[TUTORIAL] Como sangrar corretamente os freios
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Re: [TUTORIAL] Como sangrar corretamente os freios
Muito bom mesmo Léo. Farei isso no meu este final de semana. O freio está "fofo", e presumo que seja ar no sistema uma vez que é tudo novo (hidrovácuo, cilindro mestre, fluído, os "burrinhos", tudo), e continua parecendo uma esponja. Ocorre que, quando o mecânico fez a troca dessas peças, ele não sangrou roda alguma e pelo menos na minha mão, o carro nunca foi erguido, retiradas as quatro rodas e feita essa sangria geral no sistema. Você mais uma vez nos presenteando com esses tutoriais. Muito obrigado, meu amigo! :smt023
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- Carlos A. Freire
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Re: [TUTORIAL] Como sangrar corretamente os freios
Como já comentei em vários tópicos aqui no fórum, troco o fluído de freio do meu Monza no máximo a cada 2 anos, uso o Dot 4. Sempre removo o reservatório para limpeza antes de colocar o óleo novo.
Faço a troca em máquina justamente para não ocorrer esses problemas citados aqui nesse e nos outros tópicos sobre esse tema.
Faria a sangria no pedal em caso de emergência.
Abs,
Carlos Freire
Faço a troca em máquina justamente para não ocorrer esses problemas citados aqui nesse e nos outros tópicos sobre esse tema.
Faria a sangria no pedal em caso de emergência.
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Carlos Freire
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Re: [TUTORIAL] Como sangrar corretamente os freios
Valeu Marcelão! Sempre ajudo da maneira que posso! Como estão os reparos das pinças do teu Monza? Se precisar trocar, pode usar aquelas pinças que eu te dei! Revisei elas antes de viajar a SP.
Carlos, como funciona esta máquina, nunca vi uma pessoalmente, e, aqui em Montes Claros, dificilmente alguém terá ela!
Carlos, como funciona esta máquina, nunca vi uma pessoalmente, e, aqui em Montes Claros, dificilmente alguém terá ela!
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- Carlos A. Freire
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Re: [TUTORIAL] Como sangrar corretamente os freios
Leandro, essa máquina tem uma mangueira que se coloca na boca do reservatório e depois aplica pressão. Depois é só ir em cada roda e fazer a sangria.Carlos, como funciona esta máquina, nunca vi uma pessoalmente, e, aqui em Montes Claros, dificilmente alguém terá ela!
É fácil, rápido e limpo. Tem vários vídeos do ADG da Hi Torque mostrando como fazer a sangria com as que ele tem
Tem vários tipos de máquina, tem uma elétrica que tem de ficar apertando botão, que não gostei muito, mas dá para fazer algo, como o ADG já indicou. Colocar uma válvula e manômetro para regular a pressão e não passar de 1bar e colocar o outro lado da mangueira em um compressor ou no bico do pneu. Esse mesmo sistema, trocando a tampa, pode ser colocado no reservatório de expansão para procurar vazamentos no arrefecimento.
Já até pensei em montar algo assim, mas o tempo está corrido e não fui em frente ainda, mesmo porque, tenho a ferramenta de caçar vazamentos e no freio eu vou em oficinas de amigos e faço.
Abs,
Carlos Freire
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Re: [TUTORIAL] Como sangrar corretamente os freios
Carlos a pressao recomendada é ate 2.5 bar, esta la no manual de reparo dos GM mais novo astra,vectra,zafira. pode ser usada em qualquer carro GM esse procedimento. senao passar de 1 bar ou 14.5 psi nao tem como expulsar bem o ar em locais mais distantes.
remoçao de ar por via manual nunca fica 100% bom, mesmo sabendo fazer, sempre fica ar, a melhor maneira é usando maquina. quando coloquei fluido no meu sistema novo, pode fazer pisar ate o fim ja que é novo tudo, mas como disse, a medida que vai endurecendo nao tem como fazer isso ate o final de curso, ele vai ficando mais alto o pedal e mais duro. tb nao precisa apertar com força isso pode passar da pressao e estourar um retentor como no CM.
essa maquina eletrica que aplica pressao no reservatorio é melhor que tem, vou ter que compra uma pra mim pq fazer manualmente precisa de uma pessoa a mais e nao fica tao bom quanto na maquina. acho que ta uns 450,00 a maquina. e fazer 3 carros 1x por ano fica bem melhor assim. como não confio em ninguém, não gosto de mandar fazerem manutençao, nada melhor que eu fazer isso, ainda mais quando o assunto é freio, vale apena se equipar. e o monza ta com um pouco de ar, fiz manualmente e mesmo assim da pra sentir que ainda falta um pouco, e olha que re-sanguei pelo menos 4x cada roda.
