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvida de sistema de freio

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Andro000 escreveu: 18 Jul 2019, 11:40 Bom dia. Tenho um Monza GL 2.0 ano 94 e preciso saber se o sistema de freio e Bendix ou ATE. Gostaria de saber como posso fazer essa verificação ou se pela as informações do veículo já e possível saber essa informação????
Bom dia.

O Monza com freio a tambor na traseira, saiu com sistema ATE e com sistema Bendix, que são diferentes e as peças entre essas marcas não são intercambiáveis.
Para saber qual sistema, tem que verificar as características de cada sistema de freio, ou na troca da peça, levar de amostra.
Quem conhece os dois sistemas já sabe dizer pelo furo do espelho das costas do tambor, ou mesmo pelas peças internas.
Se o servo freio e cilindro mestre for original de fábrica e for Bendix, há grande probabilidade da tarseira ser Bendix. Se o servo freio e cilindro mestre for Varga, há grande probabilidade da traseira ser ATE.

O sistema Bendix, dá para ajustar as lonas por trás, através do furo do espelho, sem o amortecedor atrapalhar. Já no sistema ATE, a posição do amortecedor atrapalha o movimento da chave pelo furo do espelho. Nesse caso, o ajuste de lonas é feito por um dos furos onde vai os parafusos de roda.

Vale lembrar que a Bendix foi adquirida pela Bosch. Hoje é mais fácil encontrar peças de freio Bendix com marca Bosch.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Andro000
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Mar 2019, 12:59
Cidade: São paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Duvida de sistema de freio

Mensagem não lida por Andro000 »

Obrigado!!!👏👏👏
Responder