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tem como ajustar essa catraca?

Enviado: 04 Fev 2017, 00:24
por caramaneiro1
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Como regular essa catraca para que o freio de mao fique mais forte! Lembrando que o monzao tem Disco de freio traseiro!!!

Re: tem como ajustar essa catraca?

Enviado: 04 Fev 2017, 06:17
por Carlos A. Freire
Antes de mexer nesse ajuste e seu Monza tem freio a tambor, tem que ajustar a altura das lonas. Depois, se houver necessidade o cabo.
Esse ajuste do cabo não é catraca. São duas porcas e com duas chave de boca se faz o ajustes aumentando ou diminuindo o tamanho do cabo, conforme necessidade.
Repetindo, não mexa no ajuste do cabo se não ajustar antes as lonas de freio.

Abs,

Carlos Freire

Re: tem como ajustar essa catraca?

Enviado: 07 Fev 2017, 19:13
por caramaneiro1
O meu monza tem disco de freio nas 4 rodas GLS 95/95!!!

Re: tem como ajustar essa catraca?

Enviado: 07 Fev 2017, 21:34
por Carlos A. Freire
Tomando por base que as pastilhas traseira estão encaixadas nos embolos das pinças e, essas pinças não estão engripadas e só ajustar o cabo do freio de mão para que alavanca chegue na altura máxima entre 3 e 5 dentes.
As pastilhas do freio traseiro, diferente do dianteiro, tem uma espécie de pino de encaixe nas suas costas, onde deve encaixar no embolo das pinças. Muitos se esquecem ou não sabem e, se ficar fora de posição, o freio perde a eficiência, causando desgaste prematuro nas pastilhas e discos.
Os pinos deslizantes devem estar livres lubrificado, como nos freio dianteiro.

Re: tem como ajustar essa catraca?

Enviado: 08 Fev 2017, 23:41
por caramaneiro1
Entao, mas esse ajuste e feito ali mesmo(local da foto)???

Re: tem como ajustar essa catraca?

Enviado: 09 Fev 2017, 05:34
por Carlos A. Freire
caramaneiro1 escreveu:Então, mas esse ajuste e feito ali mesmo(local da foto)???
Sim. Mas essa peça não é catraca, pois pode virar para os dois lados aumentando ou diminuindo o tamanho do cabo.

Abs,

Carlos Freire

Re: tem como ajustar essa catraca?

Enviado: 09 Fev 2017, 09:42
por Luiz Carlos (Rio)
Caramaneiro1

Nos freios a disco o ajuste das pastilhas é feito automaticamente, depois de sucessivas freadas.
Nos freios a tambor, em alguns carros, como o Chevette, esse ajuste também é automático, tem uma catraca que mantém a distância entre o tambor e as lonas. No caso do Monza eu não tenho certeza, mas no manual de reparações é citado o ajustador automático, no conjunto de freio traseiro a tambor. Se no Chevette 73 já existia ajuste automático, acho estranho no Monza esse ajuste ser manual.

Trecho do manual de reparações onde fala como remontar o conjunto do freio traseiro. Note que não fala em regulagem manual:
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Supondo-se que os freios estejam ajustados (automaticamente ou manualmente),o procedimento para regulagem do freio de estacionamento é o seguinte, segundo do manual de reparações (Página 5D-03):
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Equalizador é aquela peça que você chama de catraca.
A catraca citada no manual é aquele setor dentado que trava a alavanca de freio quando a gente puxa pra cima.
Onde está escrito 'solto' no texto do manual, quer dizer 'frouxo'.
Como ninguém possui um torquímetro para medir a força necessária para girar a roda, acho que se a roda estiver prendendo, mas não travando totalmente, está legal.
Depois desse ajuste eu acho que deve-se baixar totalmente a alavanca do freio de mão e verificar se as rodas giram livres.

Abs

Re: tem como ajustar essa catraca?

Enviado: 09 Fev 2017, 10:03
por Carlos A. Freire
O freio traseiro do Monza do Caramaneiro é a disco, como ele mesmo mencionou lá em cima:
Re: tem como ajustar essa catraca?
Mensagempor caramaneiro1 » Ter, 07/02/2017 - 18:13 PM

O meu monza tem disco de freio nas 4 rodas GLS 95/95!!!
O Monza e todos veículo que conheço ( com pouca exceções como por exemplo a linha antiga da FIAT) tem ajuste automático ou compensador automático de desgaste de lonas de freio. Entretanto, esse compensador nem sempre é eficaz e algumas vezes se torna necessário o ajuste da lona. Mesmo estando com mecanismo compensador em ordem. Esse mecanismo composto por um eixo regulável e catraca (no caso do Monza) pode quebrar os dentes da catraca ou o eixo engripar, Desta forma as lonas ficam fora do ajuste constantemente. Mas estando em ordem e com uso diário do veículo, depois de meses ou anos (depende do uso) é comum ter que reajustar as lonas.

Como curiosidade, veículo VW como Gol e Passat, esse compensador é feito por uma peça em forma triangular (cunha), puxado por uma mola. Quando as sapatas abrem a cunha desce compensando desgaste. Mas neles também não é eficaz e de vez em quando, como no Monza, requer ajustes.
No caso do Monza, quando as sapatas abrem, uma mola puxa uma peça que em contato com os dentes da catraca, faz mover aumentando o tamanho do eixo regulável, compensando o desgaste das lonas.

Abs,

Carlos Freire