remoçao de ar por via manual nunca fica 100% bom, mesmo sabendo fazer, sempre fica ar, a melhor maneira é usando maquina. quando coloquei fluido no meu sistema novo, pode fazer pisar ate o fim ja que é novo tudo, mas como disse, a medida que vai endurecendo nao tem como fazer isso ate o final de curso, ele vai ficando mais alto o pedal e mais duro. tb nao precisa apertar com força isso pode passar da pressao e estourar um retentor como no CM.
essa maquina eletrica que aplica pressao no reservatorio é melhor que tem, vou ter que compra uma pra mim pq fazer manualmente precisa de uma pessoa a mais e nao fica tao bom quanto na maquina. acho que ta uns 450,00 a maquina. e fazer 3 carros 1x por ano fica bem melhor assim. como não confio em ninguém, não gosto de mandar fazerem manutençao, nada melhor que eu fazer isso, ainda mais quando o assunto é freio, vale apena se equipar. e o monza ta com um pouco de ar, fiz manualmente e mesmo assim da pra sentir que ainda falta um pouco, e olha que re-sanguei pelo menos 4x cada roda.
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Re: [TUTORIAL] Como sangrar corretamente os freios
Rafaelo, disse 1bar pois é o que o ADG recomenda no freio e no arrefecimento. Na verdade não sei quanto a máquina que uso envia de pressão. Colocamos ar comprimido na máquina e ela faz o resto.
Já usei essa máquina de apertar o botão e na prática é muito ruim, principalmente comparando com as que usam ar comprimido. Como disse eu mesmo vou nas oficinas de amigos e faço o serviço sozinho.
As duas vezes que usei essa elétrica eu não gostei. Usei apenas para conhecer e prefiro a de ar comprimido.
O ADG da Hi Torque tem além dessas com ar comprimido uma outra que usa muito é ela puxa ao invés de aplicar pressão, segundo ele, melhor do que as outras que ele tem. Essa eu nunca vi pessoalmente e não posso dar opinião. Mas nos vídeos dele parece bem funcional.
Abs,
Carlos Freire
Já usei essa máquina de apertar o botão e na prática é muito ruim, principalmente comparando com as que usam ar comprimido. Como disse eu mesmo vou nas oficinas de amigos e faço o serviço sozinho.
As duas vezes que usei essa elétrica eu não gostei. Usei apenas para conhecer e prefiro a de ar comprimido.
O ADG da Hi Torque tem além dessas com ar comprimido uma outra que usa muito é ela puxa ao invés de aplicar pressão, segundo ele, melhor do que as outras que ele tem. Essa eu nunca vi pessoalmente e não posso dar opinião. Mas nos vídeos dele parece bem funcional.
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Re: [TUTORIAL] Como sangrar corretamente os freios
é que o manual de reparo da GM diz pra por entre 2 a 2,5 bar quando usando a maquina, por isso fiz questao de informar a pressao adequada.
bom saber, pq estou estudando qual maquina comprar, a eletrica se for pensar bem pra gerar 2,5 de pressao tem que ser robusta, e duvido que essas maquina de 400 pila sejam. existe um pistola de vacuo não sei se presta. essa ideia de pressao positiva usando ar comprimido é uma boa, eu tenho na oficina compressor com pressao ajustavel, oque complicaria é o adaptador. em quanto isso, usamos o bom e velho pedalada manual.
to pensando em pegar essa, pq testa muita coisa, sensor, cabeçote, faz sangria,etc.
http://www.ferramentaskennedy.com.br/lo ... -1-planatc
bom saber, pq estou estudando qual maquina comprar, a eletrica se for pensar bem pra gerar 2,5 de pressao tem que ser robusta, e duvido que essas maquina de 400 pila sejam. existe um pistola de vacuo não sei se presta. essa ideia de pressao positiva usando ar comprimido é uma boa, eu tenho na oficina compressor com pressao ajustavel, oque complicaria é o adaptador. em quanto isso, usamos o bom e velho pedalada manual.
to pensando em pegar essa, pq testa muita coisa, sensor, cabeçote, faz sangria,etc.
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- Carlos A. Freire
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Re: [TUTORIAL] Como sangrar corretamente os freios
Não conheço essa ferramenta. Acho que se fizer como mencionei lá em cima, terá uma ferramenta simples e com melhor performance.
Mangueira que vem do compressor ou bico do pneu, entra em um registro para controle da pressão, entra em um manômetro para visualizar a pressão, mangueira e tampa de pressão para o reservatório.
Desse jeito, trocando a tampa, pode usar também no arrefecimento.
Me parece que vendem essas tampas no mercado, não sei onde, mas me falaram que vendem.
Abs,
Carlos Freire
Mangueira que vem do compressor ou bico do pneu, entra em um registro para controle da pressão, entra em um manômetro para visualizar a pressão, mangueira e tampa de pressão para o reservatório.
Desse jeito, trocando a tampa, pode usar também no arrefecimento.
Me parece que vendem essas tampas no mercado, não sei onde, mas me falaram que vendem.
Abs,
Carlos Freire
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