Uma roda freandodo mais que a outra

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Uma roda freandodo mais que a outra

Mensagem não lida por luiz sle »

Um parecer sobre os freios, troquei o reparo, e........ O velho e o nono tem o mesmo tamanho ;/ ou seja, contiunou a mesma coisa, mas percebi um detalhe enquanto sangrava a pinça que mexi:


Consegui tirar foto da distância que fica da pastilha pro disco, o que pra mim não é normal.
ImagemSem título by Luiz Fernando, no Flickr

O que pode ser? Ar no sistema?

O reparo é o Ate, do outro lado tem um Controil, ambos novos.

Do outro lado não fica essa distância, a pastilha fica colada no disco. Ao girar a roda com o carro levantado, a direita (mostrada na foto e no vídeo) gira livre e a esquerda dá pra ver que a pastilha esta em contato, a roda gira de meia a uma volta e já para.

Alguém pode me ajudar?

Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Uma roda freandodo mais que a outra

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

É difícil avaliar sem estar com carro presente.
Fez os testes para saber se os êmbolos estão livres ou presos. Esse teste deve ser feito mesmo com troca de peças novas.
Não há dentes ou desnível nos discos, que não deixam as pastilhas ter perfeito contato com discos?

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Uma roda freandodo mais que a outra

Mensagem não lida por Rafaelo »

simplesmente teu disco/plastilhas ainda não assentaram Luiz. dae vai acontecer oque deu no primeiro video, ele aperta e encosta so uma parte e da a impressao que nao ta enconstando, o meu faz o mesmo atras, atras ainda nem lixou pq é novo e nao andei com o carro.

o meu sistema é todo novo e como o carro esta em cavalete eu uso o freio e o motor pra simular algumas cargas no motor pra programar a ECU, e de quebra, faço o assentamento do sistema, ele ja esta quase todo assentado a frente, ainda tem areas que estao sem contato. mas boa parte da pista do sistema ja esta gasta. é claro e notavel onde se gasta e onde nao tem contato ainda. mas antes disso ele tb nao encostava 100%

não vejo nada de errado no teu caso, é normal um prender mais que o outro no começo, mas isso pro carro é nada. pra tua força ate pode ser, mas pra inercia do carro é uma cosquinha.

o meu tem que usar as duas mao pra mexer a roda, e olha que é 16"

sinceramente não vejo erro algum, apenas uma reação natural na troca de peças.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Uma roda freandodo mais que a outra

Mensagem não lida por luiz sle »

Carlos A. Freire escreveu:É difícil avaliar sem estar com carro presente.
Fez os testes para saber se os êmbolos estão livres ou presos. Esse teste deve ser feito mesmo com troca de peças novas.
Não há dentes ou desnível nos discos, que não deixam as pastilhas ter perfeito contato com discos?

Abs,

Carlos Freire
As pinças são do Vectra, Carlos. Quando comprei, fiz a limpeza das pinças, ficaram novas por dentro, sem sujeira.

Daí comprei um reparo Controil e coloquei na pinça esquerda, e o outro lado ficou com reparo velho. Depois que fui andando, o disco do lado esquerdo assentou e o direito não, pensei que fosse por conta do reparo velho, daí achei esse Ate e troquei o da pinça direita, e ficou como mostrado no vídeo.

Os discos e pastilhas são novos, Carlos.


Rafaelo escreveu:simplesmente teu disco/plastilhas ainda não assentaram Luiz. dae vai acontecer oque deu no primeiro video, ele aperta e encosta so uma parte e da a impressao que nao ta enconstando, o meu faz o mesmo atras, atras ainda nem lixou pq é novo e nao andei com o carro.

o meu sistema é todo novo e como o carro esta em cavalete eu uso o freio e o motor pra simular algumas cargas no motor pra programar a ECU, e de quebra, faço o assentamento do sistema, ele ja esta quase todo assentado a frente, ainda tem areas que estao sem contato. mas boa parte da pista do sistema ja esta gasta. é claro e notavel onde se gasta e onde nao tem contato ainda. mas antes disso ele tb nao encostava 100%

não vejo nada de errado no teu caso, é normal um prender mais que o outro no começo, mas isso pro carro é nada. pra tua força ate pode ser, mas pra inercia do carro é uma cosquinha.

o meu tem que usar as duas mao pra mexer a roda, e olha que é 16"

sinceramente não vejo erro algum, apenas uma reação natural na troca de peças.
E porque sera que assentou o lado esquerdo e o direito não, Rafa? Foi por isso que troquei o reparo do lado direito também, porém, a guarnição do velho e do novo tem exatamente o mesmo tamanho.

