Xixi de cachorro na roda, ou cubo já era?

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Avatar do usuário
gilmareu
Mensagens: 9
Registrado em: 24 Jul 2017, 08:29
Cidade: Cosmópolis
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Xixi de cachorro na roda, ou cubo já era?

Mensagem não lida por gilmareu »

Olá amigos do forum,

O Monza-de-meu-pai está quase pronto! Peguei o Monza 95 efi, ex-táxi mas com 166mil Km originais e encostado há 6 anos na garagem para levantar.

Junta de cabeçote estourada, cabeçote retificado, troca dos tuchos de óleo, bobina impulsora, módulo HEI, Bobina, regulador de tensão do alternador, cilindro de freio das rodas traseiras, retirada do kit GNV, documentação, vistoria, instalação de um sonzinho, tudo pronto para levar o tubarão de Sao Paulo para minha nova casa em Cosmópolis, +- 150 Km de são paulo.

Eis que pego uma ... chuva com ele e a roda dianteira esquerda começa a "cantar".

começou a cantar acima de 60km, mas não vai aumentando o som a medida que aumenta a velocidade e outra, só começa a cantar depois de uns 2km rodados, ou seja, quando eu saio de casa e mando 60km/h ele não canta, mas a medida que vou andando ele começa o grilo.

Levei num centro automotivo, o cara olhou e viu o espelho do freio amassado e fazendo barulho, eu tb acreditei que era aquilo, mas daí saí de lá e começou a cantoria de novo na roda, mas o intrigante é que não começa o barulho logo de cara, só depois de alguns poucos Kms e só acima de 60 Km/h.

O que o mecânico verificou também é que os discos estão novos porém enferrujados por conta de xixi de cachorro e realmente o cachorro da minha irmã, urinou naquelas rodas por uns 6 anos seguidos, todos os finais de semana!

Não tem jogo na roda também, por isso não sei se é cubo ou rolamento. Tó com vontade da próxima vez que voltar a são paulo, comprar disco e pastilha novos para tentar trocar e ver se resolve, pq rolamento eu já não consigo fazer sozinho pq tem que usar alguma ferramenta mais especial para sacá-lo e colocá-lo que com certeza eu não tenha.
Gilmar
GM Monza 95
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Xixi de cachorro na roda, ou cubo já era?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bom dia.

Pela descrição do problema, entendo que o barulho venha das pastilhas, causada por engripamento da pinça. Verifique se os pinos deslizantes estão livres, e lubrificados. Verifique se o embolo da pinça está livre.

Quando o ruído vem das pastilhas, normalmente ao dar um "cutucão" no pedal de freio ele some, voltando em seguida. O barulho vem depois de algum tempo ao rodar, por conta de aquecimento.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
gilmareu
Mensagens: 9
Registrado em: 24 Jul 2017, 08:29
Cidade: Cosmópolis
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Xixi de cachorro na roda, ou cubo já era?

Mensagem não lida por gilmareu »

Obrigado pela resposta, vou verificar além das pastilhas o embolo da pinça sim e conto o resultado
Gilmar
GM Monza 95
BeJimmieTat
Mensagens: 4
Registrado em: 21 Ago 2019, 19:21
Cidade: BeJimmieTat
Estado: Paraíba-PB
Modelo: Monza Hi-Tech
Motor: 1.8
Ano: 1984
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Xixi de cachorro na roda ou cubo já era

Mensagem não lida por BeJimmieTat »

Quando a altura medi no guarda lamas, cubo ao guarda lamas.
Quanto a as rotulas, não vi nada de grave ou empenos a primeira vista.

Por isso é que suspeito dos amortecedores estarem rotos, mas não sei se sera o suficiente para alterar o camber da roda.
Responder