tem como ajustar essa catraca?

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
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tem como ajustar essa catraca?

Mensagem por caramaneiro1 » 03 Fev 2017, 23:24

Imagem

Como regular essa catraca para que o freio de mao fique mais forte! Lembrando que o monzao tem Disco de freio traseiro!!!
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Carlos A. Freire
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Re: tem como ajustar essa catraca?

Mensagem por Carlos A. Freire » 04 Fev 2017, 05:17

Antes de mexer nesse ajuste e seu Monza tem freio a tambor, tem que ajustar a altura das lonas. Depois, se houver necessidade o cabo.
Esse ajuste do cabo não é catraca. São duas porcas e com duas chave de boca se faz o ajustes aumentando ou diminuindo o tamanho do cabo, conforme necessidade.
Repetindo, não mexa no ajuste do cabo se não ajustar antes as lonas de freio.

Abs,

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Re: tem como ajustar essa catraca?

Mensagem por caramaneiro1 » 07 Fev 2017, 18:13

O meu monza tem disco de freio nas 4 rodas GLS 95/95!!!
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Re: tem como ajustar essa catraca?

Mensagem por Carlos A. Freire » 07 Fev 2017, 20:34

Tomando por base que as pastilhas traseira estão encaixadas nos embolos das pinças e, essas pinças não estão engripadas e só ajustar o cabo do freio de mão para que alavanca chegue na altura máxima entre 3 e 5 dentes.
As pastilhas do freio traseiro, diferente do dianteiro, tem uma espécie de pino de encaixe nas suas costas, onde deve encaixar no embolo das pinças. Muitos se esquecem ou não sabem e, se ficar fora de posição, o freio perde a eficiência, causando desgaste prematuro nas pastilhas e discos.
Os pinos deslizantes devem estar livres lubrificado, como nos freio dianteiro.
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Re: tem como ajustar essa catraca?

Mensagem por caramaneiro1 » 08 Fev 2017, 22:41

Entao, mas esse ajuste e feito ali mesmo(local da foto)???
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Re: tem como ajustar essa catraca?

Mensagem por Carlos A. Freire » 09 Fev 2017, 04:34

caramaneiro1 escreveu:Então, mas esse ajuste e feito ali mesmo(local da foto)???
Sim. Mas essa peça não é catraca, pois pode virar para os dois lados aumentando ou diminuindo o tamanho do cabo.

Abs,

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Re: tem como ajustar essa catraca?

Mensagem por Luiz Carlos (Rio) » 09 Fev 2017, 08:42

Caramaneiro1

Nos freios a disco o ajuste das pastilhas é feito automaticamente, depois de sucessivas freadas.
Nos freios a tambor, em alguns carros, como o Chevette, esse ajuste também é automático, tem uma catraca que mantém a distância entre o tambor e as lonas. No caso do Monza eu não tenho certeza, mas no manual de reparações é citado o ajustador automático, no conjunto de freio traseiro a tambor. Se no Chevette 73 já existia ajuste automático, acho estranho no Monza esse ajuste ser manual.

Trecho do manual de reparações onde fala como remontar o conjunto do freio traseiro. Note que não fala em regulagem manual:
Imagem

Supondo-se que os freios estejam ajustados (automaticamente ou manualmente),o procedimento para regulagem do freio de estacionamento é o seguinte, segundo do manual de reparações (Página 5D-03):
Imagem

Equalizador é aquela peça que você chama de catraca.
A catraca citada no manual é aquele setor dentado que trava a alavanca de freio quando a gente puxa pra cima.
Onde está escrito 'solto' no texto do manual, quer dizer 'frouxo'.
Como ninguém possui um torquímetro para medir a força necessária para girar a roda, acho que se a roda estiver prendendo, mas não travando totalmente, está legal.
Depois desse ajuste eu acho que deve-se baixar totalmente a alavanca do freio de mão e verificar se as rodas giram livres.

Abs
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Re: tem como ajustar essa catraca?

Mensagem por Carlos A. Freire » 09 Fev 2017, 09:03

O freio traseiro do Monza do Caramaneiro é a disco, como ele mesmo mencionou lá em cima:
Re: tem como ajustar essa catraca?
Mensagempor caramaneiro1 » Ter, 07/02/2017 - 18:13 PM

O meu monza tem disco de freio nas 4 rodas GLS 95/95!!!
O Monza e todos veículo que conheço ( com pouca exceções como por exemplo a linha antiga da FIAT) tem ajuste automático ou compensador automático de desgaste de lonas de freio. Entretanto, esse compensador nem sempre é eficaz e algumas vezes se torna necessário o ajuste da lona. Mesmo estando com mecanismo compensador em ordem. Esse mecanismo composto por um eixo regulável e catraca (no caso do Monza) pode quebrar os dentes da catraca ou o eixo engripar, Desta forma as lonas ficam fora do ajuste constantemente. Mas estando em ordem e com uso diário do veículo, depois de meses ou anos (depende do uso) é comum ter que reajustar as lonas.

Como curiosidade, veículo VW como Gol e Passat, esse compensador é feito por uma peça em forma triangular (cunha), puxado por uma mola. Quando as sapatas abrem a cunha desce compensando desgaste. Mas neles também não é eficaz e de vez em quando, como no Monza, requer ajustes.
No caso do Monza, quando as sapatas abrem, uma mola puxa uma peça que em contato com os dentes da catraca, faz mover aumentando o tamanho do eixo regulável, compensando o desgaste das lonas.

Abs,

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Re: tem como ajustar essa catraca?

Mensagem por Luiz Carlos (Rio) » 09 Fev 2017, 09:45

Mas estando em ordem e com uso diário do veículo, depois de meses ou anos (depende do uso) é comum ter que reajustar as lonas.
Olhando agora no catálogo de peças do Chevette, notei que os sistemas de ajuste automático da Varga e da Bendix são diferentes.

No meu Chevette algumas peças era ATE, não sei se os freios traseiros também.
Mas o ajustador automático era igual a esse da figura, do sitema Bendix, com duas peças serrilhadas:
Imagem

Talvez seja por isso que no meu Chevette não se perdia o ajuste com o tempo...

O do Monza com freio traseiro Bendix é parecido com esse aqui, do Chevette com sistema Varga:
Imagem

O do Monza com freio Alfred Tevez não mostra o ajustador automático. E só agora me dei conta de que Alfred Tevez, A. Tevez e ATE são a mesma coisa. :lol:

Abs
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Re: tem como ajustar essa catraca?

Mensagem por Carlos A. Freire » 09 Fev 2017, 14:08

Luiz Carlos, também no Monza o sistema Bendix e ATE são diferentes.
Meu Monza usa o sistema Bendix e dos meus amigos que sempre menciono aqui nas mensagens são Ate.
Nos dois casos eles não compensam sempre. Como também ocorria com veículos de outras marcas que tive e, nas visitas que faço nas oficinas mecânicas de amigos, vejo que até hoje nos carros modernos continuam a perder o ajuste.
Se desajustar em pouco tempo, coisa de semanas é defeito. Se desajustar em anos é considerado normal.
No meu Monza a muito tempo atrás, quebrou um dente da catraca do compensador da roda direita. Em uma semana depois de ajustado a alavanca do freio de mão vinha quase no pescoço, rs!

Abs,

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