Na traseira também fica assim, inclusive, o barulho que tu ouve no vídeo são das pinças traseiras apertando os discos.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Uma roda freandodo mais que a outra

Mensagem não lida por RicardoDS »

Ao frear, o carro puxa para algum lado?
Se tentar andar sem frear e pegar um trecho curto de estrada ou avenida rápida e parar o carro, utilizando pouco o freio, uma roda aquece mais do que a outra?
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Uma roda freandodo mais que a outra

Mensagem não lida por Rafaelo »

isso leva tempo andando com o carro e usando os freios. como tu trocou é normal que isso aconteça.

se nao esta vazando fluido, se o cavalete nao esta emperrado, senao tem ar na linha, entao mais nada tem pra se não justificar o assentamento normal do sistema.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Uma roda freandodo mais que a outra

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

As pinças são do Vectra, Carlos. Quando comprei, fiz a limpeza das pinças, ficaram novas por dentro, sem sujeira.

Daí comprei um reparo Controil e coloquei na pinça esquerda, e o outro lado ficou com reparo velho. Depois que fui andando, o disco do lado esquerdo assentou e o direito não, pensei que fosse por conta do reparo velho, daí achei esse Ate e troquei o da pinça direita, e ficou como mostrado no vídeo.

Os discos e pastilhas são novos, Carlos.
Ter peças novas não quer dizer funcionando direito... Fez os testes para saber se estão livres e com peso dentro do normal?
Com relação as pastilhas, o vídeo mostra que não está pegando totalmente no disco, isso pode ter causa em relevos no disco ou o êmbolo está preso e não passa daquele ponto. Tem que avaliar.
Sistema de freios é simples é só usar a lógica que encontrará o defeito.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Uma roda freandodo mais que a outra

Mensagem não lida por luiz sle »

RicardoDS escreveu:Ao frear, o carro puxa para algum lado?
Se tentar andar sem frear e pegar um trecho curto de estrada ou avenida rápida e parar o carro, utilizando pouco o freio, uma roda aquece mais do que a outra?
Sim, a roda esquerda esquentava notoriamente mais. Depois de trocar o reparo não reparei pois mal andei com o carro.

As vezes tenho a impressão que puxa para a esquerda, às vezes não. Não sei se é por conta do asfalto desnivelado.

Carlos A. Freire escreveu:
As pinças são do Vectra, Carlos. Quando comprei, fiz a limpeza das pinças, ficaram novas por dentro, sem sujeira.

Daí comprei um reparo Controil e coloquei na pinça esquerda, e o outro lado ficou com reparo velho. Depois que fui andando, o disco do lado esquerdo assentou e o direito não, pensei que fosse por conta do reparo velho, daí achei esse Ate e troquei o da pinça direita, e ficou como mostrado no vídeo.

Os discos e pastilhas são novos, Carlos.
Ter peças novas não quer dizer funcionando direito... Fez os testes para saber se estão livres e com peso dentro do normal?
Com relação as pastilhas, o vídeo mostra que não está pegando totalmente no disco, isso pode ter causa em relevos no disco ou o êmbolo está preso e não passa daquele ponto. Tem que avaliar.
Sistema de freios é simples é só usar a lógica que encontrará o defeito.

Abs,

Carlos Freire
No vídeo eu tinha acabado de instalar o retentor novo. A pastilha pega toda sua face no disco, mas ela vai e volta, como se o retentor se deformasse e voltasse ao normal, entende? O pistão está livre, se não acredito que ele não voltaria pra trás. Não há ferrugem nem sujeira, isso posso garantir, causando o travamento do pistão.
O fato dele sair e recuar pode ser ar na linha?
Rafaelo escreveu:isso leva tempo andando com o carro e usando os freios. como tu trocou é normal que isso aconteça.

se nao esta vazando fluido, se o cavalete nao esta emperrado, senao tem ar na linha, entao mais nada tem pra se não justificar o assentamento normal do sistema.
Eu achei estranha essa distância entre a pastilha e o disco, e o fato de quando acionado, o pistão sai, ao soltar o pedal ele volta pra dentro de novo.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Responder