válvula equalizadora

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: válvula equalizadora

Mensagem não lida por Rafaelo »

sem duvida, seria otimo ter mais compartilhamentos industrial, pode notar, oque se mais se compartilha é rolamento, seguido correia. esse é campeão no compartilhamento de peças de engenharia mecanica, tanto é que se tu notar, no corpo do rolamento existe um codigo internacional(poucos sabem disso achando que aquele codigo é da montadora) é tipo uma norma tecnica como DIN,AISI,ISO,SAE,etc tem uma dos rolamentos que nao me lembro agora. me parece que a norma pra rolamentos é ISO e JIS la tem a sessao >> automotiva e suas aplicaçoes. seria o RG o rolamento

por exemplo: tu tem um rolamento de um carro caríssimo, sei la BWM atual rolamento do comando, na loja a peça com caixinha lindinha originalzinha custa 450,00 depois tu pega o catalago de rolamentos industrial e procura pelo codigo tecnico do rolamento(é um codigo que diz suas caracteristicas tecnica, esferico,rolete,agulha,blindado,conico,tamanho,duplo,tolerancia peso,tratamento,etc,etc) dae tu compra de uma empresa fabricante de rolamentos SKF,Nachi,NTN,INA,FAG,etc por um valor risonho tipo 90,00. claro, as vezes acontece de exclusividade industrial muitas vezes é assim, foi projetado um rolamento pra aquela e unica aplicaçao automotiva, isso evita da montadora perder a venda exclusiva e tu fica na mao deles... ou as vezes os rolamento existente que sao milhares nao atende o projeto do engenheiro. pode ocorrer tb

mais muitas vezes é compartilhado os projetos, sei disso pq meu venho trabalha na area industrial e oque tenho de catalago de rolamento,literatura explica tudo isso. ate ae que "descobri" aquele codigo estranho pra nos grafado por laser no rolamento. esses dias expliquei pro Diego que me perguntou dos codigo grafado na peça, ele que queria um rolamento pro tensor dele, ao em vez de trocar a peça.

outra exclusividade industrial é os parafuso de cabeçote. nao existe catalago parafuso no mundo inteiro pra ele, acho que isso se chama monopólio hehehehehe fica claro o pq disso(venda somente nas rede autorizadas) senao os "cara morreriam de fome" se paga muito a marca e caixa.

direto do fabricante so tem o custo da peça mesmo.

no teu exemplo aplicaçao é a mesma, reduzir a vazao pra as rodas traseiras, provalvelmente ambos os carros tem peso,circuito,freios similares, por isso se pode usar a peça na mesma aplicaçao mesmo sendo um pouco diferente o projeto.

------------------------

falando nisso, eu troquei toda a minha suspensão e ainda estou colocando material Axios, na qual venho de fabrica 82 e os coxim ja estao começando arriar mais ainda estao bom, realmente nao se acha mais e colocar paralelo eu me négo. um carro desse nao merece ainda mais num motor de alta performance que torqueia muito como ele, se colocar um paralelo vai balançar demais ao torquear. mais vamos ficar de olho peça paralela é muito ruim e a cada dia que passa as de 1° e genuínas ficam cada vez mais escassa.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1701
Registrado em: 06 Jul 2009, 18:00
Cidade: Poços de Caldas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: válvula equalizadora

Mensagem não lida por avvsilva »

Rafaelo escreveu:sem duvida, seria otimo ter mais compartilhamentos industrial, pode notar, oque se mais se compartilha é rolamento, seguido correia. esse é campeão no compartilhamento de peças de engenharia mecanica, tanto é que se tu notar, no corpo do rolamento existe um codigo internacional(poucos sabem disso achando que aquele codigo é da montadora) é tipo uma norma tecnica como DIN,AISI,ISO,SAE,etc tem uma dos rolamentos que nao me lembro agora. me parece que a norma pra rolamentos é ISO e JIS la tem a sessao >> automotiva e suas aplicaçoes. seria o RG o rolamento

