freio de mão monza 91/92 COM DEFEITO

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
joslivmih
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Fev 2015, 20:34
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

freio de mão monza 91/92 COM DEFEITO

Mensagem não lida por joslivmih »

Olá pessoal!!!

Sou novo aqui e pelo que vi o site é bem interessante e cheio de dicas. Estou com problema no freio de mão do meu Monza SL/E preto 91/92. Quando comprei ele, o freio de mão não aplicava, era um sufoco, pois o botão ficava preso. Hoje, estou com ele aplicando, mas na hora de desaplicar eu aperto normal o botão e ainda assim o freio fica acionado. Nunca realizei manutenção nele e to precisando de umas dicas pra arruma-lo. se alguém puder me ajudar, mandando um tutorial com fotos, eu agradeceria; e se for possível, mandasse também para o meu email [email protected], pois não tenho muita disponibilidade de estar no pc.

Grato e até mais
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: freio de mão monza 91/92 COM DEFEITO

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Verifique o botão inchado e travando na manopla, alavanca torta e seu mecanismo prendendo internamente ou coloque uma alavanca nova do modelos de 93 em diante.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
joslivmih
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Fev 2015, 20:34
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: freio de mão monza 91/92 COM DEFEITO

Mensagem não lida por joslivmih »

Boa Noite Carlos!!!
Obrigado pela dica vou dar uma olhada com mais calma, aí posto o que aconteceu.

Até Mais
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: freio de mão monza 91/92 COM DEFEITO

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Uma dica: como emergencia, aplique grafite entre a manopla de borracha e a alavanca que fica 10. No meu Monza fiz isso enquanto não tenho tempo para substituir por um alavanca nova. :ok:
Gilmar
Vectra 97 GLS
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1058
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: freio de mão monza 91/92 COM DEFEITO

Mensagem não lida por jorgeAP »

No meu estava com o botão inchado e travava acionado e tinha que puxa-lo com um alicate de bico e avezes tava para destravar soltando a alavanca de uma só vez para o botão destravar, depois só alegria comprei uma alavanca nova com botão de plástico não vai dar mais problemas de inchar nunca mais. Faça isso, compre uma com botão de plástico e seja feliz!
Monza 91 automático (o melhor)
Ajsp
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Jun 2017, 18:54
Cidade: Praia grande
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: freio de mão monza 91/92 COM DEFEITO

Mensagem não lida por Ajsp »

Ola amigos, acabei de entrar e tenho certeza que irei aprender muito aqui. Hoje levei meu monza para trocar as lonas e como o tambor ja estava meio gasto com rebarbas foi trocado tbem. Ocorre que esta solta a roda e não pega em nada qdo gira, mas qdo vc coloca o pneu e aperta a roda fica presa. Me falaram que preciso ver se é Vargas ou Bendix , mas isso interfere na trazeira? foi comprado o tambor como servindo para todos e as lonas tbem novas.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: freio de mão monza 91/92 COM DEFEITO

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Ajsp escreveu: 03 Jun 2017, 19:10 Ola amigos, acabei de entrar e tenho certeza que irei aprender muito aqui. Hoje levei meu monza para trocar as lonas e como o tambor ja estava meio gasto com rebarbas foi trocado tbem. Ocorre que esta solta a roda e não pega em nada qdo gira, mas qdo vc coloca o pneu e aperta a roda fica presa. Me falaram que preciso ver se é Vargas ou Bendix , mas isso interfere na trazeira? foi comprado o tambor como servindo para todos e as lonas tbem novas.
O tambor de freio traseiro não tem aplicação por marca de freio, que no Monza usa Ate ou Bendix e não Varga, apesar do sistema Varga ser muito parecido com Ate e a Varga fornece peças para freio traseiro do Monza.
Sabemos que o freio tarseiro entre Bendix e Ate não são intercambiáveis, só tem a mesma aplicação as lonas e os tambores, de resto nada serve um no outro. O cilindro de rodas, patins de freio, compensador de desgaste das lonas, molas... Tudo diferente entre Ate e Bendix.

Se foi trocado apenas lonas e tambores, como mencionei acima são iguais entre as marcas de freio, se o problema ocorre quando coloca os parafusos de rodas, ou o tambor não tem aplicação ao Monza, Eu acho difícil o vendedor entregar errado, até porquê outros carros como o Kadett, Corsa e Chevette usam o mesmo tambor.
Pode estar com parafusos maiores do que os originais ou montaram errado os patins, molas ou o compensador de desgaste das lonas.
Teria de abrir e avaliar onde está o erro, o que pega onde.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Ajsp
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Jun 2017, 18:54
Cidade: Praia grande
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: freio de mão monza 91/92 COM DEFEITO

Mensagem não lida por Ajsp »

Obrigado Carlos. Aqui existe algum tópico mostrando como essas peças são colocadas para eu verificar ? Abçs
Responder