Muito bem, essa discussão é muito interessante e acho muito legal ver opiniões diferentes a respeito do mesmo assunto, sem ninguem ofendendo os demais amigos...
Sobre o freio do meu carro, vou dar SIM um voto de confiança a ele.... Sem dúvida que vou proceder com a manutenção do meu sistema usando DOT-4, Discos, Pastilhas, Reparos e Lonas Cobreq, inclusive vou realizar a manutenção dos tambores e deixar o sistema limpo e em dia.
Após fazer tudo isso, vou avaliar EU MESMO em que condição que este freio ficou. Vou eu mesmo tirar as minhas conclusões se o sistema é eficiente ou não, para o MEU USO, e se constatar qualquer forma de fadiga de material, mesmo que demore mais para a fadiga ocorrer, pra mim já é o suficiente para 'condenar' esse sistema de discos 236mm ventilados na frente e tambores na traseira.
Caso contrário, se o sistema se demonstrar eficiente e confiável, vou engolir tudo que comentei anteriormente. Não tenho problemas em admitir que errei, mas isso somente o tempo dirá...
De uma forma ou outra, mesmo que demore 6 meses pra fazer esses serviço, vou retornar neste mesmo tópico, para dar a minha avaliação final.
Resumindo, pra mim esta história vai longe e não vou deixar isso barato (em ambos os sentidos da frase), vou investir $$$$ no sistema para deixá-lo o mais original possível, com peças de qualidade e serviço de 1º linha (inclusive vou pedir a limpeza dos dutos do freio), e se o sistema se mantiver 'ineficiente' como vários relataram aqui no forum, não precisarei de mais nenhuma opinião sobre o assunto.
Se o sistema se provar eficiente, me dou por satisfeito e vou sugerir a mesma manutenção que fiz no meu carro no Monzas de amigos que comentam ter freios 'ruins'
Obrigado e abraço a todos ! Pode demorar, mas vou tirar essa história a limpo.
:smt023
Carlos A. Freire escreveu:coloquem o monza com 5 dentro carregado e descam a serra. nao precisa correr pro freios aquecerem e fadigar ou um reboque de 300kg atras, ou a 100 km/h e uma freiada de emergencia, ou pisa,acelera,pisa,acelera pegada esportiva. nao vao funcionar em modo severo. o ronaldo mesmo nem usou o freio e ja sentiu uma diferença enorme na qualidade. e como falei ali em cima, se da pra instalar de modo original sem fazer adaptaçao. é valido, se o cara tem pra pagar coloque senao fique com os 236mm do monza e freiando do jeito que ja sabemos. ate mesmo os 256mm ja melhora muito.
Essa é a condição normal que uso em viagens. Meu carro fica até empinado por conta do peso e nunca tive problemas com freios. Nunca fadigaram em nenhuma situação. Quem conhece as serras para litoral de São Paulo, principalmente a Via Anchieta sabe que os freios são muito sacrificados para descer. O mesmo na serra de Campos do Jordão.
Agora, se aumentar o tamanho dos discos, terá maior face de contato e atrito, não há dúvidas que vai melhorar o freio.
O que não podemos dizer é que o freio é ruim, principalmente por falta de manutenção preventiva ao longo dos anos. Afinal, o carro já tem muitos anos, não é mesmo. Depois de muito tempo de falta de manutenção e, agora faz a manutenção, pode ser que não fique como novo. A sujeira do fluido de freio impregna quando muito velho.
Nós mesmo aqui no fórum temos caso de pessoas que trocaram tudo no freio, inclusive cilindro mestre e cilindors de rodas e não ficou bom. Depois que tirou os canos de freio e fizeram a limpeza, o freio melhorou muito.
Abs,
Carlos Freire