por exemplo: tu tem um rolamento de um carro caríssimo, sei la BWM atual rolamento do comando, na loja a peça com caixinha lindinha originalzinha custa 450,00 depois tu pega o catalago de rolamentos industrial e procura pelo codigo tecnico do rolamento(é um codigo que diz suas caracteristicas tecnica, esferico,rolete,agulha,blindado,conico,tamanho,duplo,tolerancia peso,tratamento,etc,etc) dae tu compra de uma empresa fabricante de rolamentos SKF,Nachi,NTN,INA,FAG,etc por um valor risonho tipo 90,00. claro, as vezes acontece de exclusividade industrial muitas vezes é assim, foi projetado um rolamento pra aquela e unica aplicaçao automotiva, isso evita da montadora perder a venda exclusiva e tu fica na mao deles... ou as vezes os rolamento existente que sao milhares nao atende o projeto do engenheiro. pode ocorrer tb

mais muitas vezes é compartilhado os projetos, sei disso pq meu venho trabalha na area industrial e oque tenho de catalago de rolamento,literatura explica tudo isso. ate ae que "descobri" aquele codigo estranho pra nos grafado por laser no rolamento. esses dias expliquei pro Diego que me perguntou dos codigo grafado na peça, ele que queria um rolamento pro tensor dele, ao em vez de trocar a peça.
Esse código dos rolamentos eu não sabia Rafaelo. Quais seriam as variáveis caracterizadoras? são só dimensões (diãmetros interno e externo e espessura) e tipo (agulhas, roletes, esferas) ou teria mais alguma coisa a considerar?
Rafaelo escreveu:
falando nisso, eu troquei toda a minha suspensão e ainda estou colocando material Axios, na qual venho de fabrica 82 e os coxim ja estao começando arriar mais ainda estao bom, realmente nao se acha mais e colocar paralelo eu me négo. um carro desse nao merece ainda mais num motor de alta performance que torqueia muito como ele, se colocar um paralelo vai balançar demais ao torquear. mais vamos ficar de olho peça paralela é muito ruim e a cada dia que passa as de 1° e genuínas ficam cada vez mais escassa.
Pra ser sincero, quando se fala de peças para carros fora de linha a muito tempo (como é o caso do Monza), fico com um pé atrás mesmo com as originais e de 1ª linha, Rafaelo. Será que as empresas sérias fabricam as peças para carro fora de linha com os mesmos cuidados e tolerâncias do que para carros em linha ou que saíram de linha a pouco tempo?

É por essa dúvida que sempre prefiro peças de estoque antigo, quando são feitas de componentes que não degradam. Recentemente, chegou um par de lanternas dianteiras Arteb/Hella que achei a um preço bem covidativo no ML. Cheia de rebarbas de acabamento, manchas naquela parte metalizada... :smt011 . Não se compara às peças de antigamente. Já os coxins não tem jeito: não pode ser de estoque antigo senão a borracha vem tudo ressecada. :(
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: válvula equalizadora

Mensagem não lida por Rafaelo »

avvsilva escreveu: Esse código dos rolamentos eu não sabia Rafaelo. Quais seriam as variáveis caracterizadoras? são só dimensões (diãmetros interno e externo e espessura) e tipo (agulhas, roletes, esferas) ou teria mais alguma coisa a considerar?
Silva, tem varios, so citeis alguns dos itens de um rolamento, pra saber quais sao todos os aspecto tecnico de um rolamento tem que pegar a Norma Tecnica correspondente, sao centenas de detalhes.

outros itens que nao falei e que tem na avaliaçao tecnica:
* rotaçao max
* temp max e min de operaçao
* vibração
* pressao
* lubrificação
* tratamento químico
* material
* tipo da gaiola
* tamanho da pista
* torçao axial
* fadiga
....
deve ter mais, alem dos basico que todos conhecem como diâmetro,rolete,etc.

eu tb nao conhecia ate pouco tempo, se um dia remover um rolamento, nem precisa ser do monza,pode ser de maquinário ou que for, repare no código do rolamento e faça uma pesquisa no google.
avvsilva escreveu: Pra ser sincero, quando se fala de peças para carros fora de linha a muito tempo (como é o caso do Monza), fico com um pé atrás mesmo com as originais e de 1ª linha, Rafaelo. Será que as empresas sérias fabricam as peças para carro fora de linha com os mesmos cuidados e tolerâncias do que para carros em linha ou que saíram de linha a pouco tempo?

