Sistema ABS monza 92, é possivel?

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Nelson osorio
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?

Mensagem por Nelson osorio » 10 Abr 2012, 17:02

Sou leigo no assunto, mas acredito que um sistema desses ficaria bem mais eficiente que qualquer monza hi tech. Estou certo?!

Imagina um monzão rodando de ABS e EBD ein.... show de bola! rsrs
VW POLO SEDAN 1.6 MI
MONZA GLS 94 2.0 EFI AZUL STRAUSS
FOTOS DO MONZA azulão

Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem por Carlos A. Freire » 10 Abr 2012, 17:11

Ficaria muito bom mesmo. Mas, não tenho muitas informações sobre o assunto, se não estiver enganado, quando com os dois sistemas (ABS e EBD) o módulo se comunicam com a UCE via CAM, o que na teoria não daria certo no Monza.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP

Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem por Rafaelo » 10 Abr 2012, 17:29

vrsilva escreveu:Rafaelo esses módulos tem o EBD ou só o ABS
o modelo 8.0 apartir 09 a 2011 tem EBD e nao tem comunicaçao com a ECU-IE. agora o 5.0 e 5.3 ate 2005 me parece que nao.
detalhe o 8.0 >09 ja nao tem mais controle de tração. os outros que citem tem.
vrsilva escreveu:fazendo isso ganha-se e MUITO em segurança, colocar um sistema desses vai muito além de segurar o carro em altas velocidades, muitos pensam que quem coloca isso é porque anda em alta velocidade, e não é, é um conforto a mais no carro e que o Rafaelo há de concordar, VALE MUITO O $$$ investido...
exatamente, se parecer um pobre cachorro na tua frente pode meter o pe do pedal do freio que nao trava as rodas. e detalhe quando estiver freiando se pode é DEVE cortornar com o pe freiando... ou seja se pode fazer curvar com o pe do freio e nao derrapar. o ABS do monza era um versao bem limitada de 3 canais, 2 frente individual, 1 traseiro total esse ABS poderia fazer o carro derrapar... alem que nao possuia distribuição. assim o com o Omega A nao sao ABS "100% confiaveis" sao de baixa precisao. devido a limitação tecnologica da epoca mas era melhor que nada isso podem ter certeza.

o ABS funciona em tudo, desde gelo na pista ate saibro e nao so chuva. é um otimo item de segurança

vale sim, nao so pelo ABS mas pelo poder de frenagem maior que o vectra tem sao discos maiores e tem pinça dupla na traseira e todo o sistema é atualizado vale muito o investimento que nao é pouco.
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU PROecu v2.0 N20XF - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km Legalizado - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente

Meglio vivere un giorno da leone che cento anni da pecora!

Rafaelo
MODERADOR

Mensagem por Rafaelo » 10 Abr 2012, 17:41

Carlos A. Freire escreveu:Ficaria muito bom mesmo. Mas, não tenho muitas informações sobre o assunto, se não estiver enganado, quando com os dois sistemas (ABS e EBD) o módulo se comunicam com a UCE via CAM, o que na teoria não daria certo no Monza.

Abs,

Carlos Freire
Carlos, nao existe comunicaçao com a ECU(injeçao ou modulo extra) é totalmente autonomo isso na versao 8.0. a instalaçao eletrica é mais simples que um alarme. se liga os 4 sensores,fio do pedal do freio(indicando que esta freiando), luz abs, negativo, positivo, pos chave, e só. muito facil a eletrica... por isso vale apena instalar se tive-se comunicaçao com a ECU da IE na versao manual dai nao daria certo com certeza.

essa versao que su se refere portas CAN L-H so é aplicada ao ABS automatico <5.3. por isso tem que ficar atendo ao comprar o equipamento e escolher de vectras,zafira,astra manual.

a bomba(ABS) e o modulo ECU(ABS) sao uma unica peça incorporadas. isso foi implementado desde a versao 5.0 ate hoje versao 8.0

*o monza e o omega A sao versao 2.0 de 3 canais e usam ECU separadas da bomba hidraulica. bem inferiores em desempenho que os atuais ABS 5.3 ja que esse é bem leve apenas 2,5kg e bem pequeno.

pra quem curiosidade de ver onde instalei o meu. usei o suporte original modificado e utilizando os parafusos do coxim traseiro. ficou bem firme,sem furar nada,discreto,e de facil manutençao.
Imagem
Imagem
Imagem
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU PROecu v2.0 N20XF - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km Legalizado - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente

Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem por Carlos A. Freire » 10 Abr 2012, 17:51

Então Rafaelo, andei lendo algumas matérias sobre ABS e EBD de última geração, e pelo que entendi a UCE de IE se comunica com a UCE do ABS via CAN. Vou tentar procurar essas matérias para tirar essa dúvida. No sistema ABS creio que não teria problemas, mas ABS com EBD seria o problema e foi o que entendi. Em todo caso, não tenho muito conhecimento sobre essa assunto.
Hoje, os carros modernos estão vindo com módulo de motor, módulo de câmbio e módulo de carroceria e todos se comunicando entre eles através do CAN.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP

teste

Mensagem por teste » 10 Abr 2012, 18:23

Rafelo.. caramba ate abs no monza... seu monza não vai ter pra ninguem...
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)

Rafaelo
MODERADOR

Mensagem por Rafaelo » 10 Abr 2012, 20:30

Carlos, como expliquei acima só a comunicaçao com a ECU-IE I/O na versao com TC. as CAN L e CAN H sao apenas usado pra controles de tração, essa sim tem comunicaçao com a ECU da IE. talvez a citaçao da materia nao foi precisa, se achar a materia coloque pra vermos qual a citaçao a respeito.

se refere ao ESP. esse recurso nao existe em vectra,astra,zafira em nenhum deles. esse sim me parece ter ligaçao com a ECU-IE sao ABS muito modernos, infelizmente nao conheço GM que o possui. ate tinha que ver os carros atuais que o possuiem.

outro detalhe: ABS 8.0 >2009 (que instalei) nao tem mais comunicação CAN(tanto é que nao venho no chicote original esses 2 fios) devido nao ter mais controle de tração a GM retirou dos vectra-astra-zafira. ou seja é o mesmo modulo tanto pra manual como pra automatico. quem tiver curiosidade pode olhar no manual desses veiculos pós 09 astra-vectra-zafira, retiraram o controle de tração em ambas as versoes de cambio. inclusive ele tem EBD.

o EBD é nada mais nada menos que a função original do ABS porem em vez de 3 canais(monza,omega a) agora passou a ser independente, ou seja as 4 rodas sao controladas e balanceadas pelo ABS e isso nao tem sensor especifico ou ligação com a ECU da IE é calculado via velocidade(rotaçao) de cada roda aliviando a pressao da roda exedente. só uma correção minha, post anterior falei que nao sabia se a 5.3 pos 99 teria EBD, mas tem sim ok. :wink:

abaixo diagrama com e sem controle de tração ABS - EBD - bosch 5.3 modelo 2006-2008(vectra). reparem que o CAN bus so existe na versao TC.

SEM TC
Imagem

COM TC
Imagem

vlw,teste é um equipamento quando bem instalado e usando peças de qualidade acaba valendo apena.

gleidson

Mensagem por gleidson » 10 Abr 2012, 21:40

Rafaelo quando eu ganhar na mega sena, vou com meu monza ai na sua casa, nós iremos terminar meu projeto vai ficar nesse mesmo nivel do seu! e ainda investiremos $$$ suficiente para acabar seu projeto :mrgreen:

parabens e obrigado por compartilhar tantas informaçoes conosco, o mesmo digo ao mestre!
MONZEIROS DE GUARULHOS !

Monza sl/e 1988 1.8 ETANOL 95cv
Imagem

teste

Mensagem por teste » 10 Abr 2012, 21:47

gleidson escreveu:Rafaelo quando eu ganhar na mega sena, vou com meu monza ai na sua casa, nós iremos terminar meu projeto vai ficar nesse mesmo nivel do seu! e ainda investiremos $$$ suficiente para acabar seu projeto :mrgreen:

parabens e obrigado por compartilhar tantas informaçoes conosco, o mesmo digo ao mestre!
Ow vc ta que nem eu.. mas se vc ganha na mega sena primeiro... da uma carona pra mim ... pra eu conhece um mecanico de vdd... o Rafaelo.. vc ta ensinando tudo isso pro erdeiro neh? ou escrevendo um livro .. rs sei la ... mas esse conhecimento não pode se perder
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)

Rafaelo
MODERADOR

Mensagem por Rafaelo » 10 Abr 2012, 23:37

vlw pessoal, sou o tipo de pessoa que nao fica guardando informaçao. gosto de compartilhar e debater as informaçao que tenho e deixa registrado pra futuras consultas. alem que isso serve como um metodo de aprendizado. oque mais me encomoda é tentar achar um informaçao e nao achar rsrsrs.

se eu mora-se em uma cidade mais acessivel e tivesse condiçoes de abrir uma empresa seria algo bem interessante, apenas serviços especializados.

Responder