Conj freio Trazeiro c/ ABS-EBD 288/286mm 5x110 no Monza

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

E sério, comparando com os freios originais no monza, esse aki eh 100 vezes Melhor...

Ainda vo fazer um video pra provar isso.
Isso faz parte da lógica. Não é preciso vídeo para provar o obvio. A questão não era essa...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Tais enganado..... Mesmo no plano, tem que usar a faixa de torque máximo do motor... Faça um teste prático com um tanque e verás a diferença...

Já comentei isso aqui no forum, com o Santana Quantum AP 2000Mi 1997 (Evidence) do meu pai era a mesma coisa....

Abraço e tudo debom !
vrsilva escreveu:Se estou andando no plano e estou sem pressa, não tenho nem porque levar o giro do motor a 2500rpm, troco antes... quando não estou dirigindo na hora do rush, eu ando a 60km/h em quinta... 9km/l num 2.0 a alcool não é pra qualquer um... kkkk!!!
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Rafaelo »

deixa assim que ta bom.

é so ver o 80km/h a 0 do monza e dos outros carros da pra ter uma ideia. um uso serevo de frenagem de emergencia travamento de rodas. pra quem nao sabe. carros com ABS demoram um pouco a mais pra freiar, ou seja eles andam mais do que os sem ABS devido o pulso do fluido abre,fecha,abre,fecha...

Julio o mais ridiculo é que um carro que pesa 900kg da GM tem os mesmo freios que um carro que pesa 1150kg. fora a potencia. toda aceleraçao precisa acompanhar no freios. estamos falamos de motor 1.0 de 70cv a um de 126cv e com os mesmo freios. mais vai bota na cabecinha dos mestres eng da GM. nao adianta sao burro mesmo. um país que teve que colocarem uma lei pra por ABS de fabrica sem a opçao de compra. falar oque? tao nem ae pra segurança de voces. so querem é vender como celular.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por vrsilva »

É galera, não estamos dizendo que NÃO É VÁLIDO, a atualização para um sistema maior... Nem dissemos que não é bom...

Apenas estamos defendendo o sistema original do monza, é ultrapassado, SIM, TUDO NO BRASIL É ultrapassado... Nós recebemos tecnologia no mínimo uns 10 anos de atraso...
Mas mesmo ultrapassado funciona MUITO bem pro monza...

É OBVIO que o sistema do Vectra é MUITO melhor, com ABS/EBD então... VISH nem se fala...

O monza parou no tempo, porque, a GM mesmo em 1990 já sabia que o monza iria sair de linha, tanto é que importavam o vectra A, esse, substituto DIRETO do nosso monza, que na verdade é a atualização do monza, é OBVIO que era pra ser melhor... E mesmo o monza sendo ultrapassado, ainda hoje tem MUITO ponto positivo em cima dos carros "modernos"...
Rafaelo escreveu:Julio o mais ridiculo é que um carro que pesa 900kg da GM tem os mesmo freios que um carro que pesa 1150kg. fora a potencia. toda aceleraçao precisa acompanhar no freios. estamos falamos de motor 1.0 de 70cv a um de 126cv e com os mesmo freios. mais vai bota na cabecinha dos mestres eng da GM. nao adianta sao burro mesmo. um país que teve que colocarem uma lei pra por ABS de fabrica sem a opçao de compra. falar oque? tao nem ae pra segurança de voces. so querem é vender como celular.
Rafaelo, trabalhei com um dos engenheiros mecanicos que participou do projeto do Kadett no brasil, ou seja, que fizeram a brasileiração do kadett.
Ele me disse que existe MUITO interesse político da PRÓPRIA empresa GM que impede MUITA coisa.

Você que faz essas "engenharias" sabe, você gosta de tencologia, dos avanços, se mantém sempre informado do que há de mais moderno em meios automotivos, se atualiza, estuda e tals... Isso você um simples consumidor (me desculpe a palavra simples, mas é só ilustrativa)

Imagina um engenheiro da GM que tem TODAS as ferramentas na mão, que tem anos e anos de estudo, EXPERIÊNCIA a anos em cima só disso... Imagina esse cara como ele deve ter sede de fazer o melhor...
Agora imagina esse cara, como se fosse um cachorro louco para sair explorando o mundo, sedento de curiosidade, e aí vem uma pessoa e poem uma coleira nele.
Isso que acontece nas empresas, os diretores e acionistas, estão pouco se lixando pro carro popular, só querem saber de $$$$....
Até porque eles usam os carros mais tops da empresa, tudo pago pela empresa, e só pra ir pra empresa, porque de uso pessoal, com certeza esses caras andam de mercedez, BMW ou qualquer outro carro de padrão internacional...

Não é culpa de engenheiro burro, e sim de POVO brasileiro BURRO que ACEITA AS MERD@S que empurram pra gente...

Queria ver o que aconteceria se ninguém comprasse... aí sim...

E sabe porque isso acontece mais frenéticamente ainda...?

O governo federal, da incentivos para as montadoras a fazerem essas porcarias...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Como disse fazer uma comparação do Monza com veículos de projetos mais novos não faz sentido.
Tem comparar com o que tinha na época:

Oficina Mecânica de julho de 91.
http://www.monzaclube.com/repo/reportag ... om59.shtml


Monza X Santana

Var. velocidade real (km/h) MONZA SANTANA
40 - 0 - 5,6 - 4,7
60 - 0 - 12,4 - 12,7
80 - 0 - 19,4 - 26,8
100 - 0 - 32,4 - 41,4
120 - 0 - 52,8 -56,4


Monza X Del Rey:

Quatro Rodas de janeiro de 84

http://www.monzaclube.com/repo/reportag ... r282.shtml

Gol GT X Monza SR X Passat GTS.

Quatro Rodas de fevereiro de 86

http://www.monzaclube.com/repo/reportag ... r307.shtml

Monza GLS X Santana GLI X Versalies GL X Tempra IE.

Quatro Rodas de Abril de 96

http://www.monzaclube.com/repo/reportag ... r429.shtml

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:Rafaelo, trabalhei com um dos engenheiros mecanicos que participou do projeto do Kadett no brasil, ou seja, que fizeram a brasileiração do kadett.
Ele me disse que existe MUITO interesse político da PRÓPRIA empresa GM que impede MUITA coisa.
nao tenha duvidas disso Vinicius é isso mesmo que acontece, e nao é so na GM. as montadoras nao fazem 1 ou meia duzia de carros, fazem milhares. ja imaginou o custo de aço fundido a mais de 236 pra 256mm? so pra ter uma parada um pouco mais rapida. um exemplo mais pratico que esse? VECTRA A :wink: 256mm seria o ideial pro projeto "1150kg e <130cv" e exelente pro monzinha 1.6, porem era mais caro que o monza o vectra A entao colocaram mesmo assim. pronto ta explicado. como eu falei antes, para o projetista se esta freiando potencia X peso esta bom. mais nao quer dizer que seja o ideal e estou falando do monza ok e é isso que nos estamos alengando que o freio do monza vai falhar em determinadas situaçoes de stress coisa que nao falharia com um freio maior 256mm oque seria o ideial tecnicamente falando :smt023 . concordo plenamente com esse seu conhecido da GM.

vrsilva escreveu:Você que faz essas "engenharias" sabe, você gosta de tencologia, dos avanços, se mantém sempre informado do que há de mais moderno em meios automotivos, se atualiza, estuda e tals... Isso você um simples consumidor (me desculpe a palavra simples, mas é só ilustrativa)
sim eu te entendi..
vrsilva escreveu:Não é culpa de engenheiro burro, e sim de POVO brasileiro BURRO que ACEITA AS MERD@S que empurram pra gente...
as vezes é(recall - erro de projeto), e isso nao tem nada a ver com governo. olha o celta com freio solido na frente de 10mm? querem freiar oque com isso um carrinho de mao? se o carro é tao caro assim no BR pq nao colocam algo que de segurança pro condutor... e tem outra. existe quem aprova isso, ate mesmo dentro da empresa criadora. e tem o externo é um orgao fiscalizador, vcs vem noticiario, nao sei viram a reprovação geral das nossas carroça atuais, imagina a 30 anos atras hehehe era festa das "empresa". voltando, alguns aprovam as "burrice" isso é normal. e eu posso te falar sobre isso pq vivo no meio da eng mecanica industrial. uma pelo meu pai, e outro pelo meu avo que foi eng mestre e projetista de maquinario plastico e ate hoje estamos em atividade, nao como projeto pq se fez oque tinha que ser feito, mais em produçao e manutençao. na empresa aqui existe um rigido controle no projeto,na execuçao, e na produçao. sei pelo meu pai que me fala oque eles fazem e as mundaças que precisam fazer, uma delas foi a alteraçao do maquinario pro "plastico biodegradavel". as montadora deve ter isso pra mais(controle).