É por essa dúvida que sempre prefiro peças de estoque antigo, quando são feitas de componentes que não degradam. Recentemente, chegou um par de lanternas dianteiras Arteb/Hella que achei a um preço bem covidativo no ML. Cheia de rebarbas de acabamento, manchas naquela parte metalizada... :smt011 . Não se compara às peças de antigamente. Já os coxins não tem jeito: não pode ser de estoque antigo senão a borracha vem tudo ressecada. :(
pra saber se realmente foi feito na epoca nao é dificil, é so reparar na cor da borracha, o estado do tratamento quimico da peça(zinco),acabamento, e outros detalhes. claro, precisaria ver a peça na mao e saber diferenciar, assim se descarta se é ou nao falsificado. agora tem peças que é quase impossivel como rolamento, so em laboratorio. todas as empresas de rolamento tem uma referencia no site deles informando sobre pirataria, e todas elas sao unânimes em afirmar que é complicado diferenciar. ou seja, agente esta a mercê deles.

nesse aspecto eu acredito que seja igual, pq o processo/fabrica/funcionario/maquinario/material/tecnica é o mesmo pra ambos nao existem 2 linha de montagem. se eles tem os moldes do monza e pedidos pra eles é facil fabricar um peça 2014 pra monza. e a qualidade nao vai mudar, tamos falando de empresa que fornece e fornecia peças pra GM com Axios,INA,SKF,cofap e por ae vai. a GM so embala e pede o logo estampado como sinal de peça Genuina, é um "pega troxa" ou FanBoy, eu so compro peças "GM" se nao tiver o fabricante responsável da fabricação da peça disponivel no mercado. por ex: comprei amortecedor Moroe Axios que saiu no monza, mais nao em logo tipo GM e pouco me importa isso tb se tem ou nao. oque me interessa é a peça ser a mesma com a mesma qualidade e durabilidade. o resto pra mim é enfeite psicológico. isso que peças Genuinas duram mais é a maior mentira ja contada. peças de 1° linha e Genuinas é a mesma coisa, a diferença a que vem de fabrica vem instalada com tecnicas e normais profissionais, por isso duram mais. mecanico no brasil praticamente nao sabe fazer ou ler um manual de reparação corretamente. dae é logicio que a peça 1° vai durar menos.

ex: bucha Axios do eixo traseiro, tem uma tecnica especial pra por, angulo correto senao a peça desgasta rapido... de fabrica ela vem no angulo certo! ja o boqueta acha que qualquer lado é o certo. mais isso ninguem fala né. entao nao da pra julgar peças 1° linha X Genuinas ambas sao identicas na qualidade e durabilidade, o fator determinante é a instalaçao correta. eu so uso manual de reparo pra tudo, e as ferramentas idem. ate marcaçao industrial eu coloco pra saber que a peça ja esta pronta pro uso heheheh. sou xarope

----------------

é verdade, mais ae temos que ver senao é pirata, e se a marca em questao é 2° linha como a Arteb tem,nao me parece seu caso, as coisa mudaram isso é verdade.

componente como sempre falo pro pessoal aqui tem vida util mesmo nao usando...(um monza 82 0.km é velho) borracha tem vida util, assim como o plastico tb, tinta nem se fala. vo te fala uma coisa, comprei em 2010, 1 par de lanterna tricolor Carto na caixa GM tudo novo e original com logo e aquela frescurada toda. bom, as lanterna traseira foram fabricadas em 1995 nem preciso dizer que nao estao bemmmmmmmm novassss, tanto é que quando tentei apertar o parafuso rachou o plastico de uma delas, plastico re-secou com o tempo, ABS é fo-da com o tempo a luz deixa ele fragil amarelado. consertei soldando o plastico e aumentando o diâmetro do furo pra nao rachar novamente e ficou tudo certo.

sim estoque antigo pode ser bom como nao, mais convenhamos, melhor estoque antigo do que paralelo. eu encaro mesmo assim, bom, foi o caso do par das lant traseiras novas, porem com a validade de 15 anos passados ainda ta nova e muito boa pro uso. peguei raiva de peça paralela, ja coloquei fora algumas peças que comprei. perdi dinheiro nesses anos.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: válvula equalizadora

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Achei intetessante o que disseram sobre a qualidade das peças 1 linha ou origilal. Mas, as peças originais nao passam pela inspeçao de qualidade da GM antes de levar o selo da montadora? Foi o que sempre me informaram?

Abs

Gilmar :smt005
Vectra 97 GLS
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: válvula equalizadora

Mensagem não lida por vrsilva »

Nas peças originais de fabrica, que saíram junto com os carros sim, já as peças de reposição mesmo que, da mesma marca, não levam logo GM e não tem essa questão aí que dizem de inspeção...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder