Conj freio Trazeiro c/ ABS-EBD 288/286mm 5x110 no Monza

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Rafaelo escreveu: o freio do monza foi erro de projeto isso é fato. o celta e corsa 1.0 tem freios de monza 236mm :) alias pra quem nao sabe. o vectra A tem o mesmo tamanho,peso,potencia que o tubarao advinham que tamanho tem de disco la? sim 256mm pq sera? luxo? rsrsrsrss

pra quem tem uso serevo dos freios como eu(moro em cidade serrana tem ruas com inclinaçao de 60° :D ) e que tem pegada esportiva o freio do monza nao comporta. se presta-se eu falaria aqui. ja tive todo o kit monza 236 novo e nunca deram conta em situaçao severa nunca mesmo. agora pra ir ate o mercado, ao parque passear e voltar ta de bom tamanho.
hahah, como vc e disse, Freio de Monza é só pra ir no mercado e voltar.
Não é dizendo isso pq agora tenho freios melhores, mas é a realidade mesmo, ontem fazendo uma passagem de dois carros, é a maior descida ai da região.. ela é em forma de V.
Passei Dois, tava no terceiro e nao ia dar tempo, pisei no freio o carro seguro pra ...**** voltei pra vaga com total segurança.
Eu e as Pessoas que estavam comigo, ficaram emprecionadas com a eficiencia dos freios....
Eu to de boca aberta ateh agora... Sinseramente... Vale cada centavo. e eu aconcelho geral a fazer isso.

Dois Ups q eu nao me arrependi até hoje foi.
o Alternador de 120Amp. do Vectra
e dos Freios.

E olha que o ABS nem ta Ativo ainda.

deve ser um erro de Projeto mesmo, ja que o monza é pesado..
Ou é pra economisar, sinseramente não da pra entender a GM as vezes. mas pelo menos deixaram essa posibilidade de fazer ups nos freios de forma original. heheheh
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Rafaelo »

sem duvida Julio, quem mora em areas serra como eu, aqui dificilmente acha um plano. e as cidades em volta tb é sobe desce e inclinações fortes. exige muito dos freios. ae vem o pessoal que mora e usa o carro no plano em cidade grande de alto congestionamento. bom ae qualquer freio é bom rsrsrs. e olhem que meu monza era o mais leve de todos 1000kg assim como o Julio eu tinha tudo novo Varga e o escabal nada adianta em situação severa. agora é o seguinte, o freio do monza funciona muito bem nao chega a ser problematico so que em situaçao dessa nao vai funcionar.

o monza hatch 1.6 de 75cv tem os mesmo freios de um monza mpfi 125cv de 1100kg rsrsrsrs olhem a descrepancia. tavam nem ae pra segurança mesmo.

vo dar um exemplo na casa do meu tio tem uma descia de 55 a 60° de inclinaçao com uma extenção de 400m sim é uma mega rampa. o monza quando chega la embaixo esta apitando os freios e tem que ir so na manha usando freio motor. ruas como essa aqui é normal tipo apertando e soltando e forte por sinal senao nao para, pra tirar o calor do disco(fadding). na cidade plana e de baixa velocidade <80 km/h o freio do monza é suficiente. aqui tb tem isso porem é pouco ja que é cidade do interior e pequena.

Julio faça uma pesquisa pra ver quantos quase se mataram em um agile.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Eu particularmente acho o Freio do Monza (Tubarão 96/96) muito mediano/ruim, com tendência grotesca a dar fadding em descidas de serra se o 'cidadão' não usar freio motor com frequência...

Se vc resolver dar uns pau por ae, na cidade, tais ferrado.... O freio vai te deixar na mão depois de 15 min acelerando...

O freio do meu Monza GLS 96 não é assim não... Ele é muito bom, já até falei aqui no fórum. Não fica devendo nada para qualquer freio de carros mais novos. Só não tem os recursos eletrônicos (ABS, EBD...) De resto é muito bom, pedal macio, freia bem, e não fadiga com facilidade como comentou.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Rafaelo »

em que situaçao tu usa eles Carlos? plano? 60km/h e para? vazio? me parece que temos os 2 lados da moeda. por isso que é relativo isso, vai depender da situaçao de uso.

nessa sitação(moderada) ate o meus antigos 236mm era bom. o suficiente
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

No uso normal é bom sim, não tenho reclamações.... Talvez o 'fabricante' dos componentes do seu freio tenha material de qualidade melhor que os meus, aqui não sei que fabricante tenho, só sei o estado em que estes componentes se encontram.....

Tudo acima de meia vida....

Agora experimenta fazer um uso 'extremo', seja tocada esportiva ou descer uma longa serra segurando e torrando o freio, já era, vai se matar...

Já passei um susto danado devido a fadding do meu Freio, E NA CIDADE, simplismente apertei o freio depois de um uso severo e?

NADA ACONTECEU !!

:smt021

Abraço e boa sorte Carlos !
Carlos A. Freire escreveu:
Eu particularmente acho o Freio do Monza (Tubarão 96/96) muito mediano/ruim, com tendência grotesca a dar fadding em descidas de serra se o 'cidadão' não usar freio motor com frequência...

Se vc resolver dar uns pau por ae, na cidade, tais ferrado.... O freio vai te deixar na mão depois de 15 min acelerando...

O freio do meu Monza GLS 96 não é assim não... Ele é muito bom, já até falei aqui no fórum. Não fica devendo nada para qualquer freio de carros mais novos. Só não tem os recursos eletrônicos (ABS, EBD...) De resto é muito bom, pedal macio, freia bem, e não fadiga com facilidade como comentou.

Abs,

Carlos Freire
Editado pela última vez por Julio Cesar Ledo em 17 Dez 2012, 13:09, em um total de 5 vezes.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Rafaelo »

Julio faça como fizeram no vectra A rsrsrsrs. coloca 256mm e seja feliz ja vai melhora 100% em situaçao severa. todos sem exessao gostaram por algum motivo deve ser. 288mm o custo é carissimo ja que precisa mudar roda,cubo,todos o kit freio. e um pouco exagerado pra monza stock de fabrica.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Rafaelo nesse caso bastaria trocar somente o disco ou tb teria que trocar as Pinças e Pastilhas tb ?

Vou procurar relatos de problemas com os freios do Agile sim !! Alias esse carro é campeão de reclamações pelo que ando vendo....

Pretendo ano que vem renovar o sistema de freios do meu Monza, com certeza vou comprar tudo Cobreq ou Fras-le, mas se for possível uma atualização de 'baixo custo' como vc citou, posso pensar nessa alternativa....

Com o meu Gol 1.6 CHT NUNCa me preocupei com freios após descer uma Longa Serra, com o Monza fico só no freio motor pq sei que se eu abusar, vai dar m.e.r.d.a !

Como citei acima, já passei susto com o Freio do meu Monza na cidade, e depois daquele dia, nunca mais confiei nesse freio como eu confiava 'de olhos fechados' do freio do meu gol...

Essa idéia do Vectra A é interessante.....

Imagino que, talvez, o uso 'severo/extremo' que o Carlos aplica aos seus freios não é o mesmo uso que faço nos meus.... Mas acredito no que o Carlos comenta de olhos fechados....

Deixa eu dar uma 'volta' no seu Monza Carlos pra tirar essa dúvida ? rs rs :mrgreen:

Se tiver com tudo em dia (mecânica), garanto que não ele quebra mesmo acelerando forte !!! Se o meu não quebra, o teu tb não vai quebrar ! rs rs

Abraço a todos !
Rafaelo escreveu:Julio faça como fizeram no vectra A rsrsrsrs. coloca 256mm e seja feliz ja vai melhora 100% em situaçao severa. todos sem exessao gostaram por algum motivo deve ser. 288mm o custo é carissimo ja que precisa mudar roda,cubo,todos o kit freio. e um pouco exagerado pra monza stock de fabrica.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Uso o carro no dia a dia, na cidade, em rodovias, vazio, cheio de todos os modos.
Sou de Sao Paulo-capital, vou e volto da praia, vou para o interior e sempre com carro cheio, 4 pessoas e porta malas lotado. Nunca tive sustos com freio do meu Monza GLS 96. Para rápido sem precisar arrastar rodas ou melhor, não arrasta rodas a toa.
Ele é bem diferente de outros Monza que tive e de Monza de amigos.

Comprei esse Monza em 1999, estava semi novo. Uma vez por ano troco e limpo o sistema de arrefecimento e a cada dois anos troco e limpo o sistema de freios.
Com relação a manutenção de freios, corretivo mesmo foi apenas o cabo do freio de mão e um compensador de desgaste das lonas. Além é claro, pastilhas, disco, lonas e tambores. Nunca precisei trocar cilindro mestre, cilindro de rodas ou hidrovácuo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder