Conj freio Trazeiro c/ ABS-EBD 288/286mm 5x110 no Monza

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
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luiz sle
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Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por luiz sle »

Bom, eu não gosto dos freios dos dois Monza. Mesmo sendo um pouco diferentes (82~87 e 88~96). Acho que dá pra melhorar bem.
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Rafaelo
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Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Rafaelo »

RicardoDS escreveu:Quer ver freio pequeno e bom? Da Meriva.
260mm com pinças grandes, semelhante as do Omega.
semelhante seria o omega 4 cilindro nao? se for sim. o 6 cilindro nao hehehe pq o 6 cil tem 305mm e disco de 28mm de pista. é uma mega pinça. e se for o australiano ae que é bem diferente. é duplo...

o agile é ruim de freio e tem os mesmo 236mm senao me engano, nao sei que a GM ainda insiste nessa medida :lol: a maioria dos outros carros do mesmo porte tem freios bem maiores como é o caso dos gol bola e modernos.

como falei ali em cima o cara so sabe que os freio do monza é bem pao com ovo quando coloca um 256mm nem falo do 288mm pq é covardia. a maioria quem instalou os 288mm notou muita diferença em fadding,desgaste,e frenagem rapida,e frenagem eficiente em modo severo.
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Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por RicardoDS »

Rafaelo escreveu:semelhante seria o omega 4 cilindro nao? se for sim. o 6 cilindro nao hehehe pq o 6 cil tem 305mm e disco de 28mm de pista. é uma mega pinça. e se for o australiano ae que é bem diferente. é duplo...
Sim, 4 cil.
Omega 2.0 tem disco de 258mm, mas a pinça é grandona, igual da Meriva.
Pastilha e pinça são maiores do que as pinças dos freios de 256mm.

Não entendo toda essa zona, era muito mais fácil e eficiente seguir:
Para 4 furos, linha básica:
Carros leves mil, roda 13 - 236mm ventilado. (não entendo insistirem nos discos sólidos no Celta)
Carros 1.4 ou acima, roda 14 - 260mm.
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Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Rafaelo »

é, a GM as vezes faz cada coisa que ate deus e o demo duvidam. pq ainda usar freios solidos na frente? a do celta realmente é um fiasco uma pista de min 9mm acredita? sim min 9mm e normal 10mm. o disco do meu traseiro é 286mm e 10mm solido. esse deve ser ruim de freiar em modo severo. disco ventilado é um padrao na Eng mecanica nao é um acessorio pqp... o agile oque teve de gente que quase se matou... foram alguns caso. e to falando de usar freio moderadamente.

sera que eles substimam o publico desse carro? ou o eng carregado dos freio é bem modesto. "freiando ta bom" nao tem logica isso. parece que voltamos ao tempo dos fusca.

sim, é mais ou menos o padrao tecnico dos dimensionamento dos freios correto. o cobalt nao é fraco tem 105cv e tem freio de 240mm freio de gol bola 1.0

ah sempre lembrando quando o monza trava as roda em uma frenagem de emergencia nao é pq o freio nao presta pelo contrario. é pq a roda e muito pequena 13" trava facil mesmo. carro com roda grande 16" pra cima dificilmente vao ver travar de arrastrar uma pelo ABS e outra pelo freio.
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luiz sle
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Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por luiz sle »

O Fiesta que andei tinha rodas de ferro e calota. Devia ser aro 14"... Se o Monza frear igual com os pneusinhos 195 60 14" tô muito satisfeito. Só quero tirar esse treco logo hehehe.
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Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por josé guilherme »

eu colocaria essas rodas aki:
Imagem
acho lindas*-*
̶m̶o̶n̶z̶a̶ ̶s̶l̶/̶e̶ ̶1̶9̶8̶5̶ ̶p̶r̶a̶t̶a̶ ̶a̶n̶d̶i̶n̶o̶
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Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por vrsilva »

Concordo com o José Guilherme com relação a opção de rodas, eu acho as rodas mais lindas do vectra, meu pai tinha elas no aro 14 com 4 parafusos no último monza que deram PT...

Eu achava linda elas, mesmo no aro 14, no aro 15 são perfeitas... eu colocaria 5 parafusos SÓ por conta dessas rodas, se não, manteria 4 mesmo... Acho elas lindas e combinam MUITO com o monza tubarão...

Com relação aos freios, nunca achei o freio do monza ruim...
Meu atual monza está ruim de frenar por conta dos discos empenados, o freio está borrachudo e fica dando trancos, fora que trepida em alta velocidade, preciso resolver isso o quanto antes sobrar $$$...

É fato que o monza com aro 13 derrapa mais facilmente que com aro 14, MESMO que os dois tenham pneus 185... No meu antigo monza de aro 13, já derrapei várias vezes em paradas rápidas... mas NUNCA bati por conta disso... deve ser porque nunca precisei deles em alta velocidade....
No meu atual 95, com aro 14, já fiz o teste do pneus Goodyear GPS3 Sport, e no SECO, ele freia bem, abaixo de 60km/h ele segura em poucos metros...

Aro 15 tive no palio que tinha, com pneu 195/50, aquilo não derrapava nem forçando... Pneus continental ContiEcoContact, segurava MUITO, MESMO EM CHUVA... ainda terei Continental no meu Bartok...

A questão do carro travar e derrapar em seguida tem MUITO a ver com o pneu, pode por freio maior que não vai mudar isso, aliás disco maior, é maior força, portanto mais facilidade de derrapar...
Eu sei que o freio DEVE ser eficiente para segurar o carro... Mas eu vejo tanto problema em usar freio SUB-dimensionado, como SOBRE-dimensionado... Dirigir carro com freio muito sensível e sem progressividade é ruim da mesma maneira que freio ineficiente, eu tenho a opinião que, deve haver um equilíbrio entre as coisas, nem mais, nem menos... Porém nunca achei o freio do monza insuficiente para ele... Acho que vocês estão andando muito rápido em vias urbanas hein?

Não estou julgando nada, nem ninguém, acho sim que o freio do monza precisava ser melhorado, porém como o vectra estava entrando no mercado, o monza foi deixado de lado MESMO...

Eu um dia, irei fazer um UP nos freios do monza sim, mas igual o Diego fez, mais para equilibrar o sistema de frenagem, que pode até a colaborar pela maior vida útil do sistema inteiro comparado com o padrão disco/tambor... E ainda resolver o problema do freio de mão que não segura o carro...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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Rafaelo
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Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

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vrsilva escreveu:A questão do carro travar e derrapar em seguida tem MUITO a ver com o pneu, pode por freio maior que não vai mudar isso, aliás disco maior, é maior força, portanto mais facilidade de derrapar...
nao necessariamente. freios maiores automaticamente precisam de rodas maiores senao nao cabe :wink: . rodas maiores tem maior contato com o solo. por tanto nao vai derrapar com facilidade. isso é fisica. agora se o pneu estiver careca mesmo sendo grande o aro e o solo for de baixa aderencia ae sim a tendencia é maior, porem mais dificil que uma rodinha 13".
vrsilva escreveu:Dirigir carro com freio muito sensível e sem progressividade é ruim da mesma maneira que freio ineficiente, eu tenho a opinião que, deve haver um equilíbrio entre as coisas, nem mais, nem menos... Porém nunca achei o freio do monza insuficiente para ele... Acho que vocês estão andando muito rápido em vias urbanas hein?
Vinicius nao é bem assim, todo freio é progressivo ao toque rsrsrsrs vai depender de qual força esta usando, uns precisam descer o pe outros so tocar como é o caso do nosso I30 que usa 17" 225 e freios de 280mm so uma leve encostada é o suficiente pra freiar moderadamente. o freio do vectra 288mm é ruim no vectra? nao né. o vectra C tem 288mm, a zafira,entre outros freio é progressivo ao toque, ou seja se pisar forte vai freiar forte, se encosta vai apenar freiar suavemente. é um concenceito errado que muitos tem. freios maiores sao mais sensiveis ou freios maiores vai derrapar ao encostar totalmente errado isso. vecta,zafiras de 288mm nao derrapam se usar os freios e eles tem rodas 15 a 17"

volto a dizer freio do monza em situaçao severa(modo esportivo,parada de emergencia,sobre peso reboque etc,uso constante dele como na serra) nao funciona bem. EU MESMO ja tive no meu e nao sou nenhum leigo e nunca funcionou bem. 236mm é pouco pro monza, ae vai de como cada um usa o freio nao da pra tirar uma base cientifica. senao o vectra A nao teria 256mm sendo o mesmo carro em termos tecnico. agora pra ir ao parque e volta é o suficiente. todos que colocaram 288mm notaram uma baita de uma melhora nos freios.

freio nunca é demais.
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