Sistema ABS monza 92, é possivel?

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 296
Registrado em: 02 Abr 2012, 13:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

Rafaelo, mais duvidas, os sensores das rodas sao sem fios? Outra coisa nas imagens que vc mandou acima percebi que o hidrovacuo (servo de freio) eo cilindro mestre nao sao os originais do monza pelo que percebi sao do vectra neh?! Minha duvida é, tem que adaptar o hidrovacuo e/ou cilindro mestre?
Eu pretendo realizar esse projeto em duas etapas primeiro quero colocar freio a disco na traseira utilizando o sistema do vectra "B" e de pois adicionar o ABS.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?

Mensagem não lida por vrsilva »

Então Rafaelo qual seria a "receita" básica para por ABS num monza?
Digo, descreva para nós quais componentes procurar e quais carros modelo e ano que saíram... Isso ficaria aqui registrado e caso alguém pretenda fazer esta modificação fica a vontade para consultar aqui, ou então voce poderia criar um tópico com a "receita" e o que deve ser feito nos monzas para acomodar essa modificação fenomenal...

Outro detalhe que se for usar as pinças e discos do vectra B é que roda 13 nunca mais... só de 14 para cima, uma vez eu fui balancear o monza e tinha um vectra B com as rodas desmontada e é nítida a diferença de tamanho dos discos, o disco traseiro do vectra parece o dianteiro do monza... aquilo deve segurar muito...

Tenho um conhecido que me contou uma vez que no lançamento do vectra com ABS a gm fez um sorteio para os funcionarios da INA onde ele trabalhava, e ele foi sorteado para ficar com o carro durante um final de semana, duas coisas que ele testou no carro, primeiro quantos km/h ia a terceira, 150km/h e segundo o ABS esse ele disse que testou com gosto...
Segundo ele, atingiu 130km/h em terceira numa rua urbana (de madrugada claro) e à uns 200 metros de uma lombada ele me contou assim: Subi com os 2 pés no pedal de freio, e não é que segurou mesmo!
Ele me disse que o carro ficou trepidando devido a ação do ABS que faz a função de não deixar o carro destracionar na frenagem e fica pulsando as pinças, disse que sentia claramente isso no pedal... Realmente o sistema de frenagem dos vectras são bem calibrados... diria até referencia...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?

Mensagem não lida por Rafaelo »

Leandro, os sensores sao com fio blindado e com conectores proprios. recomendo que compre o plug do chicote do ABS junto pra poder desmontar e soldar cada terminal corretamente sem gambiarras. boa observação nao sao de monza sao de vectra-astra-zafira 09-2011 que é iqual ao do monza em termos de dimensao. precisa fazer uma modificaçao no suporte original do monza e fazer uma rosca na ponta da aste do hidrovacuo pra poder usar o "bracinho" regulador do freio do monza original. assim fica como original seu funcionamento e regulagem.

sim, tem que fazer isso. eu ia te falar isso, fazer em 2 parte 1º monte o sistema de freios com ABS(hidro,cilindro mestre,kit traseiro freio,dianteiro). o bom é colocar na dianteira tambem do vectra B é plug and play e ja vem preparado pro ABS. a 2º parte e o ABS propriamente dito.


vrsilva, a receita que requer menos esforço,custo,etc. é do vectra B abaixo vou deixar registrado os itens que sao utilizados. é um freio muito bom nao sei qual modelo teu amigo usou, ambos sao bom 4 ou 5 furos. imagina no monza que é mais leve a eficiencia e bem maior, e o fadding menor é claro.

ABS Bosch 8.0 - vectra C 2009-2011 ou astra 2009-2011
* 2 homocineticas C/ABS. {plug and play}
* 2 sensores dianteiros C/suporte. {furar telescopio pra prender o suporte, ja existe um local pra isso la.}
* 2 chicote dianteiro do sensor. {usar cabo de sensor com o passa fio, ja existe um local apropriado no monza pra isso}
* 1 chicote(plug) da ECU ABS. {fazer a instalaçao eletrica completa}
* 1 chicote traseiro dos sensores. {fazer a instalaçao eletrica completa}
* 1 bomba hidraulica/ECU ABS + suporte. {modificar o suporte do ABS e instalar nos parafuso do coxim traseiro - vide foto}
* 1 hidrovacuo + cilindro mestre (vectra C 2009-2011) C/ABS {modificar o suporte original do monza e fabricar uma rosca pra acomodar o bracinho regulador do pedal do freio do monza}

Sistema de freios - vectra B 1997 a 2005. 8 ou 16V vide a diferença abaixo
dianteira.
* 2 Pinça dianteira C/plastilha e defletor. {plug and play}
* 2 disco dianteiro. {plug and play}
* opcional - cubo 5 furos. {plug and play}

traseira.
* sistema completo freio pinça + pastilha + suporte + disco + cubo. {aumentar o diametro do eixo original do monza pra acomodar o sensor do cubo - vide foto, modificar o suporte do cabo de freio de mao}


obs 1:
a opção de 4 ou 5 furos fica a criterio de cada um, no caso 5 furos precisa adicionar um par de cubo 5 furos na dianteira que tambem é plug and play. basicamente é isso, eu recomendo que façam o sistema de freios primeiro. deixa a espera pro ABS ja que o custo nao vai ser barato.

obs 2:
*4 furos rodas apartir de 14" - 256mm dianteiros - 270mm traseiros. otimo custo beneficio.
*5 furos rodas apartir de 15" - 5 furos sao os maiores disco da GM que cabem de forma original no monza. 288mm dianteiro - 286mm traseiros. sao enormes e agarram muito, é um exagero pro monza comum, e custo tb.

VECTRA 2.0 97/05 8 VALVULAS = 4 furos
VECTRA 2.0 97/05 todos 16 VALVULAS = 5 furos

ta ae um guia bem resumido, nao vou dar detalhes de como fazer as modificaçoes,instalaçoes,adaptações pq nao seria o tema agora fica pra proxima quando criarem o projeto.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?

Mensagem não lida por vrsilva »

Basicamente a primeira coisa a fazer no caso de fazer em etapas é colocar o sistema de freio a disco nas 4 do vectra? A única coisa que não to entendendo é essa de aumentar o diametro do eixo original do monza.

A opção de 5 furos não tem outra configuração de discos? Pelo jeito deve ser a mais cara em manutenção... pastilhas e discos...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 296
Registrado em: 02 Abr 2012, 13:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

vrsilva, pelo que eu entendi tem que aumentar o diametro do eixo na parte de traz do eixo traseiro para que o sensor seja colocado. O Rafaelo postou uma foto acima que ilusta isso. Pode ser que eu tenha entendido errado tambem mais acho que é isso.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?

Mensagem não lida por vrsilva »

Então mas é só um furo no suporte do eixo, o eixo entra nesse furo? Foi isso que não entendi direito, é que nunca desmontei isso por isso não sei direito... qualquer dia vou fazer uma limpeza nesse sistema e vou checar isso...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?

Mensagem não lida por Rafaelo »

exatamente isso Leandro abaixo mostro mais imagens a respeito, o diametro do monza nao comporta o sensor do ABS diametro, entao tem que aumentar pra 64mm(serra copo padrao) é o mesmo diametro dos eixos dos vectra, conforme a imagem que postei a parte branca(tecnil) é o diametro original do monza e a parte arranhada é os 65mm do vectra. senao nao entra o sensor do ABS do cubo traseiro. foi dureza corta isso, usei 2 furadeira industrial de 550W e revisando pq esquentava, mas é a unica maneira de fazer o circulo perfeito.

serra copo dando corte...
Imagem

finalizado e ja pintado.
Imagem

cubo traseiro C/ABS, repare na parte preta é o sensor do ABS
Imagem

aqui mostra bem pq se deve aumentar o diametro central do eixo pra 65mm, senao o sensor nao entraria.
Imagem

Silva, o cubo entra nesse furo central, os 4 furos de suporte nao sao mexidos eles entram de forma original. plug and play.


sim, porque tudo gira em torno dos novos freios preparados pro ABS. entao o mais sensato é fazer os freios primeiro e deixar o ABS pra depois.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?

Mensagem não lida por vrsilva »

Agora entendi Rafaelo, na verdade tem que abrir mais o furo onde encaixa o novo eixo, pois o eixo do vectra é maior por conta do sensor abs, seria a única coisa a fazer...

Seria possivel instalar primeiramente na dianteira depois na traseira, e por último o módulo abs... mas de qualquer forma teria que primeiramente antes de tudo trocar o jogo de rodas, para umas maiores de antemão...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder