Freios ABS no Monza - Projeto

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Freios ABS no Monza - Projeto

Mensagem não lida por Leocastro »

Pessoal, crio este tópico para discutir um projeto futuro, que, poderá ser útil a todos.
Instalar freios ABS nos nossos Monzas.
Analisando e pegando informações com o Rafaelo, fui informado que o sistema ideal para se instalar, é o ABS 8.0, que equipa a linha Astra / Vectra / Zafira de 2009 em diante, pois, é um sistema independente, não necessita comunicação com a Injeção eletrônica. Tornando mais fácil a instalação.

Porém, no meu caso que pretendo continuar com as rodas originais do Monza, este sistema não funcionará perfeitamente, devido ao diâmetro da roda ser diferente do programado na ECU do ABS, no caso, para rodas 16" ou 17", sendo assim o que ocorre:

Meu Monza a 100 km/h, mandaria a informação diferente de velocidade para a ECU, como se a velocidade estivesse maior, pois a roda menor, gira mais vezes do que a maior para andar no mesma distância.
Pensando nisso, vi que o sistema do Agile, é o 8.0 também, segundo a revista "O Mecânico", sendo assim, fica mais fácil!

Mas enfim, vou postando materiais aqui, e, quem também quiser participar, e compartilhar, sejam bem vindos!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Freios ABS no Monza - Projeto

Mensagem não lida por Rafaelo »

Muito bom, segurança nunca é demais. Porém, para ser seguro não pode ser adaptado. Como já expliquei por muitas vezes aqui, para ficar igual de fábrica (me refiro a qualidade/segurança) tem que ser usado um pouco de engenharia básica. Senão vira farofada de fundo de quintal, rsrsrsrs! Não da para fazer com uma furadeira de mão, rsrsrs!

Trazer um pouco mais de segurança num carro antigo onde a segurança era vendida e um pouco precária em alguns modelos, é sempre bom!

O Topico do Ronaldo, alem de antigo, foi o primeiro modelo que fiz, tinha bastante adaptações quando vendi para ele, porém era ainda de qualidade. No meu Monza atual diminui a zero as adaptações, agora tenho um kit de instalação ABS 8.0, com suporte próprio servo e cm, suporte sensor, conector pedal e haste do servo freio. Isso é perfeito pq vai de um Monza 82 a um 96 sem alterar o projeto de fabrica. Ou seja, reversível para ambos os lados.

Vale lembrar que tem que refazer as linhas de freios e colocar linhas novas (dobra de circuito) para o projeto em questão, isso não forneço pq cada projeto é um carro diferente. Nas minhas imagens eu mostro isso.

Não sei qual vai ser teu grau de exigência, mas para fazer num nível como oque está o meu leva tempo, e uma boa grana, acho que vale apena tu se esforçar e fazer a coisa certa. Se precisar das peças para comprar eu posso ver, mas se tu quiser tentar tu fazer elas mesma veja ae, só não forneço o projeto por questão óbvia, rsrsrs!

Compre os sensores indutivos usados no Omega A, e o suportes sensor dianteiro projetados pra usar no Monza sem ABS de fábrica. Ainda não digitalizei isso.




Algumas imagens atual do meu Monza
Imagem


Sem querer ser chato, esse suporte que projetei para essa aplicação, é superior ao Monza, o Monza é uma latinha fina de 0.8 que da para amassar com as mãos, sem contar que a coisa é dividida em duas partes tirando ainda mais da rigidez. Nunca gostei dessa engenharia antiga da GM.

O meu além de ser uma peça ÚNICA soldada, é chapa 11 3.1mm feito no CNC essa peça para vocês terem uma ideia, é mais rígido que a própria parede corta fogo, hehehehe.

Geometria fiel CNC. Encaixe original no Monza, suporte projetado para o servo freio TRW GM usados no Vectra, Astra e zafira atuais
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Suporte do módulo ABS, a peça além de ser feita no CNC, ela é articula, assim facilita a manutenção das peças, outro fator importante o sistema de fixação é usado o que já existe, prende no parafuso do coxim traseiro, e no servo, e os tubos também dão rigidez.
Imagem
Imagem

Roda
Imagem

circuito feito do zero, modelo conforme o projeto.
Imagem
Imagem


Suporte e seu fixador.
Imagem


Instalado e funcionando.
Imagem

Como teu modelo é diferente do meu, talvez tu vai ter que se virar, como no suporte do ABS, se vai usar servo freio do Monza com ABS tb não te serve as minhas peças, como disse, aplicação delas é para um único modelo.


Se precisar de mais coisa me diga.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Freios ABS no Monza - Projeto

Mensagem não lida por Rafaelo »

Leocastro escreveu:Meu Monza a 100 km/h, mandaria a informação diferente de velocidade para a ECU, como se a velocidade estivesse maior, pois a roda menor, gira mais vezes do que a maior para andar no mesma distância.
É o contrario disso Leandro. Como te expliquei ontem via MP, vou repassar aqui.

