freio a disco traseiro original

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
joao86
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 25
Registrado em: 04 Ago 2014, 18:55
Cidade: sorocaba
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

freio a disco traseiro original

Mensagem não lida por joao86 »

ola pessoal tenho um monza 93/94 com freio a disco nas 4 original.comprei o carro recentemente e veio com os discos e pastilhas traseiros gastos.o freio de mão já não estava bom mais pensei que era um consequência do desgastes das mesmas enato fiz a substituição por peças novas .mais o freio de mao ainda esta ruim ja estiquei o cabo duas vezes e sangrei os freios e nada resolveu .obs o freio de mão já esta regulado no talo e o freio continua uma mer... ja pesquisei em todos os tópicos aqui e nada me ajudou teria outra regulagem a ser feita no sistema de freios ??? qualquer duvida estou aqui para postar fotos e tals. :smt023
MONZA 93/94 EFI ÁLCOOL ORIGINAL.COMPLETO-AR.FREIO A DISCO NAS QUATRO RODAS.ANDA DE MAIS...
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: freio a disco traseiro original

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Tem que verificar primeiro se as pastilhas novas são de boa qualidade e estão devidamente assentadas nos discos, se na montagem das pastilhas que vão do lado do pistão, foi encaixado o pino da pastilha no vão do pistão/êmbolo, se o cabo de freio de mão não está pesado ou prendendo, nesse caso troque o cabo, de preferência as duas partes e se o mecanismo do freio de mão nas pinças e os êmbolos e pinos deslizantes não estão presos e acionando bem.

Com relação aos pinos guias das pastilhas montado errado e pinos deslizantes travados são os casos que mais vejo acontecer, inclusive afeta no desempenho do freio de maneira geral.

Meus amigos que tem Monza com freio a disco traseiro original o freio de mão segura bem.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
joao86
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 25
Registrado em: 04 Ago 2014, 18:55
Cidade: sorocaba
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: freio a disco traseiro original

Mensagem não lida por joao86 »

ola Carlos as pastilhas sao novas da marca duraplast . e o disco de frei o e da fremax novo tbm. agr fiquei com uma duvida o que esse pino deslizante que poder estar travado? e aonde fica ?pode ser o embolo/pistao travado? o freio do carro funcionaria normal? obrigado por me ajudar
MONZA 93/94 EFI ÁLCOOL ORIGINAL.COMPLETO-AR.FREIO A DISCO NAS QUATRO RODAS.ANDA DE MAIS...
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: freio a disco traseiro original

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

joao86 escreveu:ola Carlos as pastilhas sao novas da marca duraplast . e o disco de frei o e da fremax novo tbm. agr fiquei com uma duvida o que esse pino deslizante que poder estar travado? e aonde fica ?pode ser o embolo/pistao travado? o freio do carro funcionaria normal? obrigado por me ajudar
Não conheço essa .marca de pastilhas de freio. Em outros tópicos sobre pastilhas eu comentei que só uso da Contra ou da Bendix, não uso outra marca, nem mesmo Fras le.
Os pinos deslizantes ficam nas pinças de creio, dois. Um em cima e outro embaixo, onde vaio os parafusos 13mm e as coifas pequenas de proteção. Esse pinos tem que ficar livres e serem lubrificados com graxa de boa qualidade, que aguenta calor.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: freio a disco traseiro original

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos A. Freire escreveu:Esse pinos tem que ficar livres e serem lubrificados com graxa de boa qualidade, que aguenta calor.
aproveitando a dica do Carlos.

tentem evitar usar graxas(azul,vermelha,branca,natural seja la qual for). a graxa entra em estado de gota a 150° algumas 170°C ou seja vira liquida, e graxa liquida em contato com lona e disco não é nada interessante. e isso é facilmente atingido no cavalete dos freios numa exigida mais forte especialmente o dianteiro. usem sempre graxa de rosca, é um lubrificante que atende ate 232° sem escoar oque é muita coisa. e sem perder propriedade ate 870°

outro lubrificante apropriado pra essa aplicaçao é grafite em pó :smt023 .

pouca gente sabe disso, mas é bom informar. cada material tem uma aplicação.

eu uso nos meus carros graxa pra rosca, alumínio. nesse meu exemplo eu uso nas pontas de eixo onde a temperatura é muito elevada e pode ter infiltração de umidade travando a peça, dificultando uma manutençao. é um produto meio raro de achar, infelizmente no brasil ainda essa gente ta engatinhando. esse produto é bem difundido no ramo industrial onde faço parte. mas no ramo manutençao automotiva no brasil rsrsrsrsrs

é o mesmo produto usado em rosca sonda lambda, parafuso de cabeçote, etc. vale apena usar a coisa certa.

Imagem
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: freio a disco traseiro original

Mensagem não lida por arnaldo silva »

Carlos A. Freire escreveu:Tem que verificar primeiro se as pastilhas novas são de boa qualidade e estão devidamente assentadas nos discos, se na montagem das pastilhas que vão do lado do pistão, foi encaixado o pino da pastilha no vão do pistão/êmbolo, se o cabo de freio de mão não está pesado ou prendendo, nesse caso troque o cabo, de preferência as duas partes e se o mecanismo do freio de mão nas pinças e os êmbolos e pinos deslizantes não estão presos e acionando bem.

Com relação aos pinos guias das pastilhas montado errado e pinos deslizantes travados são os casos que mais vejo acontecer, inclusive afeta no desempenho do freio de maneira geral.

Meus amigos que tem Monza com freio a disco traseiro original o freio de mão segura bem.

Abs,

Carlos Freire
Carlos, o David Crozeta uma vez postou que (não lembro o conteúdo) que existe uma regulagem das pinças traseiras que poucos sabem? Sabe algo?
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: freio a disco traseiro original

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Carlos, o David Crozeta uma vez postou que (não lembro o conteúdo) que existe uma regulagem das pinças traseiras que poucos sabem? Sabe algo?
Não tenho essa informação.
Que me lembro deste post é que ele ou o seu reparador já tira a folga antes de montar o conjunto. Não entendi muito a lógica da coisa, pois ao pisar a pinça vai acabar com a folga.

A experiência que tenho com freio a disco traseiro do Monza, é do Monza Club 94 de um amigo. Confesso que não encontrei ponto de ajuste quando fiz a manutenção.
Esse Monza do meu amigo estava com os pinos deslizantes das duas pinças travados e com a pastilha montada com pino guia fora da posição.
Depois que fiz a manutenção o freio melhorou muito em qualidade de frenagem. Inclusive, antes parecia que o pedal tinha muito curso para agir e agora não.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder