PedroCTR escreveu:Esse Monza do Rafaelo é simplesmente "O MONZA" de todos os Monza. Todo trabalho, empenho e dedicação, toda técnica e esmero nas peças e na construção, dá gosto de ver e apreciar os detalhes. Serve de escola e incentivo á todos que desejam uma empreitada desse naipe em seus Monza. E o que julgo de maior valor nessa história toda é a CALMA e PRECISÃO na execução do projeto, onde cada passo dado é progresso certo, bem calculado.
Obrigado Pedro.
Como expliquei acima, para ter uma qualidade de linha de montagem (segurança, manutenção, durabilidade), não é simplesmente pegar a peça e grudar com cola e solda uns ferro no cofre de qualquer forma e, achar que esta fazendo a coisa certa, se fizer isso vai ficar o que tem por aí. É preciso fazer a coisa tendo planejamento, técnico e financeiro, pq não é barato chegar nesse nível de qualidade.
Pq eu digo isso?
1° a linha de freio pulsa, é preciso ser feita de forma que não quebre ou vaze.
2° a linha de freio esquenta, é preciso que não encoste em nada.
3° a linha de alimentação é muittttttttoooo altaaaa são 10A de corrente nominal e chega a 60A de pico no momento do pulso hidráulico (momento emergência, ABS operando...)
4° o sistema do suporte do ABS tem que estar muito bem fixado e também livre para manutenção futuras.
5° o sistema do chicote tem que ter proteções, contra ruídos nos sensores, sobre corrente.
6° é preciso um scanner para resetar os erros do sistema.
7° o ABS é 100% ativo, ele funciona o EBD em tempo integral. O ABS é só quando trava as rodas...
Como deu pra observar é simplesmente ligar uns fiozinho com os dedos e isolante.
Pouca gente sabe disso, o pessoal acha que se o ABS der problema o carro fica sem freios! NÃO... se der problemas na ECU-ABS o ABS deixa de funcionar apenas, porém o tradicional freio continua idêntico. Na piores das hipóteses é o ABS não atuar, mas o freio continua normal.
Já no meu caso Pedro, pq chamou tua atenção.
*a minha elétrica é original(foi feita toda do zero para essa aplicação)
*as peças são peças originais(foi feita toda do zero para essa aplicação)
* o equipamento é compatível com a engenharia Monza ABS, cilindro mestre, servo freio, etc...
* sigo algumas normas
E as poucas adaptações (modificação) que foram feitas (furo do passa fio) está no mesmo nível de montadora. A montadora teria feito o mesmo, porém usando outro processo mais eficiente, alias o Monza é no mesmo lugar que o meu. :smt023 Não poderia usar outro lugar a não ser esse rsrsrsrs!
Então tudo isso se traduz nesse resultado, estou muito satisfeito com o sistema agora. Antes no Monza original eu me sentia muito inseguro. Como já falei aqui não gosto da engenharia original de Monza, em especial o 82 onde o freio era precário até 88, quando melhoraram a pinça, essa engenharia sofreu 3 mudanças do Monza 82 até o Vectra A 94, pq será? Heheheh. E tenho muitos relatos que confirmam isso que falei. E alguns com quase acidentes...
Então nada mais justo eu compartilhar meu conhecimento, meus trabalhos, prestações de serviço, e até um apoio. Espero que o Leandro siga a mesma filosofia para ficar bem legal, mesmo que demore mais. É claro, cada um tem sua forma de trabalhar e isso não pode ser interferido, mas as dicas sempre são bem vindas.