Se tu esta a 100 km/h(velocidade real do carro) o ABS vai achar que tu vai estar a 60km/h, porque a roda gira numa velocidade menor (14" comparado as 16") por exemplo: Se frear a 100 km/h o ABS vai achar que são 60 km/h, não vai bater as velocidades. Mas vai funcionar. Um ABS "mal projetado" ainda sim é melhor que um freio sem ABS derrapando sem controle de direção :wink:

Para arrumar isso, somente usando as rodas(diâmetro) que foram projetadas para ECU-ABS, o algoritmo da ECU está gravado "rodas 16-17" freq.m/seg, não vem o caso explicar.

-----------

No meu caso é tudo original do sistema ABS 8.0 não uso peça de Monza modificada. Apenas o local de trabalho é mantido idêntico.
* ABS/EBD 8.0 Bosch
* rodas 16" GM
* freios
* cilindro mestre + servo freio

No meu caso não tem erro algum na aferição.

Leocastro escreveu:Pensando nisso, vi que o sistema do Agile, é o 8.0 também, segundo a revista "O Mecânico", sendo assim, fica mais fácil!
isso, é da Serie 8. porem o usado nesse modelo de carro é o 8.3(é o 8.0 tradicional, porem a bomba de retorno é menor, o resto é idêntico)

O ABS 8.0 é de 2004, porém muito avançado, ultra rápido, 4 canais digitais independentes. Tem EBD, ele funciona distribuído a frenagem conforme o peso do carro, mais na frente ou mais atrás, ou em curva.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Freios ABS no Monza - Projeto

Mensagem não lida por Leocastro »

Etendido Rafaelo, e, muito profissional os suportes e os demais ítens.

Uma dúvida, qual a necessidade de trocar o cilindro mestre e hidrovácuo? Ele tem alguma diferença funcional, a não ser ser de 2 saídas?

Outra dúvida, esse 8.3 do Agile, também pode ser usado?
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Freios ABS no Monza - Projeto

Mensagem não lida por Rafaelo »

O servo freio do Monza é pequeno demais. Esse que eu e outras pessoas usam é melhor, tem mais armazenamento de vácuo até pelo seu tamanho e o pedal fica mais leve, como tu viu ali entra perfeitamente no local certo. não lembro se tem servo Monza para ABS ou não, tu pode usar esse pequeno de Monza se quiser, porém vai te limitar a usar o mestre de Monza ae complica veja pq.

Agora o mestre é obrigatório usar para ABS, não sei se existe novo para ABS Monza, se existir e for 2 saídas pode ser usado sem problemas. E se for usado é melhor nem mexer com isso.

Eu acho melhor trocar tudo por coisa atual, é mais confiável e pref novo, até pq tem peça de reposição, esses de Monza já não tem mais.

O mestre ABS, além se de ser mais reforçado para suportar os pulsos hidráulicos do retorno da bomba, ele tem um bypass, é obrigatório sua troca por um mestre ABS.

Pode, mas se tem alguma coisa que muda na prog não sei te informar, pq o Agile é um carro mais leve que o Monza. ABS 8.0 Vectra* Astra*Zafira tem o mesmo peso que o Monza e entre eixos, então seria mais apropriado. Tudo tu tem que levar em conta para funcionar com precisão.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Freios ABS no Monza - Projeto

Mensagem não lida por arnaldo silva »

Boa tarde! Rafaelo quanto custaria aos monzeiros, os suportes confeccionados por você mais o chicote para instalação?
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Freios ABS no Monza - Projeto

Mensagem não lida por Rafaelo »

Olá Arnaldo, o suporte está custando 120,00 pronto. O chicote de instalação 600,00

O chicote é caro pq é preciso comprar de algum modelo de carro desses que citei, depois fazer todo o processo de desmontagem, limpeza, novas conexão fio a fio (sem emendas), cabo de sinal blindado para traseira, conectores, etc. O processo para isso é caro e demorado. Senão, como falei, se fizer na moda matão com isolante, fio de luz, adaptações, não vai funcionar.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vitormenezes9
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 844
Registrado em: 26 Jun 2014, 12:13
Cidade: Aparecida de Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Freios ABS no Monza - Projeto

Mensagem não lida por vitormenezes9 »

Bacana, um projeto para melhorar uma deficiência nos Monzas, que não adiantam falar ao contrário.. :o

Isso para mim é um belo de um investimento, eu também penso na ideia, vamos ver o andamento das obras. :D :D

Parabéns pelo Monza, está lindo e show, cada dia mais completo!

Abraços! :smt023
Vitor Menezes

Monza GLS 95/96 2.0 E.F.I Gasolina Cinza Monet
Aparecida de Goiânia, Goiás
Responder