sim concordo plenamente com que falou. aqui o pessoal no BR gosta do que ofertam. compra e nao reclama, compra e se conforma com o preço pago. vai la ve no EUA. DH,AC,ABS,AIRBAG, é tudo de linha, nao é opcional. o povo exige senao nao compra. agora no brasil.............. no japao e europa ABS é obrigatorio desde anos 90.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos A. Freire escreveu:Monza X Del Rey
sem duvida melhor o monza.
Carlos A. Freire escreveu: Monza GLS X Santana GLI X Versalies GL X Tempra IE.
o monza perdeu em todo o teste de frenagem pra ambos os carros. e olha que o tempra é mais pesado. existem caso e casos.

o freio do monza é bom pro proposito dele passear, ninguem aqui duvida disso nos ate falamos isso. agora uso severo nao.... esquece pq nao vai rolar, eu mesmo sou testemunha, o Julio,Ronaldo,Luiz,entre outros do forum e fora sera que todos estao mentindo?. duvido que em nenhum momento o freio de voces nao deixou a desejar, 100% eficiente nao existe vai contra a eng. desejar é quando aperta e demora pra agachar. ate os mais novos quando passa de um limite se peidam. monza pra uso severo tem que ter 256mm e uso severo é uso severo. e pisar pra freiar mesmo.

o ideal pro monza é 256mm, maior melhor ainda. mais com 256mm ja fica outro carro.

tem uma coisa que nao falamos, roda 13" é limitado a freios muito maior que 236mm. entao existe um limite pela roda. se a montadora quiz 13" entao é aquilo, vai ficar com freio de tantos diametro.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

o monza perdeu em todo o teste de frenagem pra ambos os carros. e olha que o tempra é mais pesado. existem caso e casos.
Sim, foi o único caso que perdeu e por pouca coisa. Quem faz manutenção de veículos, sabe que esses dois tem pastilhas e pinças maiores do que do Monza, e no caso do Tempra, o projeto é mais novo.

Eu coloquei esses testes apenas para que o pessoal compare o Monza com seus concorrentes diretos de sua época e não com veículos mais novos.

Como disse em outro post, todos os Santana que andei, da família, de amigos, inclusive um Santana 2002 do meu tio que na época era relativamente novo, tinha 3 anos de uso, o meu Monza GLS 96 tinha freio muito superior em qualidade, pedal macio, pedal leve e parava mais rápido.

Esse mesmo tio, teve Del Rey, Belina, Santana (CD 86)teve vários Monza, depois outro Santana (2002), Corolla e hoje CR-V. Todos tirou 0Km. Até o Del Rey tinha freio bom, bem, melhor do que o Santana

Tive 4 Passat TS e todos os freios eram muito ruins. Fiz todas as manutenções, colocando peças de boa qualidade e melhorou apenas usando a pastilha Cobreq, por isso, faço questão dessa marca até hoje. Nos dois últimos, coloquei o hidrovácuo do Passat Pointer 86, que era bem maior do que os modelos anteriores aí o freio ficou "animal". Bem leve e freiando bem, embora ele use pastilhas e disco pequenos. Nos Passat sim... Neles eu sentia o freio fadigar com facilidade.

Então, volto a diz ao pessoal que diz que a GM colocou freio ruim no Monza e deveria ter colocado freio igual ao carro mais novo, como citaram o Vectra. Compare o Monza com os seus concorrentes direto de sua época e vai perceber que não é tão ruim